domingo, 12 de junho de 2011

Unidade I, Atividade 1.1 Por que precisamos usar a tecnologia     escola?
Página: 39
Aluno: Francisco Canindé Cordeiro
Turma: “A”
Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Analisando há história das nossas mudanças tecnológicas, houve grandes evoluções que expandiu no mudo, levando em conta há revolução industrial e da comunicação.
A escola sendo um condutor de conhecimentos de grande intensidade é preciso adequar-se as novas tecnologias, mas que venha forma cidadãos capaz de compreender o conceito de solidariedade, e assim esta aptos a construir uma sociedade solidaria por meio das novas tecnologias.
Foi com base em informações como estas que a Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire montou um laboratório de informática, no qual jogar-se necessário para adaptar-se ao seu público (clientela), mas se deparou com a falta de profissionais capacitados para uso das novas tecnologias. Por isso os alunos não tinham acesso ao mesmo.
Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
( MARÇAL FLORES - 1996) “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”
“As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.” SANTOS VIEIRA
GOUVÊA “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas...”
O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramenta e sua característica mais marcante que é o acesso à informação.
Após um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências e a usá-la como ferramenta de expressão política e social.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário