Ativ. 2.6 Planejamento
Atividade Prática Pedagógica
Escola
Municipal
João
Vitor
da
Silva
Lima
Turno:
Vespertino
Série:
8º
Ano
U
Disciplina:
Interdisciplinar
– Português
e
Geografia
Professor:
Hellma
Hígia
Cavalcante
Leite,
Liduina
Maria
de
Freitas
Aires
Data:
20,
23,
e
24
de
abril
de
2012
Plano
de
Aula
Conteúdo
- Parágrafo, frase, período e oração.
Justificativa
O
trabalho
com
o
conteúdo
“parágrafo,
frase,
período
e
oração”
justifica-se
pela
necessidade
dos
alunos
de
conhecerem
e
utilizarem
com
distinção
essas
estruturas
na
realização
de
atividades
de
produção
de
texto,
o
que
ajudará
tanto
na
parte
estética
como
na
parte
estrutural
e
de
coesão
e
coerência
na
construção
de
um
texto.
Objetivo
Geral
Desenvolver
a
capacidade
de
distinguir
parágrafo,
frase,
período
e
oração,
melhorando
assim
a
leitura
e
escrita
na
escola.
Objetivos
Específicos
- Dividir o parágrafo em frases e períodos;
- Destacar as orações nos períodos;
- Classificar os períodos em simples ou compostos.
Metodologia
Os
alunos
irão
observar
a
correção
do
texto
trabalhado
na
aula
anterior,
revisando
assim
o
conteúdo
“parágrafo,
frase,
período
e
oração”.
Logo
em
seguida,
eles
irão
produzir outro
texto
utilizado
nas
aulas
de
geografia
para
realizar
a
divisão
do
parágrafo
em
frases
e
períodos,
destacar
as
orações
encontradas
e
classificar
os
períodos
em
simples
e
compostos.
Recursos
Avaliação
A
avaliação
acontecerá
de
forma
contínua,
levando
em
conta
a
participação
e
produtividade
do
aluno.
A
aula
foi
executada
com
a
turma
do
8º
ano,
no
turno
vespertino,
em
3
encontros
presenciais
sobre
o
tema
“Parágrafo,
frase,
período
e
oração”,
no
qual
trabalhamos
com
textos
já
estudados
nas
aulas
de
Português
e
Geografia
revisando,
assim
o
conteúdo.
No
primeiro
momento
revisamos
os
conceitos
de
parágrafo,
frase,
período
e
oração.
No
segundo
aproveitamos
os
textos
trabalhados
nas
aulas
para
fazermos
observações
sobre
o
conteúdo.
No
terceiro
momento
usamos
como
recurso
o
multimídia,
a
fim
de
demonstrar
exemplos
em
novos
textos.
Por
fim,
no
quarto
momento,
cada
aluno
elaborou
o
seu
próprio
texto
relacionado
ao
assunto
de
Geografia
“Placas
Tectônicas”,
usando
o
conhecimento
adquirido
sobre
o
conteúdo
“Parágrafo,
frase,
período
e
oração”,
apresentado
nas
aulas
de
Português
e
agora
revisado.
Percebemos
que
os
alunos
ficaram
bastante
entusiasmados
com
a
aula,
o
que
foi
bastante
satisfatório.
Além
de
a
aula
ser
prazerosa
e
dinâmica,
conseguimos
atingir
nossos
objetivos
usando
a
tecnologia.
O
tempo
reservado
para
aplicação
do
plano
de
aula
usando
a
tecnologia
foi
suficiente
e
os
equipamentos
estavam
em
perfeitas
condições
de
uso.
Portanto
o
desenvolvimento
da
atividade
foi
muito
bom.
Professoras: Hellma Higia
C. Leite Sousa e Liduina M. Freitas Aires
Sem comentários:
Enviar um comentário