segunda-feira, 13 de junho de 2011

ATIVIDADE PROINFO-UNIDADE I (37 A 49) PETER JULIO (TURMA A) TEMA: TECNOLOGIA NO COTIDIANO:DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL.

A TECNOLOGIA NO DIA A DIA DO EDUCADOR

Hoje em dia devemos ter plena consciência que o computador e mais uma ferramenta pedagógica que o educador está tendo o privilégio de usar, e conhecer, enfim ele veio para facilitar o trabalho do educador.
Como o próprio texto fala se queremos uma tecnodemocracia precisamos forma sujeitos, que e o nosso caso se estamos aqui e para sermos mais um alfabetizado na tecnodemocracia de hoje. Estamos vendo que a tecnologia está no nosso dia a dia, e o papel do educador e buscar ampliar o acesso as novas tecnologias.
E através do computador que o professor está tendo a facilidade de buscar diversos conhecimentos tais como: modelos de atividades e etc.
E tendo em vista que ele nos proporciona a está por dentro de tudo que acontece no mundo e em tempo real.
Ex: Hoje podemos está por dentro de tudo que acontece em nosso município, quais os recursos que entram e quais gastos que o mesmo gastou. A sociedade deve está atenta a necessidade de incluir todos.
(PETER JULIO SILVA BRITO)
Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.
Mas o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados?
O professor pode mandar pesquisas para casa sobre a linguagem verbal e não-verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; propor aos alunos desenvolver o jornal da escola ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.
O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil
Escola

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