sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto da Atividade 3.3 (Oldeci - Elideuza - Fabiana)

  
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL RODRIGUES DE ANDRADE
COMUNIDADE DE QUERMISSOL IELMO MARINHO-RN

A tecnologia
e um
 MEIO ambiente melhor



quermissol-ielmo marinho-rn/2012 


elideuza florencio patrício de oliveira
Fabiana claudino de melo
Oldeci pereira de oliveira
___________________________________

Elaboração

trabalho apresentaDO NA  e. m. manoeL 
rodrigues de ANDRADE localizada na comunidade 
DE quermissol  ielmo marinho-rn, soB orientação 
dos professores: elideuza, oldeci  e Fabiana 
para  desenvolvimento na turma do 2º ano do 
ensino fundamental.

QUERMISSOL-2012/RN
APRESENTAÇÃO
O trabalho apresenta caráter educativo, pois tem como fonte integradora questões relacionadas a preservação do meio ambiente, embasado em uma problemática detectada na comunidade onde sofre um desequilíbrio ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, acúmulo de lixo a céu aberto, etc.
Com intuito de conscientização, o desencadear da proposta se dará com ênfase ao uso de recursos tecnológicos que envolvam todos os sujeitos inseridos e ultrapasse para as outras turmas da escola e a comunidade.
O uso de tecnologias servirá como ponte norteadora de esclarecimento, tentando atingir um patamá, onde seja dado importância a estes veículos que em uma amplitude demonstrem em tempo hábil a realidade dos fatos.
Dando ênfase a problemática, a ideia é também enfatizar a importância da tecnologia nos dias atuais contextualizando-a como ferramenta no processo de intervenção ou solução dos problemas.

JUSTIFICATIVA
O desequilíbrio ambiental na nossa comunidade se dá pela ação humana que para sua subsistência utiliza dos recursos naturais extraídos da natureza, ocasionando de forma desenfreada problemas preocupantes para sua própria sobrevivência.
Alguns problemas geram outros como por exemplo: o desmatamento ou queimadas; provoca extinção de espécies da  região; deixa a terra improdutiva; no solo acontece a erosão, etc. Lixo a céu aberto; proliferação de insetos; contaminação do solo, etc. 

Tais problemas sempre eram levantados e discutidos na turma do 2º ano. Daí a necessidade de intervir com intuito de apresentar ações que combatam a situação, desencadeando em tempo hábil através do uso de tecnologias, o dinamismo na conscientização de nossas ações.
OBJETIVO:
Oportunizar através de recursos tecnológicos a conscientização de ações voltadas ao equilíbrio ambiental na comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

*Desenvolver a capacidade de refletir sobre a importância do meio ambiente;
*Utilizar recursos tecnológicos para fazer pesquisas; 

*Conscientizar-se que a ação humana transforma o meio;
*Incorporar o uso da tecnologia como “Fio Condutor” da construção do conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
A aplicabilidade das ações para o desenvolvimento do trabalho deverá contextualizar a problemática Desequilíbrio ambiental, uso de recursos tecnológicos caracterizando a visão de que a tecnologia nos dias atuais é uma ferramenta eficaz para combater determinados problemas, haja vista, que em pouco tempo e espaço se  discute uma amplitude de informações que inconscientemente instiga uma reflexão nos sujeitos inseridos.
Portanto com o 2º ano do ensino fundamental a ideia é sempre discutir o problema e levantar hipótese, para então chegar a conclusões constituindo conceitos e atitudes que revelem uma conduta de um sujeito crítico e capacitado a dar sugestões para soluções dos problemas.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
                             
                                ENCAMINHAMENTOS 
Aparelho de som
*Ouvir músicas relacionadas ao meio ambiente
Televisão
*Assistir clips ou documentários relacionados com questões ambientais
Data show
*Promover seminários com dados estatísticos para o corpo docente da escola e comunidade
Caixa de som e microfone
*Realizar momentos de informações com notícias sobre o meio ambiente
Câmera digital
*Registrar todas as ações do trabalho e realizar uma exposição na escola
Computador
*Pesquisas

O uso dos recursos tecnológicos deverão  ser intermediados de metodologias que desenvolvam conceitos e conhecimentos adquiridos durante a aplicação da proposta tais como: 

*Questionários;

*Seminários;

*Desenhos;

*Cantinho da curiosidade; 

*Pesquisas;

*Conversa formal;

*Resumos;

*Registros;

*Palestras; 

*Exposição.
         
O tempo deverá está organizado num período de 1(um) mês.

AVALIAÇÃO
No processo avaliativo deverá está contemplado como eixo principal a observação contínua; analisando alguns fatores primordiais para o trabalho com o grupo. Destacando a participação individual, a interação entre o grupo e o compromisso em estabelecer o contato do objeto de estudo com a transformação da situação problema que originalizou o estudo e daí a construção do conhecimento.
Portanto de forma esquematizada a avaliação do trabalho se dará da seguinte forma.
      

        OBSERVAÇÃO


INTERAÇÃO COM O GRUPO
PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL
COMPROMISSO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES

     
CONHECIMENTO


REGISTRO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

REFLEXÃO DA MÚSICA  ¨JOGUE O LIXO NO LIXO.
COREOGRAFIA DA MÚSICA  ¨JOGUE O LIXO NO LIXO.¨
ASSISTINDO UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
EXIBIÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL.

PALESTRA SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
MENSAGENS SOBRE A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

PESQUISA SOBRE CAUSAS E EFEITOS DAS QUEIMADAS E DESMATAMENTO.
PESQUISA SOBRE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAS RECICLÁVEIS.
















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