De acordo com a entrevista de Antonio Nóvoa, a ação docente na atualidade torna-se, a cada prática desempenhada, uma atividade complicada e angustiante para o profissional que a exerce. Tendo em vista as duvidas que aflige o educador que, em meio a tantos desafios e incertezas, torna-se um ser angustiado a partir da necessidade do entender da sua prática pedagógica.
O professor deve preparar sua prática inicial e continuar preparando-a e aperfeiçoando a mesma dia após dia dentro do seu campo de atuação, no caso a escola. Precisa se mostrar capaz de enfrentar tantos desafios que lhes forem impostos no que diz respeito a capacidade de transpor o conhecimento adquirido pelo mesmo ao grupo de alunado que espera do mesmo obter tal aprendizagem.
Para um bom desempenho em suas atividades docente se faz necessário trabalhar em conjunto com os colegas de profissão, procurando dividir e adquirir informações com os demais profissionais de sua área de trabalho. Buscando refletir sobre sua pratica pedagógica continuamente,
Mas não podemos esquecer que para se exercer a prática pedagógica com clareza e eficiência se faz necessário que se ofereça Condições de trabalho aos profissionais, devendo não sobrecarregar o professor com uma carga de responsabilidades que não é só dele próprio e que cabe a cada parte, família, sociedade e escola, dar a sua contribuição em nível essencial.
Os professores necessitam de uma boa organização dentro de sua comunidade profissional. Necessitando também de um conhecimento sistematizado e repensado a cada prática pedagógica.
De acordo com a entrevista feita com Antonio Nóvoa, falta muito para se chegar a educação adequada ou quase perfeita no nosso país. Mas em relação ao pensamento do mesmo, devemos continuar lutando por uma educação melhor sem tantas sombras das tradições históricas, e procurar promover através da luta uma educação digna e que procure respeitar o profissional que a exerce, no caso, o professor.
Sem comentários:
Enviar um comentário