Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
[
Curso de Introdução
à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem:Ensinado e Aprendendo com as Tic.
Autores: Edleuza Florêncio Patrício
Francisco de Assis Avelino
Francisca Flávia dos Santos Oliveira
Ielmo Marinho/RN,07 de Outubro de 2011.
Apresentação do Projeto
O curso de informática tem a missão de dar apoio aos educandos oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas disciplinares. Além de servir como uma excelente ferramenta didática para o ensino nas diversas disciplinas do curso.
Objetivo
O objetivo do projeto é disponibilizar para os alunos de ensino fundamental I, da escola na qual trabalhamos Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, um curso de informática básica com as seguintes iniciativas:
- Oferecer cursos de capacitação para os alunos para que eles possam conhecer a tecnologia no ambiente escolar;
- Mostrar aos alunos como lhe dar com o computador de forma simples com a linguagem própria e familiar;
- Motivar o interesse em pesquisas e a curiosidade do aluno;
- Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situação de resolução de problemas.
As recomendações existentes neste trabalho darão base para implementar um ambiente estável e definir que possam ser aplicados em curto, médio prazo, possibilitando um crescimento no curso de computadores de forma complementar.
Desenvolvimento
Esse momento é muito importante e não se deve forçar o professor a uma mudança de atitude diante da potencialidade expressa pelo computador. É o momento do contato, de domínio, em que ele precisa estar seguro diante introdução da Informática. Segundo PENTEADO (2000): “ Professores devem ser parceiros na concepção e condução das atividades com TI ( Tecnologias Informáticas) e não meros espectadores e executores de tarefas.” O importante é que o professor se sinta como uma peça participativa do processo e que a aula continua sendo dele, apesar de ser preparada, na sua forma, por um instrumento estranho ou por outra pessoa. Nesse momento ele observa a Informática como um novo instrumento, um giz diferente! E usa, com mais freqüência, os softwares educacionais existentes na praça.
Por se tratar de um ambiente com equipamentos eletrônicos de fácil manuseio, o curso tem suas disciplinas na qual os educando passarão por etapas de teorias e praticas:
- Apresentação do ambiente tecnológico;
- Teorias da evolução do computador;
- As partes físicas e suas funções;
- Apresentações dos softwares.
- Complemento das ferramentas para o aprendizado.
A mudança ocorre, quando o professor perceber que pode fazer mais do que está acostumado; é o momento em que ele começa a refletir sua prática e percebe o potencial da ferramenta. Nesse momento o professor está vulnerável as mudanças. Ele vai da defesa para a descoberta. É o momento propício para o coordenador de Informática sugerir modificação na sua prática pedagógica.
Por fim, as mudanças ocorrem mais na forma de trabalhar a aula. Agora existe uma preocupação de explorar a ferramenta, para ajudar no processo de aprendizagem.
Referências Bibliográficas
Proinfo Integrado, Guia do Cursista, Segunda Edição - Ministério da Educação
- 2010
BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001
SOARES, Carminha, a inclusão social e a mídia: único olhar/ Carminha Soares – São Paulo Cortez 2009.
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