domingo, 9 de outubro de 2011

Atividade 3.4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM


VIVENCIAR AS TICS
É
APRENDER BRINCANDO



FRANCISCO VARELA DA SILVA






         IELMO MARINHO
 2011
1. APRESENTAÇÃO
Visando uma maior qualidade na educação na Escola Municipal Professora Augusta Aulina da Silva, vimos que a melhor forma de se trabalhar com os alunos é utilizando as TICs. Atender à curiosidade e fatos em evidência dos alunos faz com que a aprendizagem ocorra prazerosamente. Pensando nos alunos é que iniciamos esse projeto “vivenciar as novas tecnologias é aprender brincando”.
É através desse estudo que concentramos esforços na busca por técnicas que possam oferecer ao professor melhores formas de trabalhar os conteúdos em sala de aula, conforme a nossa realidade, em meio às novas tecnologias. Os alunos se dizem cansados de ficar transcrevendo o conteúdo do quadro, de ler os livros didáticos, de resolver problemas de acordo com disciplina, e ficar sentados durante horas. Pensando nisso é que estamos estudando algumas inovações tecnológicas que os alunos acompanham através da TV, como por exemplo, notebooks, celulares, Ipods, iphones, tablets, faceboobk, e-mail, etc. Vivenciar esses objetos que fazem parte das TICs pode despertar nos alunos o interesse nos meios de comunicação.
Partindo desse pressuposto, surgiu a idéia de pesquisar sobre as TICs, tomando por base a necessidade de se compreender como elas contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que esses conteúdos nos dão a base para mediar as aulas, vivenciar as novas tecnologias é aprender brincando, tendo a oportunidade de trabalhar conceitos de várias disciplinas, levando-os para o cotidiano do aluno.

2. OBJETIVOS:
2.1 Objetivo Geral:
·        Compreender como as TICs são importantes e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

2.2 Objetivos Específicos:
·        Trabalhar as mudanças e inovações no ensino para se obter melhores resultados de aprendizagem do aluno;
·        Investigar o interesse do aluno pela aprendizagem através das tecnologias, possibilitando uma aprendizagem eficaz e prazerosa;
·        Estimular a curiosidade no desenvolvimento integral da criança e jovem.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O tema escolhido surgiu de dificuldades enfrentadas em nossas práticas, e teve como finalidade investigar o interesse do aluno pela aprendizagem através das novas tecnologias, já que a mídia o tempo todo nos fornece novas informações, possibilitando uma aprendizagem eficaz e prazerosa.
Pensando nas novas tecnologias como instrumento de trabalho, a escola deve utilizá-las como um suporte educacional para atingir objetivos pré-estabelecidos, pois elas podem ser úteis para estimular o desenvolvimento integral da criança e do jovem, e trabalhar outros conteúdos. Diante do que foi visto, a utilização das TICs é imprescindível como recurso pedagógico.

4. DESENVOLVIMENTO
Diante da pesquisa realizada, o professor interessado em promover mudanças poderá encontrar nas vivências das novas tecnologias uma importante contribuição para diminuir os altos índices de fracasso escolar e evasão verificados nas escolas; este não foi, porém, o objeto de nosso estudo, que limita-se a investigar e estimular o aluno através dos assuntos que eles têm interesse em aprender, e vivenciar esses interesse faz com que o professor trabalhe suas disciplinas utilizando-se das novas tecnologias, por mais que não as tenha naquele momento. Segundo Martinez (2006, apud EDLA MARIA FAUST RAMOS, MÔNICA CARAPEÇOS ARRIADA, LEDA MARIA RANGEARO FIORENTINE, 2009, p.39): a tecnologia permite “(...) criar, transformar e modificar materiais, recursos, insumos ou a natureza como um todo, o entorno social e o próprio homem”.
Diante desse quadro, a utilização de atividades lúdicas sobre as tecnologias nas escolas pode contribuir para uma melhoria nos resultados obtidos pelos alunos. Claro que atividades de cunho lúdico não abarcariam toda a complexidade que envolve o processo educativo, mas poderiam auxiliar na busca de melhores resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. Estas atividades seriam mediadoras de avanços e contribuiriam para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável. Além disso, para Lara (2003, p. 30): “a aplicação do jogo, trazendo situações do contexto do/a aluno/a vem contemplar toda a sua gama de conhecimento que foi construída fora da escola e, muitas vezes, é ignorada em sala de aula”.
Embora haja uma gama de desenvolvimento das novas tecnologias, não é preciso tê-las para que se possa analisá-las em sala de aula. Porém se faz necessário sobre elas conversar e pesquisar, observando-se a disponibilidade de informações vinte e quatro horas por dia, nos diversos meios de comunicação.
Esta pesquisa busca mostrar que o professor não está sozinho na sala de aula, mas há pessoas que precisam aprender e serem ouvidas. A partir disso, verifica-se a importância de se trabalhar as TICs, aliadas ao lúdico, auxiliando no desenvolvimento lógico, cognitivo e social de cada criança e jovem. A percepção disso nos processos de aprendizagem escolar é uma das condições para uma recuperação do sentido original da escola, tendo em vista que é importante que esta possa acompanhar as mudanças e inovações no ensino para se obter melhores resultados na aprendizagem.

5. REFERÊNCIAS

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.

RAMOS, E. M. F, ARRIADA, M. C, FIORENTINI, L M R. Introdução à Educação Digital (Guia do Cursista). Brasília: Ministério da Educação, 2009.














6 – ANEXO:

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