Atividade
3.1 – Reformulando o PITEC
Hellma Hígia Cavalcante Leite
Liduina Maria de Freitas Aires
Projeto
interdisciplinar: Integrando as tecnologias ao currículo
Tema: Rever o conceito de
sustentabilidade no semiárido
Público Alvo: Alunos da 6º. Ano Fundamental II
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver nos
alunos a reflexão da necessidade de preservar, manter e impedir a destruição do
meio ambiente.
Duração das atividades: Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelos professores
com o aluno:
Os alunos por serem
da Zona rural já tem o conhecimento da necessidade da conservação do solo e
sustentabilidade do semiárido.
Estratégias e recursos da aula:
Aula
01: Apresentar
aos alunos à importância da preservação e conservação do solo no semiárido,
através dos vídeos onde mostra a construção da cisterna e calçadão para o
armazenamento da água no período da escassez das chuvas principalmente à falta
d’água as consequências futuras das ações de hoje.
Vídeos:
“Preservação do solo e a construção da
cisterna e calçadão para o armazenamento da água.”
Aula 02: Convidamos um palestrante especialista “Técnico Agrícola Professor
Elisbão Moura”, mostrando a importância não só do armazenamento da água como
também da conservação do solo semiárido, nas construções das barragens
subterrâneas e curvas de nível.
Vídeos:
Este vídeo é uma fração do vídeo Técnicas
Agrícolas para contenção de solo e água, produzido pela ATECEL/UFCG/DEAG e
financiado pela FUNASA, visando capacitar produtores e técnicos agrícolas na
importância de armazenar água no solo de riachos, aumentando a umidade e
permitindo maior expectativa de produção agrícola em cima da bacia hidráulica
da barragem.
Se não fizer curva de nível e terraceanto o
solo ocorre erosão
e se torna um solo in produtivo
e se torna um solo in produtivo
Aula 03: Aula de campo, visita a casa de Dona Dorinha, dona de casa, casada, ela
tem sete filhos, vive no assentamento há 10 anos no Assentamento Lagoa Nova,
município de Ielmo Marinho, participou do Projeto das Nações da ASA e conquista
de tecnologia para convivência com o semiárido,
onde foi construído cisternas do PIMC e do PI+2. Aprendeu muitas coisas,
trocou experiências.
Aula 04: Iniciar com o videoclipe
sobre a seca de março. Fazer uma
roda de conversa e, inicialmente, realizar uma leitura compartilhada da musica
“Seca Malvada – cantor Marco
Brasil”. Em seguida, retomar a discussão sobre a
importância da sustentabilidade do semiárido e sobre o êxodo rural. Depois que
responder atividades e ilustrar.
Este videoclipe tem como fundo a música É a
seca de março torrando o sertão de Jessier Quirino e o texto baseia-se no
artigo Uma Visão da Seca a Luz da Psicanálise (LEITE, SEVERIANO, COSTA, 2009)
que apresenta a visão do Nordeste como uma Região árida e carente, um dos
possíveis olhares que nós como nordestinos não podemos e não devemos negar, já
que faz parte da nossa realidade, da nossa identidade.
Atividade:
Escola Municipal João Vitor da Silva Lima
Aluno(a) _____________________________No. ____ Ano: ___ Turma: ___
Professoras: Hellma e Liduina Aires
Atividade
de Português/Geografia
O semiárido o clima é
quente, com chuvas escassas e mal distribuídas e ar seco, o clima do sertão do
Nordeste, onde se localiza o polígono das secas: há cidades em que não chove
por longos períodos, o que explica, em parte, o êxodo rural nessa área. A letra
da musica retrata o semiárido, leia e responda as seguintes questões:
Seca Malvada Marco Brasil
A chuva que demoraTenho que ir embora
Quando abrir essa carta
Você vai saber, amor, não chora
Eu já estou na estrada
Já vou longe de casa
Tudo que eu levo é a coragem
A dor da saudade, seca malvada
Eu só queria a riqueza
De ter sobre a mesa o pouco que plantei
Como colher na cidade a dignidade
Que eu tanto sonhei
A solidão é a seca no chão
Que só faz os meus olhos chover
Meu coração de luar de sertão
Quer um dia voltar pra você
1) Escreva, com suas palavras, que
influência o clima tem sobre nós?
2)
Quais as característica do clima semiárido?
3)
Qual é o assunto principal da letra da musica?
4)
Quais as medidas que podemos tomar na
falta das chuvas?
5)
Escolha uma da estrofes e faça uma redação de 10 linhas sobre a mesma.
6)
Ilustre a canção.
Aula 05: Construção da Maquete do Sítio de Dona Dorinha com os alunos.
Aula 06: Exposição das atividades e maquete no pátio da escola no horário
vespertino.
Aula 07: Atividade de Conclusão
Através
de uma dissertação de 15 linhas, em forma de texto relatar o que vocês
aprenderam neste projeto respondendo as seguintes questões.
1)
O
que já sabia.
2)
O
que não sabia.
3)
O
que mais chamou atenção durante as apresentações?
4)
Quais
as dificuldades encontradas?
5)
O
que precisamos fazer para melhorar?
6)
Sugestões
de outros temas.
Depois
da dissertação, cinco (5) alunos poderão relatar aos colegas a vivencia do projeto,
registrar com fotos e filmagem.
Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:
Textos, Vídeos, Datashow,
Computadores.
Identificar
e representar:
Atividade permite ao aluno
reconhecer em seu lugar de vivência as novas tecnologias usadas na produção agrícola
e na pecuária. As novas descobertas deverão ser representadas por meio de texto
e vídeos informativos.
Dinâmica da Atividade:
Elaboração de uma Paródia
coletiva em relação ao semiárido, produção de um texto em dupla com as
principais causas da seca malvada, incluindo o êxodo rural.
Critérios de Avaliação:
A avaliação será continua, tanto em classe como no
trabalho de campo. No final o aluno entrega um relatório para avaliação da aula
de campo.
Atividade 3.3 - Mapa Conceitual do Pitec
Sem comentários:
Enviar um comentário