Proinfo
Ielmo Marinho
ativ3-5_liduina -
Unidade 3
Liduina
Maria de Freitas Aires
Conceito de currículo e o processo de integração de
tecnologias ao currículo
Sabemos na verdade, que o currículo não pode
entender-se como algo predeterminado, isto é, como um “produto” a ser
disponibilizado segundo regras e normas específicas. É neste sentido que
Pacheco (2001), afirma que o currículo é
…um projeto, cujo processo de
construção e desenvolvimento é interativo, que implica unidade, continuidade e
interdependência entre o que se decide a nível do plano normativo, ou oficial,
e ao nível do plano real, ou do processo de ensino-aprendizagem. Mais ainda, o
currículo é uma prática pedagógica que resulta na interação e confluência de
várias estruturas (políticas, administrativas, económicas, culturais, sociais,
escolares…) na base das quais
existem interesses concretos e responsabilidades partilhadas.
Para melhor compreensão do
significado do currículo no processo educacional, é necessário conhecer os
caminhos pelos quais percorreram seus estudos, analisando suas teorias e
praticas. A integração de tecnologias de informação e comunicação permite uma
nova visão na educação, nos permitem uma transmissão de conteúdos que vão além
do previsto em planos, livros, trabalhos escolares, importante e fundamental
que o currículo trabalhe com habilidade que vão além do desenvolvimento
cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura.
O uso das novas tecnologias na
escola tem facilitado o trabalho do professor, sabemos como é importante
capacitar professores é fundamental, além de nos comunicar uns com os outros
geramos conhecimentos e produtos juntos, podem resultar em grandes ganhos para
a educação.
Ao elaborar os planos de aulas
faço presente os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Na
explanação e execução apresento de forma interdisciplinar. É possível, a partir
dos conteúdos propostos, explorar com os alunos a relação com as mais diversas
áreas de estudo, é interessante que os alunos percebem a necessidade de
compreender as diversas leituras.
Sem comentários:
Enviar um comentário