sábado, 8 de outubro de 2011

Relato da Experiência - Nere Elma Freitas de Souza


Atividade3. 2 Nere Elma Freitas de Souza

PLANO DE AULA


Nome: Caça tesouro literário

Público-alvo: A partir do 1º ano do ensino médio

Disciplina: Conhecimentos gerais, Educação Artística

Softwares necessários: Internet Explorer e Movie Maker

Tempo previsto: 5 aulas

OBJETIVOS:

  • Desenvolver habilidades para o trabalho em grupo em cooperação e respeito;
  • Aprimorar a pesquisa na Internet e em livros;
  • Estimular a agilidade, a auto-estima e a criatividade;
  • Apresentar novos conteúdos literários;
  • Ensinar a utilizar o software Internet Explorer e Windows Movie Maker.


PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE:

NA SALA DE AULA (1 AULA):

  • Apresentação da proposta de trabalho aos alunos;
  • Sortear os temas;
  • Agrupar os alunos por tema de interesse;


NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4AULAS)

  • Apresentação do programa Internet Explorer e Movie Maker;

  • Pesquisa de informações sobre o tema - imagem e conteúdo segundo o enigma proposto;
  • Edição e seleção de textos e imagens para compor a apresentação;
  • Construção do vídeo com a resposta do enigma o tesouro;
  • Apresentação dos grupos;
  • Escolha do melhor tesouro.



Relato da Experiência - Nere Elma Freitas de Souza
Ao desenvolver uma atividade em sala de aula utilizando as Tics, há a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de conhecimentos e comunicação, o uso dos mesmos no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente uma nova visão de educação. Segundo Prado (2005), No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparação, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas novas dúvidas e dúvidas de algumas certezas. Dessa forma, o trabalho por meio de projetos potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multi e interdisciplinaridade, fazendo uso de vários recursos, tais como: livros, TV, rádio, computador, filmadora. Portanto, no trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
Nere Elma Freitas de Souza

Sem comentários:

Enviar um comentário