quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Proinfo Ielmo Marinho
ativ3-5_liduina    -  Unidade 3
Liduina Maria de Freitas Aires

 
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Sabemos na verdade, que o currículo não pode entender-se como algo predeterminado, isto é, como um “produto” a ser disponibilizado segundo regras e normas específicas. É neste sentido que Pacheco (2001), afirma que o currículo é

…um projeto, cujo processo de construção e desenvolvimento é interativo, que implica unidade, continuidade e interdependência entre o que se decide a nível do plano normativo, ou oficial, e ao nível do plano real, ou do processo de ensino-aprendizagem. Mais ainda, o currículo é uma prática pedagógica que resulta na interação e confluência de várias estruturas (políticas, administrativas, económicas, culturais, sociais, escolares…) na base das quais existem interesses concretos e responsabilidades partilhadas.

Para melhor compreensão do significado do currículo no processo educacional, é necessário conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos, analisando suas teorias e praticas. A integração de tecnologias de informação e comunicação permite uma nova visão na educação, nos permitem uma transmissão de conteúdos que vão além do previsto em planos, livros, trabalhos escolares, importante e fundamental que o currículo trabalhe com habilidade que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura.
O uso das novas tecnologias na escola tem facilitado o trabalho do professor, sabemos como é importante capacitar professores é fundamental, além de nos comunicar uns com os outros geramos conhecimentos e produtos juntos, podem resultar em grandes ganhos para a educação.
Ao elaborar os planos de aulas faço presente os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Na explanação e execução apresento de forma interdisciplinar. É possível, a partir dos conteúdos propostos, explorar com os alunos a relação com as mais diversas áreas de estudo, é interessante que os alunos percebem a necessidade de compreender as diversas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário