sábado, 28 de abril de 2012

Unidade 2 - Atividade 2.8 - Hellma Leite e Liduina Aires


Ativ. 2.6 Planejamento Atividade Prática Pedagógica

Escola Municipal João Vitor da Silva Lima
Turno: Vespertino
Série: Ano U
Disciplina: InterdisciplinarPortuguês e Geografia
Professor: Hellma Hígia Cavalcante Leite, Liduina Maria de Freitas Aires
Duração: 3 aulas (180 minutos)
Data: 20, 23, e 24 de abril de 2012

Plano de Aula

Conteúdo
  • Parágrafo, frase, período e oração.

Justificativa
O trabalho com o conteúdoparágrafo, frase, período e oraçãojustifica-se pela necessidade dos alunos de conhecerem e utilizarem com distinção essas estruturas na realização de atividades de produção de texto, o que ajudará tanto na parte estética como na parte estrutural e de coesão e coerência na construção de um texto.

Objetivo Geral
Desenvolver a capacidade de distinguir parágrafo, frase, período e oração, melhorando assim a leitura e escrita na escola.

Objetivos Específicos
  • Dividir o parágrafo em frases e períodos;
  • Destacar as orações nos períodos;
  • Classificar os períodos em simples ou compostos.



Metodologia
Os alunos irão observar a correção do texto trabalhado na aula anterior, revisando assim o conteúdoparágrafo, frase, período e oração.
Logo em seguida, eles irão produzir outro texto utilizado nas aulas de geografia para realizar a divisão do parágrafo em frases e períodos, destacar as orações encontradas e classificar os períodos em simples e compostos.

Recursos
  • Multimídia;
  • Livro de Português;
  • Caderno;
  • Texto de geografia.

 





Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua, levando em conta a participação e produtividade do aluno.



Relato de experiência

A aula foi executada com a turma do ano, no turno vespertino, em 3 encontros presenciais sobre o temaParágrafo, frase, período e oração, no qual trabalhamos com textos estudados nas aulas de Português e Geografia revisando, assim o conteúdo.
No primeiro momento revisamos os conceitos de parágrafo, frase, período e oração. No segundo aproveitamos os textos trabalhados nas aulas para fazermos observações sobre o conteúdo. No terceiro momento usamos como recurso o multimídia, a fim de demonstrar exemplos em novos textos. Por fim, no quarto momento, cada aluno elaborou o seu próprio texto relacionado ao assunto de GeografiaPlacas Tectônicas, usando o conhecimento adquirido sobre o conteúdoParágrafo, frase, período e oração, apresentado nas aulas de Português e agora revisado.
Percebemos que os alunos ficaram bastante entusiasmados com a aula, o que foi bastante satisfatório. Além de a aula ser prazerosa e dinâmica, conseguimos atingir nossos objetivos usando a tecnologia.
O tempo reservado para aplicação do plano de aula usando a tecnologia foi suficiente e os equipamentos estavam em perfeitas condições de uso. Portanto o desenvolvimento da atividade foi muito bom.


Professoras: Hellma Higia C. Leite Sousa e Liduina M. Freitas Aires

Sem comentários:

Enviar um comentário