sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE












CAMINHOS DO SABER: Ler e Escrever

















IELMO MARINHO – RN
AGOSTO/2011.


ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE – IELMO MARINHO/RN
TURNO: VESPERTINO
ASSUNTO LEITURA E ESCRITA
INDICAÇÃO: FUNDAMENTAL I (1º. AO 5º. ANO).
COORDENADORES: DIREÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
PARTICIPANTES: QUADRO DOCENTE, DISCENTE E DEMAIS FUNCIONÁRIOS.





COMPONENTES: WAGNAR ARAÚJO
ALVACI MARIA
LUIZ OLIVEIRA
JOÃO MARQUES





I – INTRODUÇÃO

“A leitura vai mais além das palavras; como num tesouro a ser descoberto ou numa luta desbravada pra se descobrir um novo mundo; pois é através da imaginação que adquirimos ferramentas necessárias pra se conquistar o inesperado”...
Magda Soares

Visando a busca incessante em alfabetizar de forma qualitativa e propor estratégias que viabilizem a eficácia das ações propostas nos diversos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo que destacamos o projeto: CAMINHOS DO SABER: Ler e Escrever, a nossa proposta é ofertar aos educandos transparência e clareza em atividades que estimulem a leitura e consequentemente a escrita, pois as mesmas complementam-se. A escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire/Ielmo Marinho propõe nas séries iniciais de 1º. Ao 5º. Ano, que seus alunos sejam Segundo PCN da língua Portuguesa, a escola é a oportunizadora de estabelecer e criar meios que interliguem o cotidiano, a escola e o mundo em busca do saber, fazendo uma ponte entre o prévio do aluno e o currículo escolar. O ideal é começar a trabalhar com os alunos gêneros literários adequados a fase de seu desenvolvimento e vem próxima da realidade infantil. Torna-se fundamental a escola ensinar ao aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas e sociais, tratando de forma sistemática e contínua o determinado projeto. Precisamos motivar nossos alunos a evoluírem fazendo correspondência dos seguimentos falados com os escritos de forma coerente com os objetivos e com o assunto tratado. Tratamos ainda de forma critérios para selecionar leituras e desenvolver padrões de gosto pessoal explorando a oralidade, respeitar as devidas competências pedagógicas necessárias ao desenvolvimento cognitivo e a socialização de situações comunicativas praticadas naturalmente em sala de aula de maneira coletiva, reflexiva e com práticas inclusivas e interdisciplinar. Propiciar ao aluno o acesso aos bens culturais e a participação plena no mundo letrado, fazendo com que ele domine de maneira eficaz a linguagem, a leitura e escrita. Este projeto tem a intenção de atuar como continuidade ao processo educativo buscando de maneira contínua uma educação de qualidade, pois são de pequenos gestos que realizamos difíceis tarefas.










II – OBJETIVO GERAL.

- Desenvolver mecanismos e estratégias que viabilizem a melhoria na leitura e na escrita escolar.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Permitir a compreensão dos textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente.
- Propor o conhecimento e o acesso aos diferentes portadores de texto existentes no espaço social do aluno.
- valorizar a leitura como fonte de informação viva de acesso aos mundos criados pela leitura, possibilitando a fruição pela escrita.
- Re-escrever ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever, a intencionalidade, características do gênero, fazer rascunhos e reler o que está escrevendo.
- estimular a oralidade através de textos diversificados, variados, interessantes e divertidos, tendo a chance de tornarem-se leitores hábeis.
- fazer uma exposição oral narrando fatos respeitando a temporalidade, registrando as relações de causa de efeito de forma contextualizada e interdisciplinar.
- proporcionar a dinamização das importantes competências pedagógicas estabelecendo a coordenação motora, cognitiva, visiomotora, lingüística e oral por meios coletivos e inclusivos.


IV – JUSTIFICATIVA

Buscar medidas pela pratica meios, mecanismos e estratégias que forneçam para a melhoria na leitura e na escrita e nas series Iniciais (1º. Ao 5º. Ano), seguido uma sequencia didática em aulas que desafiem e ensinem de maneira contextualizada e sistemáticas. Realizaremos o raciocínio lógico, a habilidade leitora, a reconstrução dos sentidos dos textos, o reconhecimento das características sonoras promovendo a socialização, a utilização dos componentes lingüísticos, textuais e promoção a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar critico. Esse e outros projetos terão a finalidade de atuarem como continuidade do processo educativo, na educação de qualidade e no desenvolvimento das habilidades lingüísticas e necessárias ao mundo letrado.


V – METODOLOGIA/RECURSOS

- Revistas, livros jornais, internet, poemas, figuras.
- Filme;
- Texto publicitário;
- Contos;
- Fábulas;
- Acrósticos;
- Origames;
- Desenhos e pinturas;
- Galeria;
- Revista em quadrinhos;
- Rascunhos entre outros recursos...


VI-AVALIAÇÃO

Avaliação continua viabilizada em ações propostas em sala de aula.
























ANEXOS






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