sábado, 28 de abril de 2012

ATIVIDADE 2.8 JAILSON CARLOS

ESCOLA MUL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE
IELMO MARINHO/RN

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ANO: 9º    TURMA: “C”
PROFESSOR: JAILSON CARLOS

TEMA DA AULA: ESTUDO DA FÍSICA






A atividade proposta que tinha como título: Atividade Prática Pedagógica foi realizada na Escola Mul Senador Jessé Pinto Freire, numa turma de 9º ano do ensino fundamental, no turno noturno. Ela foi planejada na disciplina de Ciências e executada por mim. Mas, os relatos da experiência como não foi possível formar uma dupla, também será feito por mim. A temática abordada foi o Ensino da Física, foi muito proveitoso, pois eles não estavam acostumados estudar essa disciplina dessa forma. Oportunizei a eles um debate sobre os conhecimentos prévios que eles já trazem para a escola. Além disso, o primeiro momento de motivação foi muito importante, porque propus a eles perguntar para eles tentarem responder. Foi aí, que percebi as concepções alternativas deles, que as vezes já estão "enraizadas" a ponto de não aceitarem a mudança de postura. Após esse primeiro momento, fui usar os equipamentos de multimídias o computador e o datashow, na ocasião planejei a aula em slides (anexo biblioteca -material do aluno) até mesmo para eles facilitarem a visualização das imagens. Vejo como ponto positivo os equipamentos que funcionaram diferente de outras vezes. A atividade realizada atendeu meus objetivos, pois vi que chamou a atenção dos alunos, tornando-se uma aprendizagem significativa. Além disso,  responderam uma lista de exercícios para verificar os conceitos estudados.  

JUSTIFICATIVA 
O baixo desempenho que os estudantes apresentam nesses processos avaliativos é um problema geral, que perpassa todas as áreas do conhecimento, não sendo exclusivo de algumas áreas específicas. No entanto, essas dificuldades de aprendizagem se revelam de forma ainda mais contundente quando se trata do ensino das ciências da natureza, em particular da Física do ensino médio, portanto essa atividade pedagógica visa suprir algumas deficiências de conteúdos que os alunos chega no ensino médio no que se refere ao estudo da Física em especial a parte de Mecânica. 


CONTEÚDO

  • Mecânica;
  • Ponto material;
  • Cinemática e dinâmica;
  • Repouso ou movimento;
  • Trajetória: retilínea ou curvilínea;
  • Velocidade média;
  • Deslocamento;
  • Variação de tempo.

RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIA UTILIZADA

  •  RESGATE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS;
  • DINÂMICA DE MOTIVAÇÃO: PERGUNTAS E RESPOSTAS;
  • LISTA DE EXERCÍCIOS;
  • UTILIZAÇÃO DE OBJETOS PARA SIMULAR MOVIMENTOS;
  • COMPUTADOR;
  • DATASHOW.

AVALIAÇÃO

 
 A avaliação se dá por meio de observações feitas durante a aula, levando em consideração a participação e os conhecimentos prévios dos alunos para uma melhor sistematização dos temas conceituais e procedimentais. Além disso, uma aplicação de uma lista de exercícios

Sem comentários:

Enviar um comentário