domingo, 17 de junho de 2012


Elaborando um projeto interdisciplinar: integrando as tecnologias.
Aluno: Jailson Carlos
Tema: Supermercado
            Com a finalidade de trabalhar as concepções alternativas e aos conhecimentos prévios dos alunos em relação às quatro operações fundamentais, pude perceber que eles chegam com uma grande deficiência destes conteúdos no ensino fundamental II. Portanto, a proposta pedagógica de projeto interdisciplinar vem ajudar numa busca de possíveis soluções para esse “problema”. Além disso, oportunizando uma ligação do projeto, que tem como tema – supermercado, o curso Proinfo – Tecnologias na Educação vem ajudar na utilização de estratégias e recursos de ensino para deixar as atividades mais motivadoras.
            O projeto Supermercado pretendeu que os alunos se utilizassem desse aprendizado para a compreensão do processo de medição e que possam participar de atividades lúdicas que lhes deem prazer de aprender.
            Na oportunidade eles reconheceram a importância de se trabalhar em equipe e a valorizar as experiências que eles trazem para sala de aula de seu cotidiano que desenvolva seu raciocínio lógico.
            As atividades foram organizadas em etapas: na primeira etapa, fomos detectar os conhecimentos prévios dos alunos, é preciso saber que conhecimento os alunos já trazem sobre embalagens e dinheiro. Foram feitas as seguintes perguntas: Será que no passado existiam supermercados modernos como temos hoje? Os recursos tecnológicos são importantes para compor um supermercado? Como é feita a organização de um supermercado? O que devemos observar ao comprarmos um produto? Após, esses questionamentos, na segunda etapa, foram sugeridas as seguintes atividades: recolhimento em casa de embalagens vazias dos produtos a serem vendidos no supermercado, separar e classificar de acordo com o produto, deverão fazer o registro em máquinas de calculadoras e computadores, simulação de compras.
            Como se trata de uma proposta interdisciplinar, em Português trabalhamos o uso de rótulos e etiquetas em exercícios gramaticais, leitura de rótulos, produção de texto e confecção de logotipos. Em Matemática, exercícios formados com embalagens formulando problemas e trabalhando valores, colocação de preços nas em embalagens, construção de tabelas de pesquisas em computadores e comparação de preços. Em Ciências, observação da data de validade, composição e armazenamento, oficina de culinária, trabalho da questão da alimentação saudável. Já em Geografia, o uso de dinheiro na nossa vida, o comércio em nosso bairro, onde, como quando gastamos o dinheiro.
            A avaliação do desempenho dos alunos foi feita através de observação diária, pela prática das atividades desenvolvidas durante o projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário