ATIVIDADE 3.1-
“Reformulando o PITEC”
ESCOLA: Escola Municipal Senador Jessé Pinto
Freire
CURSISTAS: Alvaci Maria da Silva Souto
Adriana da Costa Pereira
Morais Cândido
Alecia Maria da Costa
Pereira
Luiz Oliveira de Almeida.
TEMA: Aprendizagem significativa através de
práticas interdisciplinares e tecnológicas: Ler e escrever; caminhos do saber.
DISCIPLINAS: Interdisciplinaridade entre todas as
áreas do conhecimento.
TEMAS TRANSVERSAIS: Trabalho e Consumo, Ética e Cidadania,
Pluralidade Cultural, Meio Ambiente.
OBJETIVO GERAL: Erradicar as dificuldades de
aprendizagem de leitura e escrita através da ludicidade e praticidade dos
recursos tecnológicos, integrando a escola a um currículo de construções coletivas,
pautado em uma qualificação consistente do ensino-aprendizagem através do uso
das novas tecnologias e nas práticas sociais.
OBJETIVO ESPECIFICO
·
Integrar e articular no currículo escolar as
novas tecnologias de forma interdisciplinar;
· Conscientizar
os alunos da importância do uso desses novos recursos digitais em nossa
sociedade atual.
· Tornar
os alunos capazes de interagir com as mudanças tecnológicas no âmbito escolar e
social.
· Propor
o conhecimento construtivo do acesso as novas tecnologias existentes na escola
e além do muro dela.
·
Estimular
o uso das tecnologias em sala de aula de forma interdisciplinar.
·
Fazer
registros das aulas, através do uso de câmeras, celulares, textos digitais
etc...
·
Mediar
os educandos no laboratório de informática existente na escola, sobre suas
pesquisas em sites.
·
Fazer
uso dos recursos digitais de uso pessoal e existentes na escola para melhor
aquisição da leitura e escrita dos diversos gêneros.
JUSTIFICATIVA
O referido projeto visa fazer a inserção das
novas tecnologias no currículo da escola e integrar a escola a este currículo
através de projetos interdisciplinares
que venham a suprir a curto, médio ou longo prazo as dificuldades de
aprendizagem de leitura e escrita, tornando o processo de ensino aprendizagem
mais significativo.
Tendo-se como subsídios para tal
aprendizagem significativa os recursos e procedimentos metodológicos de uso
continuo da escola, laboratório Senador Jessé Pinto Freire, um currículo que
coloquem em pratica em seus projetos interdisciplinares tudo que aprendemos no
decorrer do curso proinfo e incluindo o aluno na leitura de mundo e
tecnológica.
METODOLOGIA
O referido projeto propõe atividades mediadas em uma relação de ensino
aprendizagem entre leitura e escrita e as novas tecnologias, tais como:
celular, calculadora, câmera digital, pen drive, computador, DVD, CD, aparelho
micro sister, data show, televisão, pesquisas em sites, textos impressos,
gravador, vídeo, criar o próprio endereço eletrônico (blog, facebook, Orkut),
alunos entre si fazer o registro das aulas realizadas, isto é tirar fotos,
fazer vídeos, digitar textos relatórios e etc.
RECURSOS:
·
Data
show
·
Filmes
·
Textos
impressos de diversos gêneros
·
Fotos
·
Computadores
·
Celular
·
DVD/
Vídeo
·
CD
·
Gravador
·
Aparelho
de som com entrada para MP3 e USB
·
Pen
drive
·
Revistas
e livros
·
Câmera
digital
·
Calculadora
·
Internet
·
Tablet
·
Banner
AVALIAÇÃO
Este projeto foi de suma importância
para nossa prática pedagógica e aprendizagem dos meus alunos, por ter alcançado
a metodologia e objetivos desejados.
Mediante o uso dos recursos
tecnológicos em junção com o processo de alfabetização de leitura e escrita,
tivemos a oportunidade de tornar a aprendizagem de nossos alunos mais produtiva
e significativa, onde espontaneamente as famílias de alguns alunos se sentiram
na necessidade de presentear seus filhos com computadores e internet em casa para dar continuidade as atividades
propostas pelo currículo da sala de aula, porque segundo estas famílias os seus
filhos progrediram muito depois do contato direto com os Tic’s na escola, em termo de aprendizagem e outros
pais por não ter computadores em casa, acompanham seus filhos para realizar as
tarefas em outros ambientes tais como lan rauses, casas dos vizinhos e etc....
Nós enquanto educadores pedagógicos
estamos bastantes satisfeitos em irmos em busca de conhecimento tecnológico no
curso proinfo e podermos passar este conhecimento para nossos alunos. Porém
subsidiou de forma crítica e construtiva o processo de leitura e escrita, pois
antes o nosso público alvo tinha muita dificuldade em ler, escrever e usar os
recursos tecnológicos, hoje já familiariza com este tipo de prática e
enfrentando os desafios.
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