ATIVIDADE 4.5
Francisco
Canindé Cordeiro
Maria
Lucineide Cordeiro Bezerra
PROJETO
Escola
Municipal Júlio Pinheiro
Público
alvo: 5º ano
Tema: Quem canta seus
males espantam
JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu a partir da
necessidade da ampliação do universo musical dos educandos, pois a musica faz
parte da vida da criança desde seu nascimento, com isso fica bem mais fácil trabalhar
com música que elas já conheçam, facilitando assim o seu aprendizado.
Objetivo
Geral: Desenvolver o processo da aprendizagem da leitura e escrita, através da ludicidade, com a musicalização
trabalhando os aspectos cognitivos, afetivo e físico dos educandos.
Objetivos
Específicos:
·
Incentivar o trabalho cooperativo;
·
Despertar o prazer pela musicalização;
·
Ampliar pelo gosto pela leitura e escrita através
da musicalização;
·
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·
Incentivar o gosto pela música;
·
Propiciar as crianças á participação em
diversas brincadeiras envolvendo a música.
Conteúdos:
Ø Conceituas:
construir com as crianças sobre o que é músicas e brincadeiras.
Ø Procedimentais:
permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura popular como
novas formas de brincar, cantar e dançar.
Ø Atitudinais: incentivar
a valorização e o respeito pelas diferentes formas de cantigas de rodas e de
viver de diferentes pessoas.
Recursos
·
Som, TV, CD, DVD;
·
Papel ofício;
·
Papel madeira;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Piloto.
Metodologia
·
Conversa informal;
·
Leitura de música;
·
Cartazes;
·
Pesquisas;
·
Acróstico;
·
Brincadeiras musicais;
·
Produção textual;
·
Dramatização.
Avaliação
A avaliação será realizada
individualmente e em grupo mediante a participação e interação nas atividades
propostas.
Relato
O tema foi escolhido através
de tempestade de ideias, visto que, a maioria dos educandos se interessaram em
resgatar as cantigas de rodas. Sabendo-se que através das cantigas de rodas,
jogos e brincadeiras musicalizados e a diversidades de músicas o educador tem
um recurso muito valioso que auxilia no processo ensino-aprendizagem. Cabe ao
mesmo organizar atividades que propicie a aprendizagem.
As atividades foram desenvolvidas
de maneira lúdicas. Após a escolha do tema, os alunos fizeram uma pesquisa de campo
com os pais, avós entre outros, algumas cantigas de rodas que fazem parte convívio
dos mesmos, os quais chegando à escola foram divididos em grupos, onde escreveram
em um cartaz e apresentaram em forma de seminário.
Após ouvirem e cantarem uma
música várias vezes e ter aprendido de cor, em dupla os alunos foram escrevê-la.
Em seguida ouve uma correção com intervenção do professor.
Cada grupo escolheu uma
música para fazer a dramatização. Em seguida montaram uma música através de
texto lacunado. Através de um título de uma cantiga escreveram outras palavras
em forma de acróstico.
Foi muito importante trabalhar
com este tema, por se tratar de atividades lúdicas foi possível desenvolver no
educando a oralidade, criatividade, leitura e escrita, além de favorecer a
espontaneidade superando a timidez.
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