sábado, 28 de abril de 2012

Atividade 2.8 Registro Digital da Experiência




















Escola Municipal João Vitor da Silva Lima.
Professores:
Magnus Rodrigues de Medeiros.
Roseane Cristina de Souza Brandão.

5º "D" Turno Vespertino
Alegria/Ielmo Marinho

Arte
Tema: Trem das Cores

Introdução
Essa atividade de arte tem como desafio buscar metas para ampliar a leitura e a escrita com a utilização das tecnologias em multimídia e também a função de incutir habilidades também na área de inglês.
Justificativa
Diante do contexto do nosso alunado os mesmos necessitam de serem estimulados para adquirir o ler e escrever e devemos viabilizar através das tecnologias para atingirmos o padrão esperado, diante dos anos que se encontram, por tanto devemos cumprir o seu papel mostrando elementos essenciais e responsáveis para adquirir habilidades e competências adequadas para suprir as carências encontradas no cotidiano escolar, entretanto vivenciando a grande dificuldade na leitura e na escrita e que buscamos estratégias para concretizar o desafio do domínio das habilidades necessárias.
Conteúdo: Versos da canção de Caetano Veloso Trem das Cores.
Objetivo:
  • Apresentar o conceito das cores e como consegui-las, perante as cores primárias e ao mesmo tempo, incutir a poesia como fonte de trabalhar a leitura e a escrita, como o intuito de aprimorar cada vez mais, também o conhecimento dos gêneros literários.
Estratégias:
  • Utilizar recursos audiovisuais (multimídia), poesia escrita, apresentação de vídeo e tintas.
Avaliação:
  • Leitura, interpretação e ilustração da música (poesia: Trem das Cores). 
    Duração de 02 aulas.
     
    Os alunos se envolveram com intensidade, devido a utilização das estratégias e equipamentos tecnológicos, os mesmos, demonstraram um entendimento básico, perante o conteúdo repassado, pois procuramos uma exposição clara e eficiente. Percebemos que o alunado demonstrou dúvidas em relação aos tipos de gêneros, pois o conteúdo tratava-se de uma música em forma de poesia.
    Foram formadas duplas nas metodologias das cores iguais dos cartões, percebemos que foram desenvolvidas descobertas e criações interessantes no decorrer da atividade. Nós apresentamos a música em forma de poesia em folhas de ofício, lemos e apresentamos o vídeo que, contém a trilha sonora e gravuras coloridas e animadas para a turma.
    Os equipamentos funcionaram bem e conseguimos explorar de acordo com o nosso planejamento. A turma recebeu bem a proposta, pois participaram de forma envolvente e animadora, observamos que a atividade em si e o uso da informática, ajudaram na organização e o andamento da aula.
    A atividade proporcionou um trabalho interdisciplinar nas áreas de língua portuguesa, inglês e arte e foi permitida a ênfase das cores primárias e secundárias, como se formam as diversas cores do arco-íris e a Teoria de Issac Newtom (1643-1727), sobre seus experimentos, conhecido como disco de Newton, ajudando a demonstrar a composição da luz branca e suas origens.
    A atividade poderá ser aplicada em todos os anos do Ensino Fundamental I e II, de acordo com a proposta de cada professor, onde podemos constatar que, a utilização da tecnologia na escola, mais precisamente em sala de aula, proporciona um repasse de conteúdo mais estimulador e dinâmico.
    Foram utilizados diversos meios de mídia, nessa atividade como: multimídia, micro-system, computador, caixa amplificada, além de metodologias tradicionais como lousa e imagens.
     
     











    Música: Trem das Cores
    Compositor: Caetano Veloso

    A franja da encosta
    cor de laranja
    Capim rosa chá
    o mel desses olhos, luz
    mel de cor ímpar
    O ouro ainda não bem
    verde da serra
    A prata do trem
    A lua e estrela
    Anel de turquesa
    Os átomos todos dançam, madrugada
    Reluz neblina
    Crianças cor de romã entram no vagão
    O oliva da nuvem chumbo ficando
    pra trás da manhã
    E seda azul do papel que envolve a maçã
    As casas tão verde e rosa que vão passando ao me ver passar
    Os dois lados da janela
    E aquela num tom azul quase inexistente, azul que não há
    Azul que é pura memória de algum lugar
    Teu cabelo preto, explícito objeto
    Castanhos lábios
    Ou, pra ser mais exato, lábios cor de açaí
    E aqui, trem das cores, sábios projetos:
    Tocar na central
    E o céu de um azul celeste, celestial.


    Os alunos do 5º "D"


     
















     

Sem comentários:

Enviar um comentário