Proinfo Ielmo Marinho
Atividade 3.1 Reformulando o PITEC:(Projeto Integrado as Tecnologias ao currículo)
João Maria de Lima
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
Maria do Socorro do Santos
Atividade 3.1 Reformulando o PITEC:(Projeto Integrado as Tecnologias ao currículo)
João Maria de Lima
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
Maria do Socorro do Santos
Apresentação
Pensando e visualizando melhores perspectivas
para trabalhar leitura em sala de aula,a Escola Municipal João Pereira
Sobrinho,Localizada em Chã do Moreno,Zona rural de Ielmo Marinho-RN,desenvolveu
neste bimestre o projeto:Leitura e escrita:Viagem ao conhecimento,o curso
Proinfo - tecnologias na educação vem ajudar na utilização de estratégias e
recursos de ensino para deixar as atividades motivadoras fazendo o alunado
sentir-se capaz de construir e reconstruir conhecimentos.
Objetivo geral
Construir
na escola uma política de formação de leitores,na qual todos possam contribuir
para desenvolver uma prática de leitura que envolva o conjunto da unidade
escolar,participando dos momentos de leitura oportunizados pela instituição.
Metodologia
No que se
refere as atividades de leitura,o trabalho de reflexão sobre a língua e escrita
é importante por possibilitar discussão sobre diferentes sentidos atribuídos
aos textos e sobre os elementos discursivos que validam ou não essas
atribuições de sentido.
Nas aulas,a convivência com textos dos mais variados tipos,será diariamente realizados. A proposta metodológica sugerida é criar uma rotina literária a fim de promover uma viagem ao conhecimento,utilizando diversos mecanismos como:
* Rodas de leituras;
*Reflexão ;
*Historias recontadas ;
*filmes ;
*Apresentações e dramatizações ;
*Empréstimos de livros;
A Instituição Fará exposições dos mais variados textos no caminho da leitura e pesquisa da escola local,alem de exposições orais e escritas de produções realizadas pelos educandos.Com isso se quer mediar uma prática fundamental de analise e reflexão sobre que se ler e escrever,promovendo relação com a produção oral e a prática de leitura no dia a dia.
Outro ponto importante é o professor realizar uma boa seleção de materiais que serão incorporados às aulas,tendo o aluno como peça fundamental para o planejamento das atividades a serem executadas na escola.
Nas aulas,a convivência com textos dos mais variados tipos,será diariamente realizados. A proposta metodológica sugerida é criar uma rotina literária a fim de promover uma viagem ao conhecimento,utilizando diversos mecanismos como:
* Rodas de leituras;
*Reflexão ;
*Historias recontadas ;
*filmes ;
*Apresentações e dramatizações ;
*Empréstimos de livros;
A Instituição Fará exposições dos mais variados textos no caminho da leitura e pesquisa da escola local,alem de exposições orais e escritas de produções realizadas pelos educandos.Com isso se quer mediar uma prática fundamental de analise e reflexão sobre que se ler e escrever,promovendo relação com a produção oral e a prática de leitura no dia a dia.
Outro ponto importante é o professor realizar uma boa seleção de materiais que serão incorporados às aulas,tendo o aluno como peça fundamental para o planejamento das atividades a serem executadas na escola.
Resultados
Desenvolver um trabalho interdisciplinar não é uma proposta difícil de ser executada,é necessário somente um bom planejamento.De forma simplificada pode se dizer que trabalhar com a interdisciplinaridade é desenvolver uma integração com todas as disciplinas do conhecimento.
Desenvolver um trabalho interdisciplinar não é uma proposta difícil de ser executada,é necessário somente um bom planejamento.De forma simplificada pode se dizer que trabalhar com a interdisciplinaridade é desenvolver uma integração com todas as disciplinas do conhecimento.
As atividades realizados na execução deste projeto forma desenvolvidas
de acordo com os níveis em que se encontram os alunos das turmas,para que haja
uma intervenção nas dificuldades encontradas,facilitando assim,a uma
aprendizagem significativa e prazerosa.
Atualmente,as exigências que recaem sobre cada individuo e cidadão,em função da evolução e da transformação acelerada pela qual a sociedade está passando,são maiores que em outras épocas.
A escola está sendo acionada para agir na direção da solução desse problema,devendo preparar cada vez melhor os educandos a fim de que enfrentem os problemas diários que os comentem,podendo assim,buscar uma melhor qualidade de vida.
As atividades foram desenvolvidas através de rodas de leituras,reflexão e filmes que possibilitou uma viagem os conhecimento que trouxe aos educandos uma aprendizagem de construção e reconstrução de saberes. Apresentações, dramatizações, exposições orais e escritas que possibilitou aos alunos vivenciar aquilo que se ler ou o que se escrever de maneira dinâmica e prazerosa.
Foram oferecidos,empréstimos de livros para os alunos,a fim de aproxima-los ainda mais dos mais variados textos escritos. Após utilizarmos situações de leitura e escrita das diferentes modalidades de linguagem, exploramos algumas das histórias através da exibição de filmes, após a exibição dos mesmos ,os educando realizaram atividades em grupo e individuais, divulgando o conhecimento adquirido através do uso das tecnologias utilizadas em sala de aula.Desse modo a escola pretende inserir nas aulas essas atividades integrandos os meios tecnológicos para melhor executar as ações planejadas neste projeto,com intuito de atingir os objetivo propostos .
Atualmente,as exigências que recaem sobre cada individuo e cidadão,em função da evolução e da transformação acelerada pela qual a sociedade está passando,são maiores que em outras épocas.
A escola está sendo acionada para agir na direção da solução desse problema,devendo preparar cada vez melhor os educandos a fim de que enfrentem os problemas diários que os comentem,podendo assim,buscar uma melhor qualidade de vida.
As atividades foram desenvolvidas através de rodas de leituras,reflexão e filmes que possibilitou uma viagem os conhecimento que trouxe aos educandos uma aprendizagem de construção e reconstrução de saberes. Apresentações, dramatizações, exposições orais e escritas que possibilitou aos alunos vivenciar aquilo que se ler ou o que se escrever de maneira dinâmica e prazerosa.
Foram oferecidos,empréstimos de livros para os alunos,a fim de aproxima-los ainda mais dos mais variados textos escritos. Após utilizarmos situações de leitura e escrita das diferentes modalidades de linguagem, exploramos algumas das histórias através da exibição de filmes, após a exibição dos mesmos ,os educando realizaram atividades em grupo e individuais, divulgando o conhecimento adquirido através do uso das tecnologias utilizadas em sala de aula.Desse modo a escola pretende inserir nas aulas essas atividades integrandos os meios tecnológicos para melhor executar as ações planejadas neste projeto,com intuito de atingir os objetivo propostos .
A Avaliação do desempenho dos alunos foi feita
através de observações diárias,pela prática das atividades desenvolvidas
durante o projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário