Como é de práxi, as transformações que ocorrem constantemente em nosso meio é indemissível não se envolver e mergulhar nesse universo virtual. Pois a necessidade nos instiga a nos moldar ou nos atualizar e acompanhar o ritmo das mudanças, sofrendo assim, alterações em nossos cotidianos.
Quer queremos ou não, somos alvo dessa era tecnológica. Nesse sentido, com o avanço de tecnologia, surge a necessidade de se entregar a mesma.
A sua instalação nas escolas, nos abre um leque de possibilidades aos quais permeiam em diversos aspectos;
Nos oportuna a desenvolver atividades de forma rápida, pratica e envolvente. Possibilita-nos meios fáceis de obter respostas; nos manténs informados e atualizados.. Etc.
Com a informática na escola, além de capacitar professores e alunos prepara-os para o mercado de trabalho. Com isso surgem cursos de formação para atender a essa clientela e atender as exigências que está “imposta” pela sociedade.
“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).
“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário