Atividade3. 2 Nere Elma Freitas de Souza
PLANO DE AULA
Nome: Caça tesouro literário
Público-alvo: A partir do 1º ano do ensino médio
Disciplina: Conhecimentos gerais, Educação Artística
Softwares necessários: Internet Explorer e Movie Maker
Tempo previsto: 5 aulas
OBJETIVOS:
- Desenvolver habilidades para o trabalho em grupo em cooperação e respeito;
- Aprimorar a pesquisa na Internet e em livros;
- Estimular a agilidade, a auto-estima e a criatividade;
- Apresentar novos conteúdos literários;
- Ensinar a utilizar o software Internet Explorer e Windows Movie Maker.
PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE:
NA SALA DE AULA (1 AULA):
- Apresentação da proposta de trabalho aos alunos;
- Sortear os temas;
- Agrupar os alunos por tema de interesse;
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4AULAS)
- Apresentação do programa Internet Explorer e Movie Maker;
- Pesquisa de informações sobre o tema - imagem e conteúdo segundo o enigma proposto;
- Edição e seleção de textos e imagens para compor a apresentação;
- Construção do vídeo com a resposta do enigma o tesouro;
- Apresentação dos grupos;
- Escolha do melhor tesouro.
Relato da Experiência - Nere Elma Freitas de Souza
Ao desenvolver uma atividade em sala de aula utilizando as Tics, há a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de conhecimentos e comunicação, o uso dos mesmos no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente uma nova visão de educação. Segundo Prado (2005), No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparação, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas novas dúvidas e dúvidas de algumas certezas. Dessa forma, o trabalho por meio de projetos potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multi e interdisciplinaridade, fazendo uso de vários recursos, tais como: livros, TV, rádio, computador, filmadora. Portanto, no trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
Nere Elma Freitas de Souza
Sem comentários:
Enviar um comentário