quinta-feira, 28 de junho de 2012


ATIVIDADE 4.5
Francisco Canindé Cordeiro
Maria Lucineide Cordeiro Bezerra

PROJETO
Escola Municipal Júlio Pinheiro
Público alvo: 5º ano
Tema: Quem canta seus males espantam                                           

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu a partir da necessidade da ampliação do universo musical dos educandos, pois a musica faz parte da vida da criança desde seu nascimento, com isso fica bem mais fácil trabalhar com música que elas já conheçam, facilitando assim o seu aprendizado.

 Objetivo Geral: Desenvolver o processo da aprendizagem da leitura e escrita,                       através da ludicidade, com a musicalização trabalhando os aspectos cognitivos, afetivo e físico dos educandos.
 Objetivos Específicos:
·         Incentivar o trabalho cooperativo;
·         Despertar o prazer pela musicalização;
·         Ampliar pelo gosto pela leitura e escrita através da musicalização;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Incentivar o gosto pela música;
·         Propiciar as crianças á participação em diversas brincadeiras envolvendo a música.  

Conteúdos:
Ø  Conceituas: construir com as crianças sobre o que é músicas e brincadeiras.
Ø  Procedimentais: permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura popular como novas formas de brincar, cantar e dançar.
Ø  Atitudinais: incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de cantigas de rodas e de viver de diferentes pessoas.
Recursos
·         Som, TV, CD, DVD;
·         Papel ofício;
·         Papel madeira;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Piloto.

Metodologia
·         Conversa informal;
·         Leitura de música;
·         Cartazes;
·         Pesquisas;
·         Acróstico;
·         Brincadeiras musicais;
·         Produção textual;
·         Dramatização.

Avaliação
A avaliação será realizada individualmente e em grupo mediante a participação e interação nas atividades propostas.

Relato

O tema foi escolhido através de tempestade de ideias, visto que, a maioria dos educandos se interessaram em resgatar as cantigas de rodas. Sabendo-se que através das cantigas de rodas, jogos e brincadeiras musicalizados e a diversidades de músicas o educador tem um recurso muito valioso que auxilia no processo ensino-aprendizagem. Cabe ao mesmo organizar atividades que propicie a aprendizagem.
As atividades foram desenvolvidas de maneira lúdicas. Após a escolha do tema, os alunos fizeram uma pesquisa de campo com os pais, avós entre outros, algumas cantigas de rodas que fazem parte convívio dos mesmos, os quais chegando à escola foram divididos em grupos, onde escreveram em um cartaz e apresentaram em forma de seminário.  
Após ouvirem e cantarem uma música várias vezes e ter aprendido de cor, em dupla os alunos foram escrevê-la. Em seguida ouve uma correção com intervenção do professor.
Cada grupo escolheu uma música para fazer a dramatização. Em seguida montaram uma música através de texto lacunado. Através de um título de uma cantiga escreveram outras palavras em forma de acróstico.



Foi muito importante trabalhar com este tema, por se tratar de atividades lúdicas foi possível desenvolver no educando a oralidade, criatividade, leitura e escrita, além de favorecer a espontaneidade superando a timidez.

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