Atividade 1.1 A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Francisco Varela da Silva
A realidade de hoje das escolas, e principalmente na escola em que eu trabalho, demonstram uma juventude mais rebelde e muito interessada em questões que não sejam os conteúdos trabalhados nas disciplinas. Mas, a escola, por sua vez, ainda tem a preocupação só com conteúdos que vem escrito nos livros didáticos e em manter horário de expediente. Nesse contexto, os alunos têm a obrigação em obter conhecimento, uma realidade que se vê há décadas; porém, nossa sociedade mudou. Hoje o aluno e o professor precisam de respeito mútuo. Um dos conceitos da minha prática educativa é analisar a realidade dos alunos, no intuito de exercer uma metodologia que ofereça significados concretos para a realidade que nos cerca. Um dos exemplos diz respeito às novas tecnologias, que os alunos gostam que sejam utilizadas em sala de aula. Contudo, nem todas as escolas oferecem oportunidade para se possa ter acesso a essa prática. Eu já utilizei algumas das novas tecnologias em sala de aula e isso fez possível oferecer para os alunos muito conhecimento, uma vez que essa prática nos oferece maior capacidade para aprimorar algumas dificuldades de leitura e escrita, como por exemplo, quando um aluno tiver vergonha em pedir ajuda para correção de um texto ao professor. As novas tecnologias fornecem essa possibilidade de trabalhar leitura e escrita no texto, quando o aluno estiver digitando, por exemplo, quando o computador oferece a possibilidade de apontar possíveis erros gramaticais, facilitando a vida do aluno. É essa nova realidade que eu quero utilizar com meus alunos, para que eles tenham melhores condições de se alfabetizar e poder construir um futuro sólido.
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