segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto interdisciplinar: integrando as tecnologias ao currículo


Atividade 4.5

Hellma Hígia Cavalcante Leite
Liduina Maria de Freitas Aires

Projeto interdisciplinar: integrando as tecnologias ao currículo

Tema: Rever o conceito de sustentabilidade no semiárido

Público Alvo: Alunos da 6º. Ano Fundamental II

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver nos alunos a reflexão da necessidade de preservar, manter e impedir a destruição do meio ambiente.

Duração das atividades: Seis aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelos professores com o aluno:
Os alunos por serem da Zona rural já tem o conhecimento da necessidade da conservação do solo e sustentabilidade do semiárido.

 

Estratégias e recursos da aula:


Aula 01: Apresentar aos alunos à importância da preservação e conservação do solo no semiárido, através dos vídeos onde mostra a construção da cisterna e calçadão para o armazenamento da água no período da escassez das chuvas principalmente à falta d’água as consequências futuras das ações de hoje.
Vídeos:
“Preservação do solo e a construção da cisterna e calçadão para o armazenamento da água.”

Aula 02: Convidamos um palestrante especialista “Técnico Agrícola Professor Elisbão Moura”, mostrando a importância não só do armazenamento da água como também da conservação do solo semiárido, nas construções das barragens subterrâneas e curvas de nível.





Vídeos:
Este vídeo é uma fração do vídeo Técnicas Agrícolas para contenção de solo e água, produzido pela ATECEL/UFCG/DEAG e financiado pela FUNASA, visando capacitar produtores e técnicos agrícolas na importância de armazenar água no solo de riachos, aumentando a umidade e permitindo maior expectativa de produção agrícola em cima da bacia hidráulica da barragem.
Se não fizer curva de nível e terraceanto o solo ocorre erosão
e se torna um solo in produtivo


Aula 03: Aula de campo, visita a casa de Dona Dorinha, dona de casa, casada, ela tem sete filhos, vive no assentamento há 10 anos no Assentamento Lagoa Nova, município de Ielmo Marinho, participou do Projeto das Nações da ASA e conquista de tecnologia para convivência com o semiárido,  onde foi construído cisternas do PIMC e do PI+2. Aprendeu muitas coisas, trocou experiências.



Aula 04: Iniciar com o videoclipe sobre a seca de março. Fazer uma roda de conversa e, inicialmente, realizar uma leitura compartilhada da musica “Seca Malvada – cantor Marco Brasil”.  Em seguida, retomar a discussão sobre a importância da sustentabilidade do semiárido e sobre o êxodo rural. Depois que responder atividades e ilustrar.
Este videoclipe tem como fundo a música É a seca de março torrando o sertão de Jessier Quirino e o texto baseia-se no artigo Uma Visão da Seca a Luz da Psicanálise (LEITE, SEVERIANO, COSTA, 2009) que apresenta a visão do Nordeste como uma Região árida e carente, um dos possíveis olhares que nós como nordestinos não podemos e não devemos negar, já que faz parte da nossa realidade, da nossa identidade.

Atividade:
Escola Municipal João Vitor da Silva Lima
Aluno(a) _____________________________No.    ____ Ano: ___  Turma: ___
Professoras: Hellma                      e      Liduina Aires

Atividade de Português/Geografia

O semiárido o clima é quente, com chuvas escassas e mal distribuídas e ar seco, o clima do sertão do Nordeste, onde se localiza o polígono das secas: há cidades em que não chove por longos períodos, o que explica, em parte, o êxodo rural nessa área. A letra da musica retrata o semiárido, leia e responda as seguintes questões:

Seca Malvada                            Marco Brasil

A chuva que demora
Tenho que ir embora
Quando abrir essa carta
Você vai saber, amor, não chora


Eu já estou na estrada
Já vou longe de casa
Tudo que eu levo é a coragem
A dor da saudade, seca malvada

Eu só queria a riqueza
De ter sobre a mesa o pouco que plantei
Como colher na cidade a dignidade
Que eu tanto sonhei

A solidão é a seca no chão
Que só faz os meus olhos chover
Meu coração de luar de sertão
Quer um dia voltar pra você

1) Escreva, com suas palavras, que influência o clima tem sobre nós?
2) Quais as característica do clima semiárido?
3) Qual é o assunto principal da letra da musica?
4) Quais as medidas que podemos tomar na  falta das chuvas?
5) Escolha uma da estrofes e faça uma redação de 10 linhas sobre a mesma.
6) Ilustre a canção.

Aula 05: Construção da Maquete do Sítio de Dona Dorinha  com os alunos.



Aula 06: Exposição das atividades e maquete no pátio da escola no horário vespertino.
















Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:
Textos, Vídeos, Datashow, Computadores.

Identificar e representar:
Atividade permite ao aluno reconhecer em seu lugar de vivência as novas tecnologias usadas na produção agrícola e na pecuária. As novas descobertas deverão ser representadas por meio de texto e vídeos informativos.

Dinâmica da Atividade:
Elaboração de uma Paródia coletiva em relação ao semiárido, produção de um texto em dupla com as principais causas da seca malvada, incluindo o êxodo rural.

Critérios de Avaliação:
A avaliação será continua, tanto em classe como no trabalho de campo. No final o aluno entrega um relatório para avaliação da aula de campo.




Sem comentários:

Enviar um comentário