quinta-feira, 8 de novembro de 2012



ATIVIDADE 3.1- “Reformulando o PITEC”


ESCOLA: Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire

CURSISTAS: Alvaci Maria da Silva Souto
                         Adriana da Costa Pereira Morais Cândido
                         Alecia Maria da Costa Pereira
                         Luiz Oliveira de Almeida.

TEMA: Aprendizagem significativa através de práticas interdisciplinares e tecnológicas: Ler e escrever; caminhos do saber.

DISCIPLINAS: Interdisciplinaridade entre todas as áreas do conhecimento.

TEMAS TRANSVERSAIS: Trabalho e Consumo, Ética e Cidadania, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente.
      
OBJETIVO GERAL: Erradicar as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita através da ludicidade e praticidade dos recursos tecnológicos, integrando a escola a um currículo de construções coletivas, pautado em uma qualificação consistente do ensino-aprendizagem através do uso das novas tecnologias e nas práticas sociais.

OBJETIVO ESPECIFICO

·          Integrar e articular no currículo escolar as novas tecnologias de forma interdisciplinar;
·    Conscientizar os alunos da importância do uso desses novos recursos digitais em nossa sociedade atual.
·     Tornar os alunos capazes de interagir com as mudanças tecnológicas no âmbito escolar e social.
·      Propor o conhecimento construtivo do acesso as novas tecnologias existentes na escola e além do muro dela.
·         Estimular o uso das tecnologias em sala de aula de forma interdisciplinar.
·         Fazer registros das aulas, através do uso de câmeras, celulares, textos digitais etc...
·         Mediar os educandos no laboratório de informática existente na escola, sobre suas pesquisas em sites.
·         Fazer uso dos recursos digitais de uso pessoal e existentes na escola para melhor aquisição da leitura e escrita dos diversos gêneros.

JUSTIFICATIVA

O referido projeto visa fazer a inserção das novas tecnologias no currículo da escola e integrar a escola a este currículo através de projetos interdisciplinares  que venham a suprir a curto, médio ou longo prazo as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativo.
Tendo-se como subsídios para tal aprendizagem significativa os recursos e procedimentos metodológicos de uso continuo da escola, laboratório Senador Jessé Pinto Freire, um currículo que coloquem em pratica em seus projetos interdisciplinares tudo que aprendemos no decorrer do curso proinfo e incluindo o aluno na leitura de mundo e tecnológica.

 
METODOLOGIA

  O referido projeto propõe atividades mediadas em uma relação de ensino aprendizagem entre leitura e escrita e as novas tecnologias, tais como: celular, calculadora, câmera digital, pen drive, computador, DVD, CD, aparelho micro sister, data show, televisão, pesquisas em sites, textos impressos, gravador, vídeo, criar o próprio endereço eletrônico (blog, facebook, Orkut), alunos entre si fazer o registro das aulas realizadas, isto é tirar fotos, fazer vídeos, digitar textos relatórios e etc.

RECURSOS:

·         Data show
·         Filmes
·         Textos impressos de diversos gêneros
·         Fotos
·         Computadores
·         Celular
·         DVD/ Vídeo
·         CD
·         Gravador
·         Aparelho de som com entrada para MP3 e USB
·         Pen drive
·         Televisão
·         Revistas e livros
·         Câmera digital
·         Calculadora
·         Internet
·         Tablet
·         Banner

AVALIAÇÃO

Este projeto foi de suma importância para nossa prática pedagógica e aprendizagem dos meus alunos, por ter alcançado a metodologia e objetivos desejados.
Mediante o uso dos recursos tecnológicos em junção com o processo de alfabetização de leitura e escrita, tivemos a oportunidade de tornar a aprendizagem de nossos alunos mais produtiva e significativa, onde espontaneamente as famílias de alguns alunos se sentiram na necessidade de presentear seus filhos com computadores e internet  em casa para dar continuidade as atividades propostas pelo currículo da sala de aula, porque segundo estas famílias os seus filhos progrediram muito depois do contato direto com os Tic’s  na escola, em termo de aprendizagem e outros pais por não ter computadores em casa, acompanham seus filhos para realizar as tarefas em outros ambientes tais como lan rauses, casas dos vizinhos e etc....
Nós enquanto educadores pedagógicos estamos bastantes satisfeitos em irmos em busca de conhecimento tecnológico no curso proinfo e podermos passar este conhecimento para nossos alunos. Porém subsidiou de forma crítica e construtiva o processo de leitura e escrita, pois antes o nosso público alvo tinha muita dificuldade em ler, escrever e usar os recursos tecnológicos, hoje já familiariza com este tipo de prática e enfrentando os desafios.








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