Proinfo ielmo Marinho
Atividade 3.5 Unidade 3
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
Atividade 3.5 Unidade 3
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
Conceito de
currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Segundo (Goodson,2005) definir o currículo não é uma tarefa muito fácil,Mas
é importante na produção de novas
subjetividades no mundo contemporâneo.Daí o entendimento do currículo escolar
como um caminho,um curso ou uma listagem de conteúdos que devem ser
seguidos.Nessa perspectiva,o termo está intimamente vinculado à ideia de
sequencialidade e de prescrição.
Currículo e ensino são conceitos inter-relacionados, assim a
elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino
e aprendizagem que se tem.enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do
currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das
grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno
escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de
relações estabelecidas no processo educacional.
Destaca-se a integração de tecnologias de informação e
comunicação que permite, interligar a sociedade em novas práticas pedagógicas
com o uso da internet e web, o que proporciona expandir as situações de
aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e
da tecnologia.
O uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem
propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para
que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como
reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado,
que vai além do previsto em planos e livros didáticos e no desenvolvimento
escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário