Ativ-3-4-anamaria/Fernandojussieu/méciamaria
Escola Municipal Presidente Costa e Silva
Tema: inclusão digital
Publico alvo: alunos do 1° ao 5° ano.
Duração: Seis meses.
Problema: exclusão digital das classes menos favorecidas.
Justificativa: Inseri gradativamente o discente no meio social letra, aumentando o seu grau de conhecimento significativo e ao mesmo tempo, participar do mundo competitivo de forma, mas justa, igualitária e com uma melhor interação no seu meio social.
Objetivo geral:
Oportunizar o discente o acesso a uma ferramenta importante no mundo atual, ampliando um leque de conhecimentos e aprendizados dentro do ensino aprendizagem, com intuito de ampliar e despertar suas potencialidades particularidades dentro de sua formação educacional, pessoal e social incluindo-o num mundo cada vez, mas letrado.
· Reconhecer noções básicas de informática.
· Usar aulas de computação como uma ferramenta facilitadora do aprendizado, e como inclusão digital.
· Fazer inferências.
· Possibilitar ao discente inúmeras oportunidades com as aulas digitais.
· Auxiliar nas atividades de ensino.
· Produzir pequenos textos.
Metodologia:
Com base no programa de desenvolvimento educacional (PDE) adotado pelo município para transformar a educação com, programas, ações qualitativas, no que cabe aos resultados no ensino, e a uma maior participação, da escola na vida social do aluno.
A escola municipal p. costa e silva, aderiu ao (PDE) e traçou um plano de ação para melhorar o ensino e aprendizado desta comunidade, com a intenção, de exercer sua função social dentro da educação. Entre as metas criadas percebeu-se a necessidade da escola, do aluno, do docente e comunidade de um modo geral, a carência e acesso á um recurso tecnológica muito importante para os dias atuais, o (computador). Diante desse dilema a equipe pedagógica da escola conseguiu através do programa uma ferramenta digital, que podem gradativamente surgir resultados significativos e ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos o acesso a um recurso que, muitas vezes esta fora de sua realidade social, muitas vezes por falta de iniciativas do poder público. Porem as aulas será semanalmente onde um professor irar mediar suas ações, com intuito dele assimilar noções básicas de informática nexos a zona de desenvolvimento proximal,tornando-o um sujeito critico produtivo em suas ações no ensino e na aquisição do conhecimento.
Recursos:
· Professor
· Aluno
· Computador
· Copias
· Cd- ROM
Avaliação :
O trabalho possibilita ao aluno uma proximidade aos recursos tecnológicos uma capacidade de aprender o novo, enfrentar desafios e a quebra de barreiras sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário