Elaborando um projeto
interdisciplinar: integrando as tecnologias.
Aluno: Jailson Carlos
Tema: Supermercado
Com
a finalidade de trabalhar as concepções alternativas e aos conhecimentos
prévios dos alunos em relação às quatro operações fundamentais, pude perceber
que eles chegam com uma grande deficiência destes conteúdos no ensino
fundamental II. Portanto, a proposta pedagógica de projeto interdisciplinar vem
ajudar numa busca de possíveis soluções para esse “problema”. Além disso,
oportunizando uma ligação do projeto, que tem como tema – supermercado, o curso
Proinfo – Tecnologias na Educação vem ajudar na utilização de estratégias e
recursos de ensino para deixar as atividades mais motivadoras.
O
projeto Supermercado pretendeu que os alunos se utilizassem desse aprendizado
para a compreensão do processo de medição e que possam participar de atividades
lúdicas que lhes deem prazer de aprender.
Na
oportunidade eles reconheceram a importância de se trabalhar em equipe e a valorizar
as experiências que eles trazem para sala de aula de seu cotidiano que
desenvolva seu raciocínio lógico.
As
atividades foram organizadas em etapas: na primeira etapa, fomos detectar os
conhecimentos prévios dos alunos, é preciso saber que conhecimento os alunos já
trazem sobre embalagens e dinheiro. Foram feitas as seguintes perguntas: Será
que no passado existiam supermercados modernos como temos hoje? Os recursos
tecnológicos são importantes para compor um supermercado? Como é feita a
organização de um supermercado? O que devemos observar ao comprarmos um
produto? Após, esses questionamentos, na segunda etapa, foram sugeridas as
seguintes atividades: recolhimento em casa de embalagens vazias dos produtos a
serem vendidos no supermercado, separar e classificar de acordo com o produto,
deverão fazer o registro em máquinas de calculadoras e computadores, simulação
de compras.
Como
se trata de uma proposta interdisciplinar, em Português trabalhamos o
uso de rótulos e etiquetas em exercícios gramaticais, leitura de rótulos,
produção de texto e confecção de logotipos. Em Matemática, exercícios
formados com embalagens formulando problemas e trabalhando valores, colocação
de preços nas em embalagens, construção de tabelas de pesquisas em computadores
e comparação de preços. Em Ciências, observação da data de validade,
composição e armazenamento, oficina de culinária, trabalho da questão da
alimentação saudável. Já em Geografia, o uso de dinheiro na nossa vida,
o comércio em nosso bairro, onde, como quando gastamos o dinheiro.
A
avaliação do desempenho dos alunos foi feita através de observação diária, pela
prática das atividades desenvolvidas durante o projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário