PROINFO INTEGRADO EM
EDUCAÇÃO
CURSISTA: Telma Paulo
da Rocha
Ozineide Onofre Martins
PROJETO: JORNAL NA SALA
DE AULA
TEMA: Conhecendo e
produzindo o jornal
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal João Pereira de
Messias localizado no distrito de Chã Moreno, em Ielmo Marinho/RN, oferece o
Ensino Fundamental I. A Escola é
pequena porém as salas são bem amplas. A escola não possui espaço de lazer como quadra,
auditório, ficando assim, a desejar algumas atividades. Na escola estão matriculados 100 alunos, cujo
corpo do docente é constituído por 04 (quatro) profissionais que estão
participando o curso de formação do Proinfo Integrado em Educação que está
sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Ielmo Marinho/RN.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar ao aluno o contato com o jornal através da inserção do
computador como ferramenta de trabalho, favorecendo a reflexão sobre o uso da
língua.
OBEJETIVOS ESPECÍFICOS:
Possibilitar ao aluno o contato com o
jornal através do computador, compreendendo como o mesmo está organizado e os
diversos gêneros textuais;
Familiarizar os educandos com a
escrita através do uso do jornal na sala de aula;
Fazer uso dos recursos da língua para
produzir textos de diversos gêneros
jornalísticos;
Construir texto no Word com coerência
e coesão;
QUESTÃO A SER RESOLVIDA
OU INVESTIGADA
Como utilizar o jornal como elemento
propulsor para potencialização do aprendizado da leitura e da escrita?
JUSTIFICATIVA
O jornal é um objeto cotidiano na
vida de muitas famílias de cultura letrada, os jovens e adultos tem o âmbito de
assistir jornal pela televisão em busca de uma informação específica ou se
inteirar sobre os acontecimentos do mundo.
O papel do professor que utiliza o
jornal como ferramenta educativa é oportunizar ao estudante a reflexão sobre as
informações e a conseqüente reelaboração em direção a escrita argumentativa e
ao posicionamento crítico diante dos fatos. A meta é realizar um trabalho que
efetive uma leitura do mundo, na qual deve estar contemplada a formação crítica
do cidadão. Exercitar a leitura possibilitando assim, a escrita de forma
qualitativa, utilizando as mídias como ferramenta de trabalho.
MIDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM
UTILIZADAS
Computador
com acesso a internet, maquina fotográfica e televisão etc.
ATORES E PAPEIS QUE DEVERÃO
DESEMPENHAR
Alunos do 2º e 3º ano: irão desenvolver um trabalho de
pesquisa com os diversos tipos de jornais que serão transmitidos através dos
diversos suportes elaboração de entrevistas e o registro através de
fotografias, construção do texto que será exibido na página do jornal e o lançamento
de um jornal impresso pelos alunos.
Professores: que irão mediar as etapas do
projeto, levando o educando a perceber a estrutura do jornal de forma que possa
se familiarizar com o mesmo e entender a distribuição das informações no jornal
e o porquê, qual a lógica desta distribuição, por que abordar as notícias como ( esporte, política, classificados e
etc.), direcionando o conteúdo de acordo com a preferência ou interesse de cada
consumidor.
ETAPAS E AÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO
PROJETO
1º ETAPA: Realizar uma conversa informal na
sala de aula para que os alunos possam expor seus conhecimentos e opiniões
sobre o jornal.
Construir um cartaz com a turma, registrando as seguintes
questões: O que sabemos sobre o jornal? O que gostaria-mos de aprender sobre o
jornal? Se os mesmo acessam o noticiário pela internet? E se existe diferença
entre o jornal impresso e o jornal online?
2º ETAPA: Levar diversos jornais para a sala
de aula, permitindo que os alunos a manuseie e percebam os gêneros presentes, a
organização e a linguagem específica dos mesmos.
Convidar a turma para o laboratório de informática para
pesquisar e acessar um noticiário no computador.
3º ETAPA: O aluno deve escolher uma noticia
que mais lhe chama atenção, exemplo: esporte, lazer, educação, meio ambiente,
etc., e expõe sua opinião sobre o tema, relacionando – o aos acontecimentos do
seu dia a dia.
4º ETAPA: Dividir a turma em grupo, no qual
cada grupo será responsável pela elaboração de uma página do jornal com as
informações da comunidade.
5º ETAPA: Os alunos deverão sair nas ruas
para colher às informações e registrar através de fotos as pessoas
entrevistadas.
6º ETAPA: Elaboração do jornal, cada grupo se
reunirá para redigir uma coluna, usando o editor de texto WORD, para redigir e
usando as fotos para ilustra o texto.
7º ETAPA: lançamento do jornal.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De Março a outubro de 2012
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de forma
contínua da participação e da produção textual do aluno. Na perspectiva de
diagnosticar os avanços e as dificuldades existentes na realização da leitura e
escrita dos diversos textos com a utilização das mídias.
REFERÊNCIAS
COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler,
ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal
na sala de aula. 11. Ed. São Paulo: contexto, 2001.
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