sábado, 15 de outubro de 2011

Atividade 3.2. Contextualizando a mudança- teoria à prática






Luzia Silva da Paixão
Atividade 3.2- Contextualizando a mudança – da teoria à prática

USO DE MAPAS: CONVENCIONAIS E MÍDIAS- AUDIOVISUAIS
OBJETIVO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO
I-Vamos juntos observar a posição da nossa escola e responder as questões a seguir:


a)O que voce observa que se encontra ao:
Norte ( N)--------------------------------- Sul- (S)----------------------------
Leste-(L)----------------------------------- Oeste-(O)--------------------------
Nordeste-(NE) ------------------------------ Sudoeste—(SO)---------------------
Noroeste(NO)---------------------------------Sudeste (SE)-----------------

b) Qual a importância no seu dia-a-dia, dos referenciais de orientação?

c) Agora, vamos fazer uma observação rápida na sua sala de aula e descobrir rápido:
- Que posição está:
a porta de sua sala--------------   o quadro------------------
as janelas-------------------           a mesa do professor--------------
a lixeira----------------                 a carteira de seu melhor amigo---------
a sua carteira-----------



III-Vamos  observar o mapa do mundo e responder rapidinho:
  1. Quais são os continentes existentes no globo terrestre? Descreva-os no mapa.
( )Europa, América, Ásia, África,Oceania e Antártida ( ) apenas América, África e Europa
  1. Quais os oceanos existentes no globo?
( )Pacífico, Índico, Atlântico, Glacial Ártico e Glacial Antártico ( ) Apenas Pacifico e Atlântico
  1. Em qual continente está localizado o Brasil?
( ) Ásia ( ) África ( ) América ( ) Europa
  1. Quais oceanos banham o continente americano?
( ) Índico e Atlântico ( ) Pacífico e Atlântico ( ) Atlântico e Glacial Ártico
 
COMENTÁRIO

A atividade proposta foi desenvolvida de forma tranquila pela maioria dos alunos, pois costumamos fazer uso de mapas na maioria de nossas aulas, onde além dos mapas convencionais, tenho dentro do possível trabalhar mapas através de uso a mídia enfocando os diferentes tipos de mapas, que na nossa escola não dispõe, de maneira prazerosa e dinâmica.
Os alunos se mostraram bastante empolgados na realização dessa atividade, uma vez que nas séries iniciais não é comum uso de mapas, nem convencionais, nem tampouco através de imagens audiovisuais. Portanto, não deixaria de ser algo novo, uma atividade enfocando mapa onde buscavam interagir com os colegas o aprendizado bem como compartilhar suas dúvidas.
Ao conversar com os alunos fico sabendo a respeito de seus saberes e suas dificuldades. Diante disso, tenho percebido que meus alunos sentem dificuldades e ao mesmo tempo curiosidades no que se refere a leitura de mapas, o que tem contribuído para que o uso mais frequente dessa ferramenta nos mais varáveis métodos. Os alunos deixam transparecer o conhecimento que traz consigo e assim posso elaborar minha prática pedagógica.
Sabe-se que, quando se estabelece a prática dialógica, além de revelar o conhecimento, os alunos expressam também suas experiências vividas, a imaginação e como se organizam em grupo enquanto sala de aula. Cada estratégia a ser utilizada depende do assunto que será desenvolvido, das condições que a escola oferece e do empenho dos alunos ao participarem da atividade.
Tenho que estar ciente de que os alunos estão acostumados com as tecnologias em seu cotidiano, tais como: computador, internet, celular, aparelho de MP3, DVD, dentre outros. O que procuro fazer é adequar às tecnologias das quais disponho para despertar aos alunos o gosto pelo estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário