segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO: JORNAL NA SALA DE AULA


PROINFO INTEGRADO EM EDUCAÇÃO

CURSISTA: Telma Paulo da Rocha

Ozineide Onofre Martins



PROJETO: JORNAL NA SALA DE AULA



TEMA: Conhecendo e produzindo o jornal

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal João Pereira de Messias localizado no distrito de Chã Moreno, em Ielmo Marinho/RN, oferece o Ensino Fundamental I. A Escola  é pequena  porém as salas são bem  amplas. A escola  não possui espaço de lazer como quadra, auditório, ficando assim, a desejar algumas atividades.  Na escola estão matriculados 100 alunos, cujo corpo do docente é constituído por 04 (quatro) profissionais que estão participando o curso de formação do Proinfo Integrado em Educação que está sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Ielmo Marinho/RN.

OBJETIVO GERAL:

 Possibilitar ao aluno o contato com o jornal através da inserção do computador como ferramenta de trabalho, favorecendo a reflexão sobre o uso da língua. 

OBEJETIVOS ESPECÍFICOS:

Possibilitar ao aluno o contato com o jornal através do computador, compreendendo como o mesmo está organizado e os diversos gêneros textuais;

Familiarizar os educandos com a escrita através do uso do jornal na sala de aula;

Fazer uso dos recursos da língua para produzir textos de diversos gêneros  jornalísticos;

Construir texto no Word com coerência e coesão;







QUESTÃO A SER RESOLVIDA OU INVESTIGADA

Como utilizar o jornal como elemento propulsor para potencialização do aprendizado da leitura e da escrita?



JUSTIFICATIVA   

O jornal é um objeto cotidiano na vida de muitas famílias de cultura letrada, os jovens e adultos tem o âmbito de assistir jornal pela televisão em busca de uma informação específica ou se inteirar sobre os acontecimentos do mundo.

O papel do professor que utiliza o jornal como ferramenta educativa é oportunizar ao estudante a reflexão sobre as informações e a conseqüente reelaboração em direção a escrita argumentativa e ao posicionamento crítico diante dos fatos. A meta é realizar um trabalho que efetive uma leitura do mundo, na qual deve estar contemplada a formação crítica do cidadão. Exercitar a leitura possibilitando assim, a escrita de forma qualitativa, utilizando as mídias como ferramenta de trabalho.

MIDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS

Computador com acesso a internet, maquina fotográfica e televisão etc.

ATORES E PAPEIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR

Alunos do 2º e 3º ano: irão desenvolver um trabalho de pesquisa com os diversos tipos de jornais que serão transmitidos através dos diversos suportes elaboração de entrevistas e o registro através de fotografias, construção do texto que será exibido na página do jornal e o lançamento de um jornal impresso pelos alunos.

Professores: que irão mediar as etapas do projeto, levando o educando a perceber a estrutura do jornal de forma que possa se familiarizar com o mesmo e entender a distribuição das informações no jornal e o porquê, qual a lógica desta distribuição, por que abordar as notícias  como ( esporte, política, classificados e etc.), direcionando o conteúdo de acordo com a preferência ou interesse de cada consumidor.



ETAPAS E AÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

1º ETAPA: Realizar uma conversa informal na sala de aula para que os alunos possam expor seus conhecimentos e opiniões sobre o jornal.

Construir um cartaz com a turma, registrando as seguintes questões: O que sabemos sobre o jornal? O que gostaria-mos de aprender sobre o jornal? Se os mesmo acessam o noticiário pela internet? E se existe diferença entre o jornal impresso e o jornal online?

2º ETAPA: Levar diversos jornais para a sala de aula, permitindo que os alunos a manuseie e percebam os gêneros presentes, a organização e a linguagem específica dos mesmos.

Convidar a turma para o laboratório de informática para pesquisar e acessar um noticiário no computador.

3º ETAPA: O aluno deve escolher uma noticia que mais lhe chama atenção, exemplo: esporte, lazer, educação, meio ambiente, etc., e expõe sua opinião sobre o tema, relacionando – o aos acontecimentos do seu dia a dia.

4º ETAPA: Dividir a turma em grupo, no qual cada grupo será responsável pela elaboração de uma página do jornal com as informações da comunidade.

5º ETAPA: Os alunos deverão sair nas ruas para colher às informações e registrar através de fotos as pessoas entrevistadas.

6º ETAPA: Elaboração do jornal, cada grupo se reunirá para redigir uma coluna, usando o editor de texto WORD, para redigir e usando as fotos para ilustra o texto.

7º ETAPA: lançamento do jornal.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

De Março a outubro de 2012

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá de forma contínua da participação e da produção textual do aluno. Na perspectiva de diagnosticar os avanços e as dificuldades existentes na realização da leitura e escrita dos diversos textos com a utilização das mídias.

REFERÊNCIAS

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 11. Ed. São Paulo: contexto, 2001.





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