Atividade 3.5
Cursista: Mirivan Fernandes de Carvalho
Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista: Mirivan Fernandes de Carvalho
Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Para Sacristán,
2000 p. 46, "O currículo aparece como o conjunto de
objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de
experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que
se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas
reacomodações".
Na tentativa de
compreender conceito de currículo escolar entende-se que ele abrange
todas as experiências escolares e que está ligado as atividades (ações) através
das quais o aluno aprende.
Currículo em latim “currere” que significa carreira. É o conjunto de
conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino.
Currículo é uma integração entre a tecnologia e o próprio currículo para estabelecer uma relação entre a transformação da escola, da sala de aula para ensinar e aprender ativamente. Devemos fazer um design educacional para conseguir integrar as tecnologias e conseguir desenvolver os projetos dentro dos currículos.
Currículo é uma integração entre a tecnologia e o próprio currículo para estabelecer uma relação entre a transformação da escola, da sala de aula para ensinar e aprender ativamente. Devemos fazer um design educacional para conseguir integrar as tecnologias e conseguir desenvolver os projetos dentro dos currículos.
De forma mais
restrita, currículo escolar é o conjunto de disciplinas a serem ministradas em
determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange outros
conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino, bem
como toda estrutura em que se processa o ensino e a aprendizagem, dentro do
ambiente escolar.
Ao levar em conta a proposta curricular, os
interesses do aluno, às possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá
propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos.
Professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são coautores
de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das ideias
e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática
pedagógica adaptada ao currículo
Sem comentários:
Enviar um comentário