domingo, 11 de novembro de 2012


Atividade 3-4 – Reformulando o PITEC
Projeto Interdisciplinar Integrando as Tecnologias ao Currículo.


Projeto de Xadrez




Escola Municipal João Vitor da Silva Lima.
Magnus Rodrigues de Medeiros
Roseane Cristina de Souza Brandão.
Professores

 “Quanto mais amplo, ricos e complexos forem os significados construídos, isto é, quanto mais amplas, ricas e complexas forem as relações estabelecidas com os outros significados da estrutura cognitiva, tanto maior será a possibilidade de utilizá-los para explorar relações novas e para construir novos significados”. 
César Coll e Elena Martín

Sistematização do Projeto e Apresentação de Resultado.

Diante do contexto do nosso alunado, os mesmos apresentam vários níveis de conhecimentos, e perante as necessidades encontradas, sentimos a necessidade da implantação e a utilização do jogo de xadrez, oportunizou o desenvolvimento de estratégias para mudanças de comportamento e consciência cidadã. Proporcionou um exercício de equilíbrio no cotidiano escolar, algo prazeroso, para ser apreendido, adquirindo assim, uma argumentação baseada na análise e na reflexão (proposto pela técnica do jogo), em prol do conhecimento, através da prática do xadrez. E assim, motivando o alunado em função de maior concentração em todas as áreas do conhecimento e favorecendo o processo ensino-aprendizagem em função da construção de uma escola igualitária e equilibrada, pelo raciocínio lógico e comportamental do alunado.

O Jogo de Xadrez é considerado pelos estudiosos, como um dos instrumentos pedagógicos que pode facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizado nas escolas. O mesmo estimula habilidades cognitivas, raciocínio lógico, memória e organização de ideias entre outros. E por todos esses requisitos que nós planejamos o “Projeto de Xadrez”, pois é fundamental mesclar o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico do xadrez para obter bons resultados. Segundo as pesquisas o xadrez pode ser iniciado na infância, pois já foi desempenhado projetos que deram certos na Educação Infantil. O Xadrez auxilia aos alunos no seu rendimento escolar através do desenvolvimento e diversas habilidades, no entanto, é fundamental que o professor saiba como utilizá-lo pedagogicamente na sala de aula. Não se trata apenas de uma atividade que se restrinja as aulas de xadrez ou as horas de lazer do aluno. O xadrez pode e deve ser trabalhado em sala de aula de forma multidisciplinar, seja dentro da matemática, história, do português entre outras. E no decorrer do desenvolvimento nosso projeto foi adicionado a utilização de várias técnicas em função dos diversos recursos tecnológicos com a utilização do repasse das regras para o desempenho do Jogo de Xadrez, que pode ser encontrada em diversos sites da internet ou mesmo baixando programas que auxiliem no desenvolvimento de exercícios para o aprimoramento de novas e criativas jogadas do desenvolvimento do aluno atleta diante dos novos adversários, seja na escola ou em competições extra classe, podendo ser jogadas contra o próprio computador ou com adversários (on line) na rede mundial de computadores.

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