PROINFO INTEGRADO
UNIDADE IV ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS.
ALUNO: FRANCISCO VARELA DA SILVA
TURMA: B
ATIVIDADE 4.2 – Registrando o Projeto Integrado de Aprendizagem. PÁGINA (135).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM
VIVENCIAR AS NOVAS TECNOLOGIAS
É
APRENDER BRINCANDO
FRANCISCO VARELA DA SILVA
IELMO MARINHO
2011
1. APRESENTAÇÃO
Visando uma maior qualidade na educação na Escola Municipal Professora Augusta Aulina da Silva, vimos que a melhor forma de se trabalhar com os alunos é utilizando as novas tecnologias. Atender à curiosidade e fatos em evidência dos alunos faz com que a aprendizagem ocorra prazerosamente. Pensando nos alunos é que iniciamos esse projeto “vivenciar as novas tecnologias é aprender brincando”.
É através desse estudo que concentramos esforços na busca por técnicas que possam oferecer ao professor melhores formas de trabalhar os conteúdos em sala de aula, conforme a nossa realidade de hoje, em meio às novas tecnologias. Os alunos se dizem cansados de ficar transcrevendo a escrita do quadro, de ler os livros didáticos, de resolver problemas de acordo com disciplina, e ficar sentados durante horas. Pesando nisso é que estamos estudando alguns itens tecnolológicos que os alunos acompanham através da TV, como por exemplo, notebooks, celulares, Ipods, iphones, tablets, faceboobk, e-mail, etc. Vivenciar esses objetos que fazem parte das novas tecnologias pode despertar nos alunos o interesse nos meios de comunicações.
Partindo desse pressuposto, surgiu a idéia de pesquisar sobre as novas tecnologias, tomando por base a necessidade de se compreender como elas contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que esses conteúdos nos dão a base para mediar as aulas, vivenciar as novas tecnologias é aprender brincando, tendo a oportunidade de trabalhar conceitos de várias disciplinas, levando-os para o cotidiano do aluno.
2. OBJETIVOS:
2.1 Objetivo Geral:
· Compreender como as novas tecnologias são importantes e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
2.2 Objetivos Específicos:
· Trabalhar as mudanças e inovações no ensino para se obter melhores resultados de aprendizagem do aluno;
· Investigar o interesse do aluno pela aprendizagem através das tecnologias, possibilitando uma aprendizagem eficaz e prazerosa;
· Estimular a curiosidade no desenvolvimento integral da criança e jovem.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O tema escolhido surgiu de dificuldades enfrentadas em nossas práticas, e teve como finalidade investigar o interesse do aluno pela aprendizagem através das novas tecnologias já que a mídia o tempo todo fornece informações, possibilitando uma aprendizagem eficaz e prazerosa.
Pensando nas novas tecnologias como instrumento de trabalho, a escola deve utilizá-la como um suporte educacional para atingir objetivos pré-estabelecidos, pois ela pode ser útil para estimular o desenvolvimento integral da criança e do jovem e trabalhar outros conteúdos. Diante do que foi visto, a utilização das tecnologias é imprescindível como recurso pedagógico.
4. DESENVOLVIMENTO
Diante da pesquisa realizada, o professor interessado em promover mudanças poderá encontrar nas vivências das novas tecnologias uma importante contribuição para diminuir os altos índices de fracasso escolar e evasão verificada nas escolas; este não foi, porém, o objeto de nosso estudo, que limita-se a investigar e estimular o aluno através dos assuntos que eles têm interesse em aprender, e vivenciar esses interesse faz com que o professor trabalhe suas disciplinas utilizando-se das novas tecnologias, por mais que não as tenha naquele momento. Segundo Martinez (2006, apud EDLA MARIA FAUST RAMOS, MÔNICA CARAPEÇOS ARRIADA, LEDA MARIA RANGEARO FIORENTINE, 2009, p.39): a tecnologia permite “(...) criar, transformar e modificar materiais, recursos, insumos ou a natureza como um todo, o entorno social e o próprio homem”.
Diante desse quadro, a utilização de atividades lúdicas sobre as tecnologias nas escolas pode contribuir para uma melhoria nos resultados obtidos pelos alunos. Claro que atividades de cunho lúdico não abarcariam toda a complexidade que envolve o processo educativo, mas poderiam auxiliar na busca de melhores resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. Estas atividades seriam mediadoras de avanços e contribuiriam para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável. Além disso, para Lara (2003, p. 30): “a aplicação do jogo, trazendo situações do contexto do/a aluno/a vem contemplar toda a sua gama de conhecimento que foi construída fora da escola e, muitas vezes, é ignorada em sala de aula”.
Embora haja uma gama de desenvolvimento das novas tecnologias, não é preciso tê-las para que se possa analisá-las em sala de aula. Porém se faz necessário sobre elas conversar e pesquisar, observando-se a disponibilidade de informações vinte e quatro horas dos dias, nos diversos meios de comunicação, cotidiano do aluno.
Esta pesquisa busca mostrar que o professor não está sozinho na sala de aula, mas há pessoas que precisam aprender e serem ouvidas. A partir disso verifica-se a importância de se trabalhar as novas tecnologias, aliada ao lúdico, auxiliando no desenvolvimento lógico, cognitivo e social de cada criança e jovem. A percepção disso nos processos de aprendizagem escolar é uma das condições para uma recuperação do sentido original da escola, tendo em vista que é importante que esta possa acompanhar as mudanças e inovações no ensino para se obter melhores resultados de aprendizado.
5. REFERÊNCIAS
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.
RAMOS, E. M. F, ARRIADA, M. C, FIORENTINI, L M R. Introdução à Educação Digital (Guia do Cursista). Brasília: Ministério da Educação, 2009.
6 – ANEXO:
Sem comentários:
Enviar um comentário