quinta-feira, 28 de junho de 2012


ATIVIDADE 4.5
Francisco Canindé Cordeiro
Maria Lucineide Cordeiro Bezerra

PROJETO
Escola Municipal Júlio Pinheiro
Público alvo: 5º ano
Tema: Quem canta seus males espantam                                           

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu a partir da necessidade da ampliação do universo musical dos educandos, pois a musica faz parte da vida da criança desde seu nascimento, com isso fica bem mais fácil trabalhar com música que elas já conheçam, facilitando assim o seu aprendizado.

 Objetivo Geral: Desenvolver o processo da aprendizagem da leitura e escrita,                       através da ludicidade, com a musicalização trabalhando os aspectos cognitivos, afetivo e físico dos educandos.
 Objetivos Específicos:
·         Incentivar o trabalho cooperativo;
·         Despertar o prazer pela musicalização;
·         Ampliar pelo gosto pela leitura e escrita através da musicalização;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Incentivar o gosto pela música;
·         Propiciar as crianças á participação em diversas brincadeiras envolvendo a música.  

Conteúdos:
Ø  Conceituas: construir com as crianças sobre o que é músicas e brincadeiras.
Ø  Procedimentais: permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura popular como novas formas de brincar, cantar e dançar.
Ø  Atitudinais: incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de cantigas de rodas e de viver de diferentes pessoas.
Recursos
·         Som, TV, CD, DVD;
·         Papel ofício;
·         Papel madeira;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Piloto.

Metodologia
·         Conversa informal;
·         Leitura de música;
·         Cartazes;
·         Pesquisas;
·         Acróstico;
·         Brincadeiras musicais;
·         Produção textual;
·         Dramatização.

Avaliação
A avaliação será realizada individualmente e em grupo mediante a participação e interação nas atividades propostas.

Relato

O tema foi escolhido através de tempestade de ideias, visto que, a maioria dos educandos se interessaram em resgatar as cantigas de rodas. Sabendo-se que através das cantigas de rodas, jogos e brincadeiras musicalizados e a diversidades de músicas o educador tem um recurso muito valioso que auxilia no processo ensino-aprendizagem. Cabe ao mesmo organizar atividades que propicie a aprendizagem.
As atividades foram desenvolvidas de maneira lúdicas. Após a escolha do tema, os alunos fizeram uma pesquisa de campo com os pais, avós entre outros, algumas cantigas de rodas que fazem parte convívio dos mesmos, os quais chegando à escola foram divididos em grupos, onde escreveram em um cartaz e apresentaram em forma de seminário.  
Após ouvirem e cantarem uma música várias vezes e ter aprendido de cor, em dupla os alunos foram escrevê-la. Em seguida ouve uma correção com intervenção do professor.
Cada grupo escolheu uma música para fazer a dramatização. Em seguida montaram uma música através de texto lacunado. Através de um título de uma cantiga escreveram outras palavras em forma de acróstico.



Foi muito importante trabalhar com este tema, por se tratar de atividades lúdicas foi possível desenvolver no educando a oralidade, criatividade, leitura e escrita, além de favorecer a espontaneidade superando a timidez.

Ativ-4-5 Geralda, Josineide e Marlene


Escola Municipal Josina Pereira de Messias

Projeto: Correio Amigo

Professoras: Geralda, Josineide e Marlene

As novas tecnologias na escola
Alunos Atendidos 4º e 5º

Objetivo geral:  Incluir a tecnologia de forma a garantir que as máquinas se torne, de fato ferramentas a serviço da aprendizagem.

Justificativa: A tecnologia tem transformado o nosso cotidiano, onde tudo tem condições de ser parte integrante desse mundo virtual.

Recursos utilizados: Caixa de som, câmera digital, microfone e TV.

Avaliação: Será realizada através da participação e da capacidade de produção dos alunos

Conclusão

Projeto Interdisciplinar Integrando a tecnologia ao currículo

          Com a realização deste projeto, concluirmos que as novas tecnologias devem se integrar cada vez mais no contexto escolar. Ao executar o mesmo podemos perceber as inovações que ocorreram nos alunos de forma bem eficaz e consciente, dessa forma  nos mostrou como é possível transforma a realidade expondo suas produções detectando o uso e  a importâncias dos recursos tecnológicos de forma interacional podendo ser ouvido, e podendo ouvir dando acesso ao saberes necessário valorizando a leitura e a escrita, mesmo sendo numa escola de zona rural o essencial é que o tecnológico esteja a serviço do uso pedagógico.



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aividade 4.5



Atividade 4.5
Componentes: Euda Marcia Sabino de Assis e  Evilácio Monteiro da Silva Segundo

Tema: Escolhemos como tema A Poesia por percebermos dificuldades na leitura e escrita e a poesia ser algo de diferente e talvez por isso ser um pouco mais atrativo.

Planejamento Geral: Vamos começar com uma pesquisa na internet sobre o tema e ensinar como pesquisar para aqueles que não souberem, mostrando sites de busca como o Google e o Bing, depois faremos entrevistas com pessoas da comunidade que posam dar alguma idéia a mais sobre a poesia, para fechar faremos oficinas de leitura e escrita de poesia com exibição de gráficos, tabelas, cartazes e figuras sobre o tema.

             Realização das atividades: Na hora da exposição do tema os meninos demonstraram um pouco de preconceito com o tema mas foram levados a entrar de cabeça pelo uso de computadores na hora de fazer a pesquisa, as meninas gostaram logo de cara. Demoramos um pouco a iniciar, pois surgiram algumas duvidas por parte dos alunos e achamos importante deixar tudo bem claro.
Explicamos como se daria as entrevistas, a produção do material e as oficinas.
Resultados: No encerramento fizemos uma avaliação em forma de perguntas aos alunos e pudemos observar que boa parte não notou o objetivo do projeto só tendo aquilo como uma forma mais interessante de aula.

O intuito de dar um apoio a leitura e a escrita foi atingido e a interação deles com o computador se mostrou de forma muito estimulante e positiva do que o imaginado.


Ativ-4-5
Elideuza Florêncio
Fabiana Claudino
Oldeci Pereira
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
EU, O MEIO AMBIENTE E AS  TECNOLOGIAS
                       Projeto realizado na Escola Municipal Manoel Rodrigues de Andrade
        O desencadear e aplicabilidade da proposta de projeto no curso, nos fez perceber  a necessidade de inserir  no currículo a utilização de mídias, haja vista, que tais recursos demonstram ser de fundamental importância para o mundo  tal qual vivemos hoje; exigindo o aproveitamento de tempo, espaço e tendo como enfoque central a abrangência e aprofundamento de um ensino eficaz e uma aprendizagem qualitativa.
        Enfatizando e analisando os resultados do  nosso projeto trabalhado, è  relevante salientarmos que muitas vezes o  término de um projeto é o ponto de partida para outros , ou seja, com as descobertas e resoluções de determinadas dúvidas, surgem outras que poderão ser retomadas em projetos posteriores.
        Portanto, as ações desenvolvidas no nosso projeto, foram de forma integrada com abrangência ao tema, onde os estudantes tiveram compreensão e oportunidade de fazer ponte com os seus  conhecimentos prévios, sistematizando para si conceitos sobre tecnologias e sua importância para o processo de evolução.
        Todos os recursos utilizados, subsidiaram uma visão ampla do tema, inter-relacionando uma sequência de ideias , oportunizando-os  uma postura participativa no que lhes  foi proposto; os possibilitando agir , refletir e acima de tudo compreender que é necessário buscar novos conhecimentos para então acompanhar as transformações que ocorrem no mundo  hoje.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto interdisciplinar: integrando as tecnologias ao currículo


Atividade 4.5

Hellma Hígia Cavalcante Leite
Liduina Maria de Freitas Aires

Projeto interdisciplinar: integrando as tecnologias ao currículo

Tema: Rever o conceito de sustentabilidade no semiárido

Público Alvo: Alunos da 6º. Ano Fundamental II

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver nos alunos a reflexão da necessidade de preservar, manter e impedir a destruição do meio ambiente.

Duração das atividades: Seis aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelos professores com o aluno:
Os alunos por serem da Zona rural já tem o conhecimento da necessidade da conservação do solo e sustentabilidade do semiárido.

 

Estratégias e recursos da aula:


Aula 01: Apresentar aos alunos à importância da preservação e conservação do solo no semiárido, através dos vídeos onde mostra a construção da cisterna e calçadão para o armazenamento da água no período da escassez das chuvas principalmente à falta d’água as consequências futuras das ações de hoje.
Vídeos:
“Preservação do solo e a construção da cisterna e calçadão para o armazenamento da água.”

Aula 02: Convidamos um palestrante especialista “Técnico Agrícola Professor Elisbão Moura”, mostrando a importância não só do armazenamento da água como também da conservação do solo semiárido, nas construções das barragens subterrâneas e curvas de nível.





Vídeos:
Este vídeo é uma fração do vídeo Técnicas Agrícolas para contenção de solo e água, produzido pela ATECEL/UFCG/DEAG e financiado pela FUNASA, visando capacitar produtores e técnicos agrícolas na importância de armazenar água no solo de riachos, aumentando a umidade e permitindo maior expectativa de produção agrícola em cima da bacia hidráulica da barragem.
Se não fizer curva de nível e terraceanto o solo ocorre erosão
e se torna um solo in produtivo


Aula 03: Aula de campo, visita a casa de Dona Dorinha, dona de casa, casada, ela tem sete filhos, vive no assentamento há 10 anos no Assentamento Lagoa Nova, município de Ielmo Marinho, participou do Projeto das Nações da ASA e conquista de tecnologia para convivência com o semiárido,  onde foi construído cisternas do PIMC e do PI+2. Aprendeu muitas coisas, trocou experiências.



Aula 04: Iniciar com o videoclipe sobre a seca de março. Fazer uma roda de conversa e, inicialmente, realizar uma leitura compartilhada da musica “Seca Malvada – cantor Marco Brasil”.  Em seguida, retomar a discussão sobre a importância da sustentabilidade do semiárido e sobre o êxodo rural. Depois que responder atividades e ilustrar.
Este videoclipe tem como fundo a música É a seca de março torrando o sertão de Jessier Quirino e o texto baseia-se no artigo Uma Visão da Seca a Luz da Psicanálise (LEITE, SEVERIANO, COSTA, 2009) que apresenta a visão do Nordeste como uma Região árida e carente, um dos possíveis olhares que nós como nordestinos não podemos e não devemos negar, já que faz parte da nossa realidade, da nossa identidade.

Atividade:
Escola Municipal João Vitor da Silva Lima
Aluno(a) _____________________________No.    ____ Ano: ___  Turma: ___
Professoras: Hellma                      e      Liduina Aires

Atividade de Português/Geografia

O semiárido o clima é quente, com chuvas escassas e mal distribuídas e ar seco, o clima do sertão do Nordeste, onde se localiza o polígono das secas: há cidades em que não chove por longos períodos, o que explica, em parte, o êxodo rural nessa área. A letra da musica retrata o semiárido, leia e responda as seguintes questões:

Seca Malvada                            Marco Brasil

A chuva que demora
Tenho que ir embora
Quando abrir essa carta
Você vai saber, amor, não chora


Eu já estou na estrada
Já vou longe de casa
Tudo que eu levo é a coragem
A dor da saudade, seca malvada

Eu só queria a riqueza
De ter sobre a mesa o pouco que plantei
Como colher na cidade a dignidade
Que eu tanto sonhei

A solidão é a seca no chão
Que só faz os meus olhos chover
Meu coração de luar de sertão
Quer um dia voltar pra você

1) Escreva, com suas palavras, que influência o clima tem sobre nós?
2) Quais as característica do clima semiárido?
3) Qual é o assunto principal da letra da musica?
4) Quais as medidas que podemos tomar na  falta das chuvas?
5) Escolha uma da estrofes e faça uma redação de 10 linhas sobre a mesma.
6) Ilustre a canção.

Aula 05: Construção da Maquete do Sítio de Dona Dorinha  com os alunos.



Aula 06: Exposição das atividades e maquete no pátio da escola no horário vespertino.
















Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:
Textos, Vídeos, Datashow, Computadores.

Identificar e representar:
Atividade permite ao aluno reconhecer em seu lugar de vivência as novas tecnologias usadas na produção agrícola e na pecuária. As novas descobertas deverão ser representadas por meio de texto e vídeos informativos.

Dinâmica da Atividade:
Elaboração de uma Paródia coletiva em relação ao semiárido, produção de um texto em dupla com as principais causas da seca malvada, incluindo o êxodo rural.

Critérios de Avaliação:
A avaliação será continua, tanto em classe como no trabalho de campo. No final o aluno entrega um relatório para avaliação da aula de campo.