PROPOSTA DE ATIVIDADE
Foi trabalhada com a turma do 2º ano da Escola Municipal Jessé Pinto Freire a atividade intitulada “A SERPENTE” esta que tinha como eixo principal a leitura dos nomes próprios dos alunos, objetivando perceber se os mesmos reconheciam o próprio nome.
A proposta foi pedir aos alunos que sentassem em circulo, e eu a professora seria a SERPENTE, que cantei ao som do fundo musical você também! Que ao termino da frase mostrava um crachá para turma, que teria que reconhecer seu nome no mesmo, quem fizesse identificando ficava atrás de mim segurando em minha cintura (como se fosse um trenzinho).
A atividade continuou até que todos os alunos ficassem atrás formando o rabo da serpente. Quem errasse ia escrever seu nome no quadro refletindo sobre a escrita com ajuda dos colegas e retornava para continuar participando. Assim a atividade continuou até que todos reconhecessem seu nome e ficasse atrás um do outro, formando o rabo da serpente.
A atividade propiciou o contato dos alunos com a leitura e identificação do nome dos colegas, de seu próprio nome; pois foi possível a interação e participação da turma.
Os encaminhamentos iniciais da atividade auxiliaram na sistematização do conteúdo conceitual onde se podem discutir os questionamentos: o que é nomes próprios? Para que serve? Como se escreve? Conceitos que introduzem a compreensão da importância de identificação pessoal e de forma correta do registro da escrita do seu nome.
Outros questionamentos também foram necessários durante o desenvolvimento da atividade para que alguns alunos pudessem identificar o seu próprio nome como: este começa com G ou, este termina com a, etc.
Foi então possível propor aos alunos que se posicionasse com o que sabem e pensam, tendo como base seu nome para hipótese da leitura.
É importante ressaltar que as novas tecnologias estao presentes no nosso cotidiano, principalmente no ambiente escolar. Na qual devemos fazer uso das tic´s como o meio de contribuição para o aprendizado dos educando.
Sem comentários:
Enviar um comentário