IELMO MARINHO/RN
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ANO: 9º TURMA: “C”
PROFESSOR: JAILSON CARLOS
TEMA DA AULA: ESTUDO DA FÍSICA
A atividade proposta
que tinha como título: Atividade
Prática Pedagógica foi realizada na
Escola Mul Senador Jessé Pinto Freire, numa turma de 9º ano do
ensino fundamental, no turno noturno. Ela foi planejada na disciplina de
Ciências e executada por mim. Mas, os relatos da experiência como não foi
possível formar uma dupla, também será feito por mim. A temática abordada foi o
Ensino da Física, foi muito proveitoso, pois eles não estavam acostumados
estudar essa disciplina dessa forma. Oportunizei
a eles um debate sobre os conhecimentos
prévios que eles já trazem para a escola. Além disso, o
primeiro momento de motivação foi muito importante,
porque propus a eles perguntar para eles tentarem
responder. Foi aí, que percebi as concepções alternativas deles, que as vezes
já estão "enraizadas" a ponto de não aceitarem a
mudança de postura. Após esse primeiro momento, fui usar os equipamentos de
multimídias o computador e o datashow, na ocasião planejei a aula em slides (anexo biblioteca
-material do aluno) até mesmo para eles facilitarem a visualização das imagens.
Vejo como ponto positivo os equipamentos que funcionaram
diferente de outras vezes. A atividade realizada atendeu
meus objetivos, pois vi que chamou a atenção dos alunos, tornando-se uma aprendizagem significativa. Além
disso, responderam
uma lista de exercícios para verificar os
conceitos estudados.
JUSTIFICATIVA
O baixo
desempenho que os estudantes apresentam nesses processos avaliativos é um
problema geral, que perpassa todas as áreas do conhecimento, não sendo
exclusivo de algumas áreas específicas. No entanto, essas dificuldades de
aprendizagem se revelam de forma ainda mais contundente quando se trata do
ensino das ciências da natureza, em particular da Física do ensino médio,
portanto essa atividade pedagógica visa suprir algumas deficiências de
conteúdos que os alunos chega no ensino médio no que se refere ao estudo da
Física em especial a parte de Mecânica.
CONTEÚDO
- Mecânica;
- Ponto material;
- Cinemática e dinâmica;
- Repouso ou movimento;
- Trajetória: retilínea ou curvilínea;
- Velocidade média;
- Deslocamento;
- Variação de tempo.
RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIA UTILIZADA
- RESGATE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS;
- DINÂMICA DE MOTIVAÇÃO: PERGUNTAS E RESPOSTAS;
- LISTA DE EXERCÍCIOS;
- UTILIZAÇÃO DE OBJETOS PARA SIMULAR MOVIMENTOS;
- COMPUTADOR;
- DATASHOW.
AVALIAÇÃO
A
avaliação se dá por meio de observações feitas durante a aula, levando em
consideração a participação e os conhecimentos prévios dos alunos para uma
melhor sistematização dos temas conceituais e procedimentais. Além disso, uma
aplicação de uma lista de exercícios
Sem comentários:
Enviar um comentário