quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Edleuza Florêncio Patricío. ATIV. 2.5




os desafios da aprendizagem na sociedade atual

Nos dias atuais na sociedade em que vivemos torna-se preocupante os baixos índices de leitura e de aprendizagem na qual aprender constitui não só uma exigência social se busca aprender e ensinar cada vez mais coisas diferentes numa cultura de aprendizagem nas quais as tecnologias estão direcionando para varias formas sociais de conhecimento.
Os desafios das escolas hoje é formar alunos responsáveis e consciente de que deveriam ser um aprendiz continuo que busque conhecimento novos de acordo com a evolução para aprender ao longo da vida, e saber utilizá-lo na sociedade atual para resolver  problemas da vida e do trabalho.
Diante dos desafios no mundo da cultura avançada das evoluções tecnológica não podemos deixar de ser aprendiz continuo para poder atuar com os nossos alunos convertendo informações em conhecimentos mesmo sabendo que é difícil poder prever quais os conhecimentos específicos são necessários para os cidadãos enfrentar os imprevisíveis demanda de aprendizagem, preparados para uma sociedade aberta e democrática que lhes permitam uma assimilação critica das informações, e possam utilizar estrategicamente as informações de aprendizagem nos espaços instrucionais que respondam a essas demandas, crescentes de aprendizagem produzida num contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige das pessoas mais conhecimento e sim que, aprendam nova cultura, nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.
Diante da perspectiva do alfabetizar letrando é necessário propiciar não só aprendizagem da leitura e escrita com também refletir sobre o conhecimento da aprendizagem da tecnologia, caracterizando evidentemente a uma visão de futuro que contemple a preparação de eventuais modificações, onde se oferece hoje diferentes fontes de informações e com isso temos de saber transformá-las em conhecimento para resolver situações do cotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário