sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto pedagógico: Educando para Aprender, Ler e Escrever


                                                  ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PEREIRA SOBRINHO
Chã do Moreno, s/ nº, Zona Rural – 59490-000, Ielmo Marinho-RN
CNPJ: 00.655.522/0001-21





JOÃO MARIA DE LIMA
MÁRCIA DE LIMA COUTINHO DOS SANTOS






EDUCANDO PARA APRENDER, LER E ESCREVER














CHÃ DO MORENO
2011
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PEREIRA SOBRINHO











EDUCANDO PARA APRENDER, LER E ESCREVER





Projeto elaborado pelo corpo docente da unidade escolar para ser desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011.
Professores Organizadores: João Maria de Lima e Márcia de Lima Coutinho dos Santos.
Professores colaboradores: Filonila Paulino, Francisca Ferreira, João Maria, Socorro Santos.








CHÃ DO MORENO
2011
































A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela.

1. APRESENTAÇÃO

Objetivando a melhoria na qualidade do ensino na perspectiva da leitura e da escrita, a Escola Municipal João Pereira Sobrinho, sediada na comunidade de Chã do Moreno, Zona rural de Ielmo Marinho, nesse estado, pretende desenvolver uma proposta de trabalho, durante o ano letivo, (1º e 2º semestre), voltada para o aprender, ler e escrever, com intuito de buscar no educando o prazer de ler e escrever.
Desse modo, o que se quer, é fazer com que, o interesse pela leitura possa se tornar hábito na comunidade escolar, a partir das trocas de experiências entre os envolvidos nesse processo.
Sendo assim,

Ler e escrever não é um aprendizado natural e espontâneo. É um aprendizado construído nas relações sociais do mesmo modo que a fala.
AMARAL, 1998


Nessa perspectiva, é preciso ver a leitura como prática social, uma atividade constante que pressupõe trabalhar com a diversidade.
No entanto, o projeto EDUCANDO PARA APRENDER, LER E ESCREVER, vem com um fim de inserir no alunado, o prazer da leitura e da escrita, fazendo-os sentirem-se estimulados a realizarem tais atividades, envolvendo-os em um processo de desenvolvimento da leitura/fala e escrita, para construir e ou reconstruir conhecimentos.
Entretanto, o projeto pretende formar leitores capazes de “aprender a ler, lendo”, (PCN, p.56), adquirindo conhecimento da correspondência fonográfica, de compreender a natureza e o funcionamento do sistema alfabético, dentro de uma prática de leitura ampla.













2. OBJETIVOS



2.1 GERAL

Fazer com que o educando torne-se um leitor proficiente, tendo como base a leitura e escrita, de maneira que ele possa desenvolver a comunicação, o senso critico, a imaginação e o raciocínio, levando em consideração o contexto em que está inserido, trabalhando com os mesmos, atividades de forma lúdica , reflexiva e prazerosa.




2.2 ESPECÍFICOS:

  • Valorizar a leitura e escrita como fonte de informação, via de acesso ao mundo letrado e ao desenvolvimento das capacidades lingüísticas;

  • Propor leituras e escritas de vários gêneros, desde que seja respeitado o nível e a faixa etária em cada seguimento;

  • Utilizar métodos que busquem viabilizar uma leitura coerente e uma escrita coesa com as idéias e ações proposta;

  • Fazer as devidas intervenções pedagógicas quando necessário, avaliando-as e adaptando-as de acordo com as necessidades de cada educando.






3. JUSTIFICATIVA

Visando a busca incessante em promover educandos leitores e escritores capazes de serem críticos, autônomos e participativos, fazendo com que ele desenvolva a oralidade, as competências lingüísticas, e as capacidades mentais, sociais e culturais, levando em consideração a inclusão educacional. Faz-se necessário lembrar que ao realizar um trabalho voltado para as reais necessidades da clientela, tendo em vista a proposta pedagógica para cada ano de estudo, da referida instituição de ensino, estaríamos melhorando a qualidade do ensino, além de propiciar ao educando a melhoria também da leitura e escrita. Desse modo,
A leitura, como prática social, é sempre um meio, nunca um fim. Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade especial, fora da escola, não se ler só para aprender a ler, não se ler de uma única forma, não se decodifica palavra por palavras. (pcn. P.57 , 1997 )
Nessa perspectiva, deseja-se aprimorar o uso da leitura e escrita, utilizando a linguagem como instrumento de aprendizagem, assim como, fazer uso, dos conhecimentos prévios dos educando, de maneira que ele passa opinar, discutir, ouvir e despertar o gosto pelo ler e o escrever.
Cabe, portanto, à escola viabilizar acesso aos educandos, ao universo textual, fazendo-os identificar os mais diferentes gêneros’ trabalhados em sala. Isso inclui os variados textos das diversas disciplinas da base curricular oferecida na escola, oportunizando aos discentes, compreender que o ler não é apenas atividade específica da Língua Portuguesa, mas das demais áreas do conhecimento, pois sabe-se, que para usufruir do conhecimento é preciso utilizar a leitura como suporte para a construção de novas aprendizagens.

A leitura vai mais além das palavras, como num tesouro a ser descoberto ou numa luta desbravada pra se descobrir um novo mundo; pois é através da imaginação que adquirimos ferramentas necessárias para se conquistar o inesperado.
Magda Soares

Dentro desse contexto, o referido trabalho de intervenção, aponta caminhos para os alunos da escola executora do projeto, viabilizar a leitura e a escrita como fonte norteadora de construção de saberes.




4. RECURSOS METODOLÓGICOS

Revistas
Livros
Jornais
Dobradura
Desenhos
Pinturas
TV
DVD
Áudio
Cartazes
Textos
Murais
Lápis de cores
Quadro e giz
Jogos
Música
Tesoura
Seminários
Roda de leitura
Outros.













5. DESENVOLVIMENTO



SEGUIMENTO

1º SEMESTRE

2º SEMESTRE

Educação Infantil


Educação Infantil

  • Origame
  • Jogos Pedagógicos


  • Hora do Conto
  • Banco de textos

Ensino Fundamental

1º ano


  • Leitura de imagem
  • Bilhete

  • Convite
  • Avisos

2º ano


  • Bilhete
  • Acróstico

  • Convite
  • Avisos

3º ano

  • Correspondência
  • Bilhete


  • Convite
  • Carta

4º ano

  • Poemas
  • Poesias


  • Carta
  • Fábulas


5º ano

  • Poemas
  • Poesias


  • Carta
  • Cordel





6. CRONOGRAMA


Terça

Quinta



Realizar atividades propostas no projeto, a fim de trabalhar o tema, em cada seguimento.



Dar continuidade nas atividades e propor aos educandos uma avaliação dos trabalhos realizados.


Fazer anotações


Fazer relato junto com os educandos das atividades vivenciadas.





















7. AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem escolar será realizada por um processo diagnosticador, mediador e emancipador, devendo ser realizada de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Nesse contexto, o processo de avaliação da aprendizagem escolar, deve considerar também a efetiva participação dos educandos nas atividades desenvolvidas, a sociabilidade, a capacidade de criar, e outros.
Assim sendo, o referido projeto pretende realizar uma avaliação contínua, ou seja, propondo observar meios e ações comportamentais, interdisciplinares, reflexivas, em que passamos desenvolver ação, reflexão, ação, no sentido de outro avaliar nossa prática em parceria com as competências e as capacidades pedagógicas assumidas para cada seguimento da unidade escolar.





















8. REFERÊNCIAS
SOARES, Magda. Uma proposta para o letramento em três gêneros, P.68, 2006 ed.ciale, Minas Gerais.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Língua Portuguesa.

Nelson Mandela

Amaral

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