sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rômulo, Ireneide - atividade 3.4 / Projeto

Projeto

Tema: O uso do computador como ferramenta de ensino.

componentes: Rômulo Leopoldo;
                         Ireneide Dantas.


Ielmo Marinho/RN, Outubro de 2011



Apresentação


                As tecnologias mantêm relação com a construção do conhecimento e possui influência motivadora no processo de ensino e aprendizagem, podendo desenvolver e potencializar a inteligência. (SANTO, BARROS. 2008). O uso dos computadores e da internet na escola, tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, pois oferece tanto aos professores como aos alunos recursos modernos para o desenvolvimento de atividades contextualizadas com os avanços da era digital.


Objetivo


Oportunizar aos alunos do ensino fundamental, das instituições de ensino em que trabalhamos a conhecer melhor o computador e seus recursos. Permitindo que os mesmos se familiarizem com o computador e tenham noções básicas relacionadas ao seu manuseio, tendo como metas principais para o desenvolvimento desse projeto as seguintes:

·       Possibilitar os alunos a conhecer o computador, e algumas de suas ferramentas;

·       Noções básicas de internet;

·       Produção de texto digital;

Desenvolvimento

Relacionando as evoluções e mudanças diante das potencialidades que tem o computador, o professor deve sentir-se confiante para utilizar os recursos quase que infinitos que as tecnologias colocam a nossa disposição. Vale salientar que, o professor é peça chave no processo tecnológico, porém são necessários outros instrumentos educacionais para obter resultados significativos.
As atividades serão ministradas dentro de um ambiente com equipamentos eletrônicos, onde os alunos vivenciarão teoria e prática, com uma perspectiva de aprofundar seus conhecimentos dentro da informática e do mundo digital.   Eles conhecerão o que vai ser discutido e posteriormente terão a chance colocar em prática o que foi aprendido. As atividades terão o objetivo de propiciar aos alunos uma inclusão no mundo das novas e modernas tecnologias, permitindo assim uma interação de conhecimentos. Muitas serão as descobertas e desafios, mais serão válidos para ajudar no processo de aprendizagem e fazer uma reflexão diante da sua prática.

REFERÊNCIAS:
SANTO, Gláucia Maria da Costa e BARROS, Daniela Maralé Vieira. escola de tempo integral: a informática como principio educativo. 2008. Brasil, 15 de ago. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/2400Vieira.pdf. Acesso em: 10 de jun 2011.
PROINFO INTEGRADO, Guia do Cursista, Segunda Edição - Ministério da Educação. 2009
















Sem comentários:

Enviar um comentário