sábado, 3 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.5 - INSERINDO HIPERTEXTO


Atividade 1-1 A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

Márcia de Lima Coutinho dos Santos.

A sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de infomações, a realidade hoje é desafiadora e requer um novo perfil do professor diante da nova cultura da aprendizagem que são metodos e conhecimentos tecnologicos.

Diante disso o professor vai além da sala de aula, pois a escola em nossa sociedade já não pode proporcionar toda a informação relevante que o aluno precisa, devemos acreditar que é possível investir no conhecimento e seguramente na aprendizagem, buscando novas formas de alfabetização literária, grafica, informática, cientifica, etc.

È preciso considerar também a construção do próprio olhar ou da leitura, organizando as novas competências cognitivas que permitem a assimilação crítica da informação, de modo que lhe permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam interagir de diversas maneiras e em espaços sociais com conhecimentos verdadeiros e saber ordenado.

Por tanto é preciso repensar nessa nova cultura porque é necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, com a relatividade das teorias, com a existência de múltiplas interpretações de toda informação, para construir, a partir delas, o próprio juízo ou ponto de vista.Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas,ao contrario, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, conhecer,pensar e dialogar para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas,fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.

A nossa reflexão diante desse contexto também enfoca o perfil do aluno com relação a nova tecnologia do conhecimento, exige do professor e também do aluno novas funções as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções fixadas de uns e de outros sobre o ensino e a aprendizagem para encarar essa nova cultura da tecnologia da informação ecomunicação.

Embora se diga que vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é facil, como mostram os sistemas educacionais a gestão social deveria valorizar mais a importância dos processos de aprendizagem já que é parte essencial das ferramentas mais poderosas para essas novas formas de gestão social do conhecimento.



Quem não pode ter acesso às múltiplas formas culturais de representação simbólica socialmente construídas(numéricas, artísticas,científicas, gráficas, etc.) está socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido.(Pozo, 2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário