quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PITEC


PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 3.1

REFORMULANDO O PITEC

 

 

 

 

CURSISTAS:

Telma Paulo da Rocha

Ozineide Onofre da Silva

 

 

 

 

 

 

 

IELMO MARINHO/RN

2012

    ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE

  1. TEMA: Linux Educacional: Edubar um software no espaço educativo

2. OBJETIVO GERAL:

Possibilitar aos professores que lecionam nas turmas de 1º e 2º ano a inserção do computador como ferramenta de trabalho e o desenvolvimento das habilidades para  exploração do Sistema Linux Educacional, fortalecendo assim o processo de ensinoaprendizagem no seu cotidiano escolar.

3. OBEJETIVOS ESPECÍFICOS:

Incentivar o Professor a utilizar as TICs como ferramenta educacional.

Aprimorar a leitura e a escrita dos alunos, usando os jogos da Barra de Edubar Ícone ABC.

Proporcionar um ambiente de aprendizagem diferenciado em que o aluno torne-se autor na construção do seu conhecimento.

Interagir as opiniões sobre os textos discutidos na sala de aula.

Desenvolver habilidade de ler, interpretar e transmitir conhecimentos adquiridos.

 

 

4. QUESTÃO A SER RESOLVIDA

O avanço da tecnologia torna-se  imprescindível para que os professores façam  uso das Novas Tecnologias como instrumento de apoio para a sua  formação  e  como recurso de mediação para o aquisição da Informação. Diante deste contexto como explorar os jogos da Barra de Edubar Ícone ABC para potencialização da leitura e escrita?

 

 

 

 

 

 

 

5.  JUSTIFICATIVA    

Nesse processo fervescente de evolução das tecnologias de informação, comunicação e transformações de inter-relações sociais e culturais, percebe-se que desde décadas de 70, 80 e 90 fica evidenciado um avanço  gradativamente com a tecnologia, isso vem consolidando as TICs na educação efetivando novas formas de se armanezar, processar e transmitir as informações seja com programas multimídias, softwares ou hipermídia sendo disseminado no contexto educacional.

Diante deste pressuposto há uma exigência que os profissionais da educação se apropriem do conhecimento sobre as TICs, para que possam exercer a aplicabilidades em sala de aula.   Daí a necessidade de realizar encontros com os professores que atuam nas turmas de 1º e 2º ano na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, para familiariza-los e prepara-los para utilização dos computadores explorando o Sistema Linux Educacional o  softwares como jogos na Barra de Edubar Ícone ABC.

Neste sentido de acordo com MARÇAL FLORES (1996): “A informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”

O uso das novas tecnologias na escola além de ajudar no desenvolvimento do raciocínio permite ao educando se conectar em tempo real, fazer pesquisas relacionado ao conteúdo trabalhado na sala. Entretanto, percebe-se que apenas saber ler e escrever o código escrito não tem sido suficiente para atender as demandas impostas pela necessidade de acesso aos meios impressos e também a nova cultura dos meios digitais.

O objetivo das tecnologias da informação e comunicação apresentado aos professores, refere-se ao fato de que a escola por sua vez, deve se preocupar em desenvolver um trabalho pedagógico voltado para esse novo prisma de conhecimento. Dessa forma Magda Soares afirma que: “ser alfabetizado tem sido insuficiente para vivenciar plenamente a cultura da escrita e responder as demandas de hoje”. Todavia tanto os educandos, quantos educadores, devem se colocar como sujeitos do aprender. A instituição de ensino deve ser um espaço que desenvolva um trabalho numa perspectiva interativa e inovadora que vise à construção da autonomia dos educandos e formação para exercício pleno da cidadania.

6.  ATORES E PAPEIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR

Professores do 1º e 2º ano(turmas multisseriadas), que será trabalhado Software Livre GNU/ Linux Educacional, especificamente os jogos da Barra de Edubar Ícone ABC, para que possam explorar na sala de sala.

7. ETAPAS E AÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

1º ETAPA: Lançamento do projeto, momento em que os professores receberão as orientações para motiva-los e prepara-los para utilizar os computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela Internet.

2º ETAPA: Desenvolver no professor a habilidade de manusear o computador através de pesquisa na internet utilizando do Software Livre – LINUX EDUCACIONAL.

 3º ETAPA: Iniciar com a apresentação do jogo da forca para que os docentes possam  conhecer o software. Explorar o Software da Barra do Edubar explorando os jogos do Ícone ABC do Edubar, conhecendo as regras e aplicabilidade de cada jogo.

                                          

4º ETAPA: Solicitar aos professores que elabore uma sequencia didática de como trabalhar com esses jogos na turma e quais os conteúdos poderão ser abordados em cada jogo, em seguida digitar no Writer.

5º ETAPA: Os professores deverão realizar um trabalho com os alunos das suas respectivas turmas.

8. AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá de acordo com a participação dos professores na formação diagnosticando os avanços e as dificuldades existentes na realização das atividades que serão realizadas no computador.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, F. J. Educação e informática. Os computadores na escola. São Paulo, Cortez, 1988.

 

LEITE, Lúcia Alvarez. Pedagogia de Projetos. Texto retirado do Site htpp:/ WWW.cipo.org.br/escolacomsabor/arq/Tanamesa-Artigopedagogiaprojeto.doc. Acesso em 20 de Out. 2011.

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