REFORMULANDO O PITEC( Projeto Integrado de
Tecnologia no Curriculo)
ü
Maria José Gomes de Souza Silva
ü
Mirivan Fernandes de Carvalho
ü
Sueleide Pereira Tinoco
OBJETIVO: Levar
o educando a perceber a necessidade de higiene corporal, social e mental de
forma adequada.
JUSTIFICATIVA: Este
projeto é destinado ao corpo discente das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental, sendo que o mesmo poderá ser adaptado a Educação Infantil.
O mesmo
vem proporcionar uma estimulação para a prática das habilidades relacionadas
aos conceitos: conceituais procedimentais e atitudinais,voltadas para a higiene
portanto, o educando será estimulado a desenvolver hábitos de higiene que
garanta uma aprendizagem efetiva e
transformadora de atitudes e hábitos para uma vida saudável.
DESENVOLVIMENTO:
O referido projeto será desencadeado da seguinte forma: abordaremos os tipos de higiene citados;
higiene corporal, mental e social, na perspectiva de atender as necessidades
dos alunos para que possam fazer uso dos mesmos em sua prática diária, podendo
assim assimilar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais,
onde o individuo poderá levar seus conhecimentos e hábitos para o contexto
social.
Para melhor assimilação dos conteúdos, desenvolveremos algumas atividades utilizando algumas tecnologias.
Para melhor assimilação dos conteúdos, desenvolveremos algumas atividades utilizando algumas tecnologias.
Como a
escola não dispões de recursos das TIC buscaremos subsídios com colega de turma, como: data
show,maquina fotográfica, aparelho de som,microfone,DVD,TV,computador e
internet.
Usando estes recursos pretendemos possibilitar ao aluno uma melhor compreensão, gosto pelos conteúdos e envolve-lo na dinâmica diária, estimulando as boas praticas de higiene.
CONTEÚDO: Saúde, Higiene Pessoal, Mental e Social
METODOLOGIA: Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com objetos de higiene pessoal. Será realizada pesquisa em internet e livros. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma. Visita ao dentista, palestra, aula expositiva através do data show.
RECURSOS:
Usando estes recursos pretendemos possibilitar ao aluno uma melhor compreensão, gosto pelos conteúdos e envolve-lo na dinâmica diária, estimulando as boas praticas de higiene.
CONTEÚDO: Saúde, Higiene Pessoal, Mental e Social
METODOLOGIA: Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com objetos de higiene pessoal. Será realizada pesquisa em internet e livros. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma. Visita ao dentista, palestra, aula expositiva através do data show.
RECURSOS:
Folha
de papel; Livros; Tesouras e cola; Objetos de higiene pessoal Máquina
fotográfica; Computador, internet, aparelho de som, TV, microfone, data show e DVD.
AVALIAÇÃO: Os alunos estarão sendo avaliados globalmente durante o projeto através da observação continua e no desenvolvimento e a conscientização com a importância dos hábitos higiênicos.
CONCLUSÃO: Na perspectiva de atingir os objetivos proposto ao desenvolver as atividades relativas ao tema, Percebemos o interesse, e absolvição do mesmo, baseado nos resultados obtidos durante a realização dos trabalhos desenvolvidos em sala. No entanto podemos identificar esses resultados a partir da conduta e mudanças de hábitos percebidos no processo de aprendizagem do aluno, tendo em vista também a assimilação dos conteúdos dirigidos aos mesmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário