sábado, 24 de setembro de 2011

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ATIVIDADE 1-1-LuziaSilvadaPaixao

Sabe-se que a aprendizagem é indispensável para o nosso desenvolvimento pessoal, cultural e social.
Diante dessa premissa, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, uma nova cultura de aprendizagem, que estamos começando a vislumbrar, e que a escola não pode ignorar, pois graças às novas tecnologias da informação, a escola já não é a primeira fonte de conhecimento, nem o principal, uma vez que as primícias informativas reservadas à escola na atualidade são muito poucas.
O maior desafio para essa nova modalidade de aprender e ensinar com certeza será para os sistemas educacionais de ensino, nas nossas escolas, pois se encontram em condições muito desfavoráveis para acompanhar os avanços das tecnologias da informação. Portanto, a escola que é um ambiente de aprendizagem que se torna cada vez mais sem atração para o educando, pois, esses na sua maioria já possuem uma vivência significativa com os meios de interação tecnológica.
            Porém, como consequência dessa multiplicação de informações, dessa mudança radical da cultura, experimenta-se uma crescente incerteza intelectual das pessoas, uma vez que não existe mais saberes absolutos que se devam assumir como futuros cidadãos.
            Não cabe mais a educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas. É necessário ajudá-los a construir sua opinião própria, sua verdade particular, desenvolver o seu senso critico. Como diz Morim (2001, p.76), “conhecer e pensar não significa chegar à verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com a incerteza”.
            Uma das metas essenciais da educação, para poder atender às exigências dessa nova sociedade da aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento a fim de ajudá-los a enfrentar os desafios que os aguardam na sociedade, além de desenvolver competências interpessoais afetivas e sociais.
            Diante disso, faz-se necessário uma mudança nas formas de aprender e ensinar, uma vez que a nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil, enraizada na mudança de concepções sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura de aprendizagem que a sociedade moderna e competitiva exige.

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