ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE
Uma relação de ensino aprendizagem: conhecendo e utilizando as Tic’s como fonte da informação o do conhecimento.
Adriana da Costa Pereira
Alécia Maria da Costa Pereira
Alvaci Maria Silva Souto
João Maria de Oliveira Marques
Luiz Oliveira de Almeida
Luzia Silva da Paixão
Wagnar da Silva Araújo
Ielmo Marinho/2011
APRESENTAÇÃO
O projeto “uma relação de ensino aprendizagem: conhecendo e utilizando as Tic’s como fonte da informação o do conhecimento” se propõe a atender aos alunos da Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, com o intuito de utilização da sala de informática, levando em consideração a realidade dos autores envolvidos na educação, e a relação aluno professor, aproveitando os recursos disponíveis para aquisição de informação e construção do saber coletivo, e a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação.
OBJETIVOS
Geral
· Desenvolver nos alunos habilidades e competências ligadas as novas tecnologias da informação, facilitando assim a aplicação do conhecimento da prática do seu cotidiano;
Específicos
· Conscientizar os alunos da importância da aquisição desses novos conhecimentos;
· Tornar os alunos capazes de interagir de forma direta e indireta com as mudanças tecnológicas que ocorrem em nosso meio;
· Mediar as práticas tecnológicas no cotidiano escolar dos alunos, a fim de praticar cada vez mais esses conhecimentos.
JUSTIFICATIVA
O referido projeto visa estimular o educando a uma aprendizagem significativa por meio do uso das Tic’s e aprimorar os conhecimentos tecnológicos adquiridos nesta sociedade atual, isto é, ao que diz respeito as exigências da sociedade do saber, mediante uma metodologia de aprendizagem tecnológica, atendendo aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma interdisciplinar e construtiva.
Tendo – se como subsídios os recursos e procedimentos didáticos de uso continuo da escola laboratório, tais como: celular, calculadora, câmera digital, pen drive, computador, DVD, cd, aparelho micro sister, televisão, pesquisas em sites, textos impressos, gravador, vídeo e etc. o mesmo ainda objetiva – se incluir o aluno na leitura de mundo social e tecnológica.
METODOLOGIA
Propomos atividades mediadas em uma relação de ensino aprendizagem incluindo o contexto dos educandos e sua relação com a sociedade em que vivemos, além de propor ações e mecanismos que viabilizem a interação curricular voltada para o aprendizado e o conhecimento dos diversos componentes tecnológicos e pedagógicos. Usamos os diversos componentes pedagógicos, curriculares e contribuintes da formação cidadã:
· Seminários;
· Discussões;
· Data show;
· Textos;
· Aulas expositivas;
· Produção textual;
· Pesquisas;
· Observações;
· Painéis;
· Desenhos.
AVALIAÇÃO
Observamos que será válido a implantação e execução do referido projeto em parceria com perspectivas democráticas e reflexivas numa proposta contínua levando em consideração uma discussão ampla que possa atuar como mediadora da aprendizagem, onde qualquer intervenção que reflita sobre a prática favoreça a autoavaliação e a mediação de ações complementares.
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