sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto Pedagógico

   
                   
  
    
              
   
                   
              

                   
              
Escola Municipal Walfredo Gurgel
          Componentes:
         Maria Giselda Batista da Silva
         Maria José da Silva
         Renata Carla da S. Albuquerque
         Rejane Soares da S. Oliveira
         Tânia Maria Pereira
         Projeto Pedagógico
Tema: A Fazenda / Vida no sítio
Introdução:
Este projeto visa estabelecer relações aos interesses expressados pelo grupo, partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Características ecológicas da comunidade. A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, os que mais foram citados pelos alunos.
Objetivos:
Definir de diversos bichos presentes no meio rural e suas principais características: anatomia, reprodução, alimentação, habitat, hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização. (Trabalhar palavras contextualizadas, letras, sons, sílabas etc.)
Procedimentos:
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis e bonecos;
Comparar pesos e medidas;
Associar escrita de nomes, letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar os locais onde predominam a diversidade animal e vegetal.
Escrever e ler listas de animais e alimentos da fazenda .

Recursos:
Jogos diversos;
Calendários;
Livros de fábulas, contos e histórias;
Fantoches;
Dedoches;
Maquetes;
CD e DVD;
Fotos.
Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Consideram-se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza quaisquer produzidos espontaneamente;

Conclusão:                
               Apresentações:
Peças Teatrais;
Fantoches;
Dedoches;
Contando histórias;
Músicas;
Fotos.
Aula de campo: visita a uma Fazenda
            





   
                   

  
 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário