terça-feira, 5 de junho de 2012

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Proinfo ielmo Marinho
Atividade 3.5     Unidade 3
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
                
    Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Segundo (Goodson,2005) definir o currículo não é uma tarefa muito fácil,Mas é importante  na produção de novas subjetividades no mundo contemporâneo.Daí o entendimento do currículo escolar como um caminho,um curso ou uma listagem de conteúdos que devem ser seguidos.Nessa perspectiva,o termo está intimamente vinculado à ideia de sequencialidade e de prescrição.

Currículo e ensino são conceitos inter-relacionados, assim a elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem.enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidas no processo educacional.
Destaca-se a integração de tecnologias de informação e comunicação que permite, interligar a sociedade em novas práticas pedagógicas com o uso da internet e web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
O uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos e no desenvolvimento escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário