PROINFO INTEGRADO
Atividade 1 – Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Por João Maria de Lima
Turma: "B"
Vivemos em sociedade onde as tecnologias de informações chegam em uma velocidade cada vez mais preocupante.
Nesse sentido, a escola como parte integrante dessa realidade, pricisa necessariamente, inserir-se nesse novo paradígma de socialização, repensando sua prática cotidiana, a fim de participar e acompanhar o processo evolutivo dessa nova forma de viver nesse meio, onde cada dia, mais e mais, nos tornamos dependentes desse novo padrão social.
Nessa perspectiva, o sentido dado as tecnologias de informação e comunicação nesse trabalho, ora apresentado, refere-se ao fato de que a escola por sua vez, deve se preocupar em desenvolver um trabalho pedagógico voltado para esse novo prisma de conhecimento. Todavia,tanto os educandos, quanto educadores, devem se colocar como sujeitos do aprender.
A esse respeito, RAMOS (2009, p. 45) reitera que
É importante também considerar que a escola é um lugar especilamente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a maiora dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado. Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante.
Seno assim, a escola como suporte legal da aprendizagem, não pode ficar de fora desse momento histórico, uma vez que ela é também responsável por esse acontecimento marcante na sociedade.
Ela deve se preparar, e também preparar, para o uso desse mecanismo como um meio integrado e responsável de promoção de aprendizagens.
REFERÊNCIA
RAMOS, Idla Maria Faust. Introdução à Educação Digital. RAMOS, Idla Maria Faust. ARRIADA, Monica Carapeços. FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. - 2. ed. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.
Ceará Mirim-RN, 09 de abril de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário