segunda-feira, 4 de junho de 2012


Atividade 3.5
Cursista: Mirivan Fernandes de Carvalho

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

Para Sacristán, 2000 p. 46, "O currículo aparece como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações". 
Na tentativa de compreender conceito de  currículo escolar entende-se que ele abrange todas as experiências escolares e que está ligado as atividades (ações) através das quais o aluno aprende.
Currículo em latim “currere” que significa carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino.
Currículo é uma integração entre a tecnologia e o próprio currículo para estabelecer uma relação entre a transformação da escola, da sala de aula para ensinar e aprender ativamente. Devemos fazer um design educacional para conseguir integrar as tecnologias e conseguir desenvolver os projetos dentro dos currículos.
De forma mais restrita, currículo escolar é o conjunto de disciplinas a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino, bem como toda estrutura em que se processa o ensino e a aprendizagem, dentro do ambiente escolar. 
Ao levar em conta a proposta curricular, os interesses do aluno, às possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. Professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são coautores de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das ideias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo

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