quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Atividade 3.2. Francisco de Assis Avelino - teoria á pratica

Ao interligar a teoria e a pratica sabemos que é necessario refletirmos sobre o resultado positivo ou negativo ao desenvolver uma aula.
Analizando a aula  realizada na escola usando as tic´, onde os educando participaram de uma aula de cinema utilizando data show. Foi surpreendente a atenção deles e a curiosidade em relação ao equipamento, o uso da tecnologia que favoreceu uma aprendizado significativo a respeito do filme assistido.
O planejamento utilizando essa estrategia, foi positivo em varios aspectos da aprendizagem dos educando, estabelecendo uma relação de ensino e aprendizagem entre professor e aluno no uso da tecnologia.

Atividade 3.5 - Unidade III -Francisco de Assis Avelino

Curriculo são formas de organização de ensino, que contribuem para sistematizar o trabalho, associando á concepção de aprendizagem que compartilhamos, o curriculo implica diferentes formas de apropriação conhecimento que o sujeito que constroi no seu cotidiano escolar.

Atividade 3.5 - Unidade III -Edleuza Florencio Patricio

Ao pensarmos em curriculo devemos nos preocupar com os desafios de ensinar a todos com as diferentes formas, que surgem em uma dimensão ampla como forma de organização de apropriação de conhecimento que possibilita a aprendizagem do sujeito com a vivencia adquirida no cotidiano escolar.

Rômulo Leopoldo, ATIVIDADE, 3.2

RELATO DA ATIVIDADE

A aula aconteceu em uma turma multi-seriada, de 1° e 2° ano, onde inicialmente foi explicado que a aula seria com o auxilio de um computador tipo notebook, e todos teriam a oportunidade de manusear a máquina, em seguida foi mostrado aos alunos fotos em forma de slides de vários tipos de frutas, logo após esta apresentação foi revisto com a turma o nome das frutas e criado uma lista de palavras no computador onde em duplas eles teriam que escrever o nome das frutas, e a quantidade de sílabas e letras que elas tem. A aula foi sem duvida muito proveitosa, pois a maioria dos alunos nunca teve contato com o computador o que tornou a aula mais interessante para eles, tornando a desafio mais prazeroso e inovador.




quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Atividade 3.2. Edleuza Florencio Patricio - teoria á pratica

PROPOSTA DE ATIVIDADE
 
Foi trabalhada com a turma do 2º ano da Escola Municipal Jessé Pinto Freire a atividade intitulada “A SERPENTE” esta que tinha como eixo principal a leitura dos nomes próprios dos alunos, objetivando perceber se os mesmos reconheciam o próprio nome.

A proposta foi pedir aos alunos que sentassem em circulo, e eu a professora seria a SERPENTE, que cantei ao som do fundo musical você também! Que ao termino da frase mostrava um crachá para turma, que teria que reconhecer seu nome no mesmo, quem fizesse identificando ficava atrás de mim segurando em minha cintura (como se fosse um trenzinho).

A atividade continuou até que todos os alunos ficassem atrás formando o rabo da serpente. Quem errasse ia escrever seu nome no quadro refletindo sobre a escrita com ajuda dos colegas e retornava para continuar participando. Assim a atividade continuou até que todos reconhecessem seu nome e ficasse atrás um do outro, formando o rabo da serpente.
A atividade propiciou o contato dos alunos com a leitura e identificação do nome dos colegas, de seu próprio nome; pois foi possível a interação e participação da turma.

Os encaminhamentos iniciais da atividade auxiliaram na sistematização do conteúdo conceitual onde se podem discutir os questionamentos: o que é nomes próprios? Para que serve? Como se escreve? Conceitos que introduzem a compreensão da importância de identificação pessoal e de forma correta do registro da escrita do seu nome.

Outros questionamentos também foram necessários durante o desenvolvimento da atividade para que alguns alunos pudessem identificar o seu próprio nome como: este começa com G ou, este termina com a, etc.
Foi então possível propor aos alunos que se posicionasse com o que sabem e pensam, tendo como base seu nome para hipótese da leitura. 

É importante ressaltar que as novas tecnologias estao presentes no nosso cotidiano, principalmente no ambiente escolar. Na qual devemos fazer uso das tic´s como o meio de contribuição para o aprendizado dos educando. 


sábado, 15 de outubro de 2011

atividade 3.2 relatos da experiência - Maria José


ATIVIDADE 3.2 MARIA JOSÉ

TEORIA Á PRÁTICA

PROPOSTA DE ATIVIDADE:

Cinema em sala de aula: turma 5o ano – Filme Rapunzel, tendo como estrégia os seguintes passos: 1 – ASSISTIR O FILME; 2 – COMENTAR; 3 – ILUSTRAR E 4 – MODIFICAR O FINAL DO FILME.

É IMPRECÍNDIVEL QUE EXISTA UMA INTERAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA E NOTAMOS QUE AS TICS ESTABELEÇAM UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMPLEMENTANDO AO EDUCANDO UM APRENDIZADO MÚTUO DAS EXPERIẼNCIAS E DO PROCESSO DE EDUCAR , POR EXEMPLO NUMA AULA USANDO OS EQUIPAMENTOS ELETRÓNICOS VIMOS OS EDUCANDOS ENCANTADO PARA SABER O QUE SERIA ESSE EQUIPAMENTO? PARA QUE SERVIA? ENTRE QUETOẼS .


Atividade 3.2. Contextualizando a mudança- teoria à prática






Luzia Silva da Paixão
Atividade 3.2- Contextualizando a mudança – da teoria à prática

USO DE MAPAS: CONVENCIONAIS E MÍDIAS- AUDIOVISUAIS
OBJETIVO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO
I-Vamos juntos observar a posição da nossa escola e responder as questões a seguir:


a)O que voce observa que se encontra ao:
Norte ( N)--------------------------------- Sul- (S)----------------------------
Leste-(L)----------------------------------- Oeste-(O)--------------------------
Nordeste-(NE) ------------------------------ Sudoeste—(SO)---------------------
Noroeste(NO)---------------------------------Sudeste (SE)-----------------

b) Qual a importância no seu dia-a-dia, dos referenciais de orientação?

c) Agora, vamos fazer uma observação rápida na sua sala de aula e descobrir rápido:
- Que posição está:
a porta de sua sala--------------   o quadro------------------
as janelas-------------------           a mesa do professor--------------
a lixeira----------------                 a carteira de seu melhor amigo---------
a sua carteira-----------



III-Vamos  observar o mapa do mundo e responder rapidinho:
  1. Quais são os continentes existentes no globo terrestre? Descreva-os no mapa.
( )Europa, América, Ásia, África,Oceania e Antártida ( ) apenas América, África e Europa
  1. Quais os oceanos existentes no globo?
( )Pacífico, Índico, Atlântico, Glacial Ártico e Glacial Antártico ( ) Apenas Pacifico e Atlântico
  1. Em qual continente está localizado o Brasil?
( ) Ásia ( ) África ( ) América ( ) Europa
  1. Quais oceanos banham o continente americano?
( ) Índico e Atlântico ( ) Pacífico e Atlântico ( ) Atlântico e Glacial Ártico
 
COMENTÁRIO

A atividade proposta foi desenvolvida de forma tranquila pela maioria dos alunos, pois costumamos fazer uso de mapas na maioria de nossas aulas, onde além dos mapas convencionais, tenho dentro do possível trabalhar mapas através de uso a mídia enfocando os diferentes tipos de mapas, que na nossa escola não dispõe, de maneira prazerosa e dinâmica.
Os alunos se mostraram bastante empolgados na realização dessa atividade, uma vez que nas séries iniciais não é comum uso de mapas, nem convencionais, nem tampouco através de imagens audiovisuais. Portanto, não deixaria de ser algo novo, uma atividade enfocando mapa onde buscavam interagir com os colegas o aprendizado bem como compartilhar suas dúvidas.
Ao conversar com os alunos fico sabendo a respeito de seus saberes e suas dificuldades. Diante disso, tenho percebido que meus alunos sentem dificuldades e ao mesmo tempo curiosidades no que se refere a leitura de mapas, o que tem contribuído para que o uso mais frequente dessa ferramenta nos mais varáveis métodos. Os alunos deixam transparecer o conhecimento que traz consigo e assim posso elaborar minha prática pedagógica.
Sabe-se que, quando se estabelece a prática dialógica, além de revelar o conhecimento, os alunos expressam também suas experiências vividas, a imaginação e como se organizam em grupo enquanto sala de aula. Cada estratégia a ser utilizada depende do assunto que será desenvolvido, das condições que a escola oferece e do empenho dos alunos ao participarem da atividade.
Tenho que estar ciente de que os alunos estão acostumados com as tecnologias em seu cotidiano, tais como: computador, internet, celular, aparelho de MP3, DVD, dentre outros. O que procuro fazer é adequar às tecnologias das quais disponho para despertar aos alunos o gosto pelo estudo.

Atividade 3.2-João Marques

Quando interligamos a teoria e a prática estamos inseridos no novo processo de educar ,assim como também estamos adquirindo experiência e maturidade como por exemplo no uso das tics em nossas aulas contribuirá para a prática dos educandos .Lembro que numa aula de cinema usando o datashow por exemplo notei que os educandos ficaram encantados com aquele equipamento e passaram a conhecer e entender o quanto existem e necessitamos de vários componentes que estabelecerão um novo aprendizado e complemento das novas estratégias ;cabendo ao educador planejar e estabelecer esse aprendizado.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

atividade3.2 - maria GiseldaAtividade


Atividade 3.2 – Escola Municipal Walfredo Gurgel

Maria Giselda batista da Silva

Objetivo:

  • Identificar diversos tipos de árvores;
  • pertceber a necessidade de cuidar das arvores.
  • Desenvolver atitudes de preservação.


Estrategias:

Cantar a musica da àrvore;
conversar sobre a importancia da árvore em nossas vidas;
passar o Dvd sobre como se produz o papel e o processo por onde perpassa todo o trajeto e o reflorestamento.
Atividade para fechamento desse momento.

Recursos:
  • Dvd
  • Televisão
  • coleção
  • papel oficio

Avaliação:
O aluno foi avaliado diante das refleções que eles fizeram mediante ao que foi apresentado no Dvd.




Relato de experiencias:
Vivenciar este momento foi maravilhoso porque os alunos tiveram a oportunidade de relatar os conhcimento sobre as arvore.
Oportunizei a eles assitir a um Dvd que mostrava de onde vem o papel ,como ele é feito todo o processo para a transformação ate chegar em nossas mãos para ser utilizado.eles ficaram encantado com a informação.

Rômulo, Ireneide - atividade 3.4 / Projeto

Projeto

Tema: O uso do computador como ferramenta de ensino.

componentes: Rômulo Leopoldo;
                         Ireneide Dantas.


Ielmo Marinho/RN, Outubro de 2011



Apresentação


                As tecnologias mantêm relação com a construção do conhecimento e possui influência motivadora no processo de ensino e aprendizagem, podendo desenvolver e potencializar a inteligência. (SANTO, BARROS. 2008). O uso dos computadores e da internet na escola, tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, pois oferece tanto aos professores como aos alunos recursos modernos para o desenvolvimento de atividades contextualizadas com os avanços da era digital.


Objetivo


Oportunizar aos alunos do ensino fundamental, das instituições de ensino em que trabalhamos a conhecer melhor o computador e seus recursos. Permitindo que os mesmos se familiarizem com o computador e tenham noções básicas relacionadas ao seu manuseio, tendo como metas principais para o desenvolvimento desse projeto as seguintes:

·       Possibilitar os alunos a conhecer o computador, e algumas de suas ferramentas;

·       Noções básicas de internet;

·       Produção de texto digital;

Desenvolvimento

Relacionando as evoluções e mudanças diante das potencialidades que tem o computador, o professor deve sentir-se confiante para utilizar os recursos quase que infinitos que as tecnologias colocam a nossa disposição. Vale salientar que, o professor é peça chave no processo tecnológico, porém são necessários outros instrumentos educacionais para obter resultados significativos.
As atividades serão ministradas dentro de um ambiente com equipamentos eletrônicos, onde os alunos vivenciarão teoria e prática, com uma perspectiva de aprofundar seus conhecimentos dentro da informática e do mundo digital.   Eles conhecerão o que vai ser discutido e posteriormente terão a chance colocar em prática o que foi aprendido. As atividades terão o objetivo de propiciar aos alunos uma inclusão no mundo das novas e modernas tecnologias, permitindo assim uma interação de conhecimentos. Muitas serão as descobertas e desafios, mais serão válidos para ajudar no processo de aprendizagem e fazer uma reflexão diante da sua prática.

REFERÊNCIAS:
SANTO, Gláucia Maria da Costa e BARROS, Daniela Maralé Vieira. escola de tempo integral: a informática como principio educativo. 2008. Brasil, 15 de ago. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/2400Vieira.pdf. Acesso em: 10 de jun 2011.
PROINFO INTEGRADO, Guia do Cursista, Segunda Edição - Ministério da Educação. 2009
















Atividade 3.2. Contextualizando a mudança- teoria à prática

Rejane Soares da Silva Oliveira
Atividade
A Fábula: O leão e o ratinho
Objetivo:
  • Expor suas ideias em relação a fábula.
Estratégias:
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, através da conversa;
  • Assistir o filme;
  • Exposição das ideias gerais da fábula;
  • Assistir o filme paulatinamente, comentando cada cena;
  • Desenhar a cena mais relevante e escrevendo o nome da mesma;
  • Interpretação escrita da fábula;
  • Correção coletiva da interpretação.
Recursos Didáticos
  • TV e aparelho de DVD;
  • DVD;
  • Folhas de papel ofício.
Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a exposição das ideias referente ao filme.
Interpretação escrita
1. Qual é o título da fábula?
2. Quais são os personagens?
3. Onde eles moravam?
4.Quem prendeu o leão?
5. O que o rato fez para ajudar o leão?
6. Quem é o rei da selva?
Relato de experiência de Rejane Soares da Silva Oliveira
A atividade aconteceu no segundo ano. Houve uma conversa sobre o conceito de fábula, onde eles falaram que não conhece,perguntei se eles conhecem a fábula: O leão e o ratinho, eles também não a conhece. Eles assistiram o filme atentamente, exporam as suas ideias sobre a fábula, li o conceito no dicionário, depois eles assistiram e comentaram cada cena do filme. Em seguida, desenharam a cena mais interessante do filme, escrevendo o que desenhou. Eles responderam a interpretação escrita da fábula, na qual, eles copiaram as questões do quadro negro e as responderam, depois houve a correção individual e coletiva.
A experiência foi ótima, pois atingi meu objetivo, quando os educandos comentaram o filme por completo e paulatinamente, com isso, participando das atividades propostas.
 

contextualizando a mudança da teoria a pratica

ATIVIDADE 3-2-CONTEXTUALIZANDO AMUDANÇA DA TEORIA A PRÁTICA
ANA MARIA
OBJETIVO:Identificar as características do gênero textual fábula.
            Seqüência didática
1-Passo:Expôr para turma o gênero textual a ser trabalhado;
2-Passo:Apontar as características do texto;
3-Passo:Acessar o site sobre fábulas para assistir e ouvir a narração de algumas fábulas;
4-Passo:Montar o nome de cada fábula assistida usando o alfabeto móvel.


Relato da atividade 3-2 executada
                                                                                                                                                                 A aula iniciou com a explanação do tema ,mostrando as caracteríticas do gênero textual.Depois os alunos assistiram algumas fábulas disponíveis em um site,em seguida utilizaram o alfabeto móvel para listar o nome das fábulas trabalhadas.O objetivo proposto foi alcançado,pois todos alunos participaram entusiadissímos.

contextualizando a mudança da teoria a pratica

Ativ-3-2-fernandojussieu
Tema: Desafiando Gigantes
Objetivo: Provocar no aluno uma reflexão sobre sua vida, e possibilitar o desenvolvimento de suas habilidades orais e escritas através da socialização e  produção sobre o tema.
Desenvolvimento:
No primeiro momento foi apresentado o filme, tempo, objetivo, proposta lindo o objetivo e comentado as ações. Inicialmente causou certa ansiosidade na turma pelo tema proposto logo foi sendo compreendido por todos. O que, mas impressionou foi à capacidade envolvimento dos alunos com essa aula e o interesse visto no seu semblante. Uma aula diferente do convencional unida a um tema que tinha relações direta ou indiretamente com eles criou uma expectativa positiva na maioria onde a cada cena eles se envolviam e se interavam da mensagem. Logo após o filme foi feito alguns questionamentos sobre o filme e todos  exploraram sua idéias , entendimentos opiniões sobre o tema. Fica registrado que o uso de um simples recurso tecnológico aliados a um tema que discutem questões reais possibilita um entusiasmo, participação e atitudes significativas pelo aluno.
Recursos:
DVD
TV
DVD (cd)

Projeto Inclusão digital

Ativ-3-4-anamaria/Fernandojussieu/méciamaria
Escola Municipal Presidente Costa e Silva
Tema: inclusão digital
Publico alvo: alunos do 1° ao 5° ano.
Duração: Seis meses.


Problema: exclusão digital das classes menos favorecidas.
Justificativa: Inseri gradativamente o discente no meio social letra, aumentando o seu grau de conhecimento significativo e ao mesmo tempo, participar do mundo competitivo de forma, mas justa, igualitária e com uma melhor interação no seu meio social.
Objetivo geral:
Oportunizar o discente o acesso a uma ferramenta importante no mundo atual, ampliando um leque de conhecimentos e aprendizados dentro do ensino aprendizagem, com intuito de ampliar e despertar suas potencialidades particularidades dentro de sua formação educacional, pessoal e social incluindo-o num mundo cada vez, mas letrado.
·         Reconhecer noções básicas de informática.
·         Usar aulas de computação como uma ferramenta facilitadora do aprendizado, e como inclusão digital.
·         Fazer inferências.
·         Possibilitar ao discente inúmeras oportunidades com as aulas digitais.
·         Auxiliar nas atividades de ensino.
·         Produzir pequenos textos.


Metodologia:
Com base no programa de desenvolvimento educacional (PDE) adotado pelo município para transformar a educação com, programas, ações qualitativas, no que cabe aos resultados no ensino, e a uma maior participação, da escola na vida social do aluno.
A escola municipal p. costa e silva, aderiu ao (PDE) e traçou um plano de ação para melhorar o ensino e aprendizado desta comunidade, com a intenção, de exercer sua função social dentro da educação. Entre as metas criadas percebeu-se a necessidade da escola, do aluno, do docente e comunidade de um modo geral, a carência e acesso á um recurso tecnológica muito importante para os dias atuais, o (computador). Diante desse dilema a equipe pedagógica da escola conseguiu através do programa uma ferramenta digital, que podem gradativamente surgir resultados significativos e ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos o acesso a um recurso  que, muitas vezes esta fora de sua realidade social, muitas vezes por falta de iniciativas do poder público. Porem as aulas será semanalmente onde um professor  irar mediar suas ações, com intuito dele assimilar noções básicas de informática nexos a zona de desenvolvimento proximal,tornando-o um sujeito critico produtivo em suas ações no ensino e na aquisição do conhecimento.

Recursos:
·         Professor
·         Aluno
·         Computador
·         Copias
·         Cd- ROM
Avaliação :
O trabalho possibilita ao aluno uma proximidade aos recursos tecnológicos uma capacidade de aprender o novo, enfrentar desafios e a quebra de barreiras sociais.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ATIVIDADE 3.5

Acredito que o currículo deve considerar as diversidades que encontramos dentro do espaço escolar, levando em consideração todos os aspectos envolvidos ( sociais, culturais, emocionais e etc.), pois somente assim ele atingirá a meta estabelecida, onde o aluno e o ensino são os pontos cruciais para serem analisados antes de mais nada, certamente nos dias atuais devemos frisar conhecimentos que serão válidos para a vida cotidiana do aluno, para que todos tenham acesso ao conhecimento fazendo a democracia valer para todos. 

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO

ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE



Uma relação de ensino aprendizagem: conhecendo e utilizando as Tic’s como fonte da informação o do conhecimento.

 
Adriana da Costa Pereira
Alécia Maria da Costa Pereira
Alvaci Maria Silva Souto
João Maria de Oliveira Marques
Luiz Oliveira de Almeida
Luzia Silva da Paixão
Wagnar da Silva Araújo


 
Ielmo Marinho/2011
APRESENTAÇÃO

O projeto “uma relação de ensino aprendizagem: conhecendo e utilizando as Tic’s como fonte da informação o do conhecimento” se propõe a atender aos alunos da Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, com o intuito de utilização da sala de informática, levando em consideração a realidade dos autores envolvidos na educação, e a relação aluno professor, aproveitando os recursos disponíveis para aquisição de informação e construção do saber coletivo, e a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação.

 



OBJETIVOS

Geral
·         Desenvolver nos alunos habilidades e competências ligadas as novas tecnologias da informação, facilitando assim a aplicação do conhecimento da prática do seu cotidiano;


Específicos
·         Conscientizar os alunos da importância da aquisição desses novos conhecimentos;

·         Tornar os alunos capazes de interagir de forma direta e indireta com as mudanças tecnológicas que ocorrem em nosso meio;

·         Mediar as práticas tecnológicas no cotidiano escolar dos alunos, a fim de praticar cada vez mais esses conhecimentos.




JUSTIFICATIVA

O referido projeto visa estimular o educando a uma aprendizagem significativa por meio do uso das Tic’s e aprimorar os conhecimentos tecnológicos adquiridos nesta sociedade atual, isto é, ao que diz respeito as exigências da sociedade do saber, mediante uma metodologia de aprendizagem tecnológica, atendendo aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma interdisciplinar e construtiva.
Tendo – se como subsídios os recursos e procedimentos didáticos de uso continuo da escola laboratório, tais como: celular, calculadora, câmera digital, pen drive, computador, DVD, cd,  aparelho micro sister, televisão, pesquisas em sites, textos impressos, gravador, vídeo e etc. o mesmo ainda objetiva – se incluir o aluno na leitura de mundo social e tecnológica.




 
METODOLOGIA

Propomos atividades mediadas em uma relação de ensino aprendizagem incluindo o contexto dos educandos e sua relação com a sociedade em que vivemos, além de propor ações e mecanismos que viabilizem a interação curricular voltada para o aprendizado e o conhecimento dos diversos componentes tecnológicos e pedagógicos. Usamos os diversos componentes pedagógicos, curriculares e contribuintes da formação cidadã:
·         Seminários;
·         Discussões;
·         Data show;
·         Textos;
·         Aulas expositivas;
·         Produção textual;
·         Pesquisas;
·         Observações;
·         Painéis;
·         Desenhos.





 
AVALIAÇÃO

Observamos que será válido a implantação e execução do referido projeto em parceria com perspectivas democráticas e reflexivas numa proposta contínua levando em consideração uma discussão ampla que possa atuar como mediadora da aprendizagem, onde qualquer intervenção que reflita sobre a prática favoreça a autoavaliação e a mediação de ações complementares.