GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SUBCOORDENADORIA DO ENSINO MÉDIO – SUEM
5ª DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL INTERVENTOR UBALDO BEZERRA DE MELO
PROJETO DE TRABALHO
TEMA
“O ser humano numa visão holística: das relações sociais ao mundo do trabalho”
Ceará-Mirim/RN
Novembro 2010
COMPONENTES
Keila Rosânia de Lima
Rita Paula de Brito Silva
Ceará-Mirim/RN
Novembro 2010
“O que marcará a modernidade educativa é a didática do aprender a aprender, ou o saber pensar, englobando, num só todo, a necessidade de apropriação do conhecimento disponível a seu manejo criativo e crítico”. (DEMO, 1993)
SUMÁRIO
Justificativa....................................................................................................................5
Objetivos........................................................................................................................6
Áreas de conhecimento...............................................................................................7
Disciplina e temática estudada..................................................................................8
Metodologia aplicada..................................................................................................9
Cronograma de atividades........................................................................................10
Avaliação.....................................................................................................................11
Anexos.........................................................................................................................12
Referências bibliográficas.........................................................................................15
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, localizada na Avenida Enéas Cavalcante, nº 1290, no município de Ceará- Mirim, apresenta hoje, uma clientela de 1.500 alunos matriculados no Ensino Médio. Foi pensando nessa clientela que desenvolvemos uma proposta de trabalho norteada na visão do ser humano numa perspectiva holística, de forma a abranger os diversos aspectos que participam da construção do conhecimento humano, enquanto ciência, e sua expressão nos diversos âmbitos da tecnologia no tempo contemporâneo. Vivemos num mundo onde o valor do ser humano se mede pela quantidade de riquezas que possui. O ter se sobrepõe ao ser. O que vemos é o ditado que afirma: “ao invés das pessoas usarem as coisas e amarem as pessoas, elas amam as coisas e usam as pessoas. O mundo nos ensina a consumir e o capital passa a ser o centro de tudo, esquecendo-se assim, da essência do ser humano. E o que é ser humano? Questionamento difícil de ser respondido pela sociedade atual. Sociedade capitalista, consumista, onde a tecnologia e o progresso estão acima da qualidade de vida e da sustentabilidade do planeta. O mundo dos nossos tempos gira em torno da economia, de uma forma que a riqueza se multiplica nas mãos de poucos e a miséria se multiplica para as mãos de muitos. E assim caminha a humanidade, ao passo da desumanidade. Nesse sentido, se faz necessário que a Escola, enquanto instituição formadora de ideologias e construtora do saber científico, trabalhe conteúdos e promova discussões que envolvam temas como: ética, cidadania, política, espiritualidade, segurança, saúde, dentre outros temas que venham a despertar no alunado a sua responsabilidade de ser humano e cidadão, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, é de fundamental importância a implantação de estratégias metodológicas que venham a desenvolver no aluno, habilidades e competências para exercerem sua cidadania no convívio social, político e econômico. Sendo assim, capaz de se inserir no mundo do trabalho com eficiência e eficácia. Para tal, teremos como diretrizes orientadoras da nossa prática pedagógica as quatro premissas orientadas pela UNESCO como eixos estruturais da Educação na vida contemporânea: aprender a conhecer, aprender a ser/conviver, aprender a fazer e aprender a aprender. O ser humano aprende usando o intelecto, a razão, mas também, a intuição, as emoções, os sentimentos e as sensações . Nessa perspectiva deve-se ter consciência da complexidade do ser humano em que as distintas partes se inter-relacionam e se contemplam em um todo.
Portanto, é centrado nesse pensamento que esperamos aplicar uma metodologia de ensino inovadora, prazerosa e significativa, buscando sempre trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada, onde o ser humano esteja em primeiro plano.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno competências e habilidades necessárias a sua atuação na vida acadêmica, no mundo do trabalho e nas relações sociais, sendo capaz de exercer sua cidadania de forma crítica e consciente da realidade que o cerca.
Objetivos Específicos:







DISCIPLINA E TEMÁTICA
Língua Portuguesa | ![]() ![]() |
Matemática | ![]() |
História | ![]() |
Geografia | ![]() ![]() ![]() |
Física | ![]() |
Química | ![]() ![]() |
Inglês/Espanhol | ![]() |
Biologia | ![]() ![]() ![]() |
Artes | ![]() |
Filosofia e Sociologia | ![]() ![]() |
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Utilizaremos como estratégias metodológicas os seguintes instrumentos:














CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
MÊS | AÇÕES |
ABRIL | ![]() |
MAIO | ![]() |
JUNHO | ![]() ![]() ![]() |
JULHO | ![]() ![]() ![]() |
AGOSTO Culminância | ![]() ![]() |
A culminância dos trabalhos orientados por cada professor/disciplina acontecerá nos espaços de sala de aula e sala de projeção, tendo em vista ser um projeto de estímulo a pesquisa e utilização das salas de apoio pedagógico. São elas: sala de vídeo, biblioteca e laboratório de informática.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá caráter contínuo e processual, valorizando ao máximo as produções elaboradas e apresentadas pelos alunos em sala de aula, tendo em vista que, em sua grande maioria, são alunos trabalhadores ou têm outros afazeres domésticos.
ANEXOS
Figura 1.0
Figura 1.3
BIBLIOGRAFIA



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