Projeto Interdisciplinar Integrando as Tecnologias ao
Currículo.
Escola Municipal João Vitor da Silva Lima.
Magnus Rodrigues de Medeiros
Roseane Cristina de Souza Brandão.
Professores
“Quanto
mais amplo, ricos e complexos forem os significados construídos, isto é, quanto
mais amplas, ricas e complexas forem as relações estabelecidas com os outros
significados da estrutura cognitiva, tanto maior será a possibilidade de
utilizá-los para explorar relações novas e para construir novos significados”.
César Coll e Elena Martín
Sistematização do Projeto e Apresentação de
Resultado.
Diante do contexto do nosso alunado, os mesmos
apresentam vários níveis de conhecimentos, e perante as necessidades
encontradas, sentimos a necessidade da implantação e a utilização do jogo de
xadrez, oportunizou o desenvolvimento de estratégias para mudanças de
comportamento e consciência cidadã. Proporcionou um exercício de equilíbrio no
cotidiano escolar, algo prazeroso, para ser apreendido, adquirindo assim, uma
argumentação baseada na análise e na reflexão (proposto pela técnica do jogo),
em prol do conhecimento, através da prática do xadrez. E assim, motivando o
alunado em função de maior concentração em todas as áreas do conhecimento e favorecendo
o processo ensino-aprendizagem em função da construção de uma escola
igualitária e equilibrada, pelo raciocínio lógico e comportamental do alunado.
O Jogo de Xadrez é considerado pelos estudiosos,
como um dos instrumentos pedagógicos que pode facilitar o desenvolvimento do
ensino-aprendizado nas escolas. O mesmo estimula habilidades cognitivas,
raciocínio lógico, memória e organização de ideias entre outros. E por todos
esses requisitos que nós planejamos o “Projeto de Xadrez”, pois é fundamental mesclar
o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico do xadrez para obter bons
resultados. Segundo as pesquisas o xadrez pode ser iniciado na infância, pois
já foi desempenhado projetos que deram certos na Educação Infantil. O Xadrez
auxilia aos alunos no seu rendimento escolar através do desenvolvimento e
diversas habilidades, no entanto, é fundamental que o professor saiba como
utilizá-lo pedagogicamente na sala de aula. Não se trata apenas de uma
atividade que se restrinja as aulas de xadrez ou as horas de lazer do aluno. O
xadrez pode e deve ser trabalhado em sala de aula de forma multidisciplinar,
seja dentro da matemática, história, do português entre outras. E no decorrer
do desenvolvimento nosso projeto foi adicionado a utilização de várias técnicas
em função dos diversos recursos tecnológicos com a utilização do repasse das
regras para o desempenho do Jogo de Xadrez, que pode ser encontrada em diversos
sites da internet ou mesmo baixando programas que auxiliem no desenvolvimento
de exercícios para o aprimoramento de novas e criativas jogadas do
desenvolvimento do aluno atleta diante dos novos adversários, seja na escola ou
em competições extra classe, podendo ser jogadas contra o próprio computador ou
com adversários (on line) na rede mundial de computadores.
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