Escola Municipal João Vitor da Silva Lima.
Professores:
Magnus Rodrigues de Medeiros.
Roseane Cristina de Souza Brandão.
5º "D" Turno Vespertino
Alegria/Ielmo Marinho
Arte
Tema: Trem das Cores
Introdução
Essa
atividade
de
arte
tem
como
desafio
buscar
metas
para
ampliar
a
leitura
e
a
escrita
com
a
utilização
das
tecnologias
em
multimídia
e
também
a
função
de
incutir
habilidades
também
na
área
de
inglês.
Justificativa
Diante
do
contexto
do
nosso
alunado
os
mesmos
necessitam
de
serem
estimulados
para
adquirir
o
ler
e
escrever
e
devemos
viabilizar
através
das
tecnologias
para
atingirmos
o
padrão
esperado,
diante
dos
anos
que
se
encontram,
por
tanto
devemos
cumprir
o
seu
papel
mostrando
elementos
essenciais
e
responsáveis
para
adquirir
habilidades
e
competências
adequadas
para
suprir
as
carências
encontradas
no
cotidiano
escolar,
entretanto
vivenciando
a
grande
dificuldade
na
leitura
e
na
escrita
e
que
buscamos
estratégias
para
concretizar
o
desafio
do
domínio
das
habilidades
necessárias.
Conteúdo: Versos da
canção de Caetano Veloso Trem das Cores.
Objetivo:
- Apresentar o conceito das cores e como consegui-las, perante as cores primárias e ao mesmo tempo, incutir a poesia como fonte de trabalhar a leitura e a escrita, como o intuito de aprimorar cada vez mais, também o conhecimento dos gêneros literários.
Estratégias:
- Utilizar recursos audiovisuais (multimídia), poesia escrita, apresentação de vídeo e tintas.
Avaliação:
- Leitura, interpretação e ilustração da música (poesia: Trem das Cores).Duração de 02 aulas.
Os alunos se envolveram com intensidade, devido a utilização das estratégias e equipamentos tecnológicos, os mesmos, demonstraram um entendimento básico, perante o conteúdo repassado, pois procuramos uma exposição clara e eficiente. Percebemos que o alunado demonstrou dúvidas em relação aos tipos de gêneros, pois o conteúdo tratava-se de uma música em forma de poesia.Foram formadas duplas nas metodologias das cores iguais dos cartões, percebemos que foram desenvolvidas descobertas e criações interessantes no decorrer da atividade. Nós apresentamos a música em forma de poesia em folhas de ofício, lemos e apresentamos o vídeo que, contém a trilha sonora e gravuras coloridas e animadas para a turma.Os equipamentos funcionaram bem e conseguimos explorar de acordo com o nosso planejamento. A turma recebeu bem a proposta, pois participaram de forma envolvente e animadora, observamos que a atividade em si e o uso da informática, ajudaram na organização e o andamento da aula.A atividade proporcionou um trabalho interdisciplinar nas áreas de língua portuguesa, inglês e arte e foi permitida a ênfase das cores primárias e secundárias, como se formam as diversas cores do arco-íris e a Teoria de Issac Newtom (1643-1727), sobre seus experimentos, conhecido como “disco de Newton”, ajudando a demonstrar a composição da luz branca e suas origens.A atividade poderá ser aplicada em todos os anos do Ensino Fundamental I e II, de acordo com a proposta de cada professor, onde podemos constatar que, a utilização da tecnologia na escola, mais precisamente em sala de aula, proporciona um repasse de conteúdo mais estimulador e dinâmico.Foram utilizados diversos meios de mídia, nessa atividade como: multimídia, micro-system, computador, caixa amplificada, além de metodologias tradicionais como lousa e imagens.
Compositor: Caetano VelosoA franja da encostacor de laranjaCapim rosa cháo mel desses olhos, luzmel de cor ímparO ouro ainda não bemverde da serraA prata do tremA lua e estrelaAnel de turquesaOs átomos todos dançam, madrugadaReluz neblinaCrianças cor de romã entram no vagãoO oliva da nuvem chumbo ficandopra trás da manhãE seda azul do papel que envolve a maçãAs casas tão verde e rosa que vão passando ao me ver passarOs dois lados da janelaE aquela num tom azul quase inexistente, azul que não háAzul que é pura memória de algum lugarTeu cabelo preto, explícito objetoCastanhos lábiosOu, pra ser mais exato, lábios cor de açaíE aqui, trem das cores, sábios projetos:Tocar na centralE o céu de um azul celeste, celestial.Os alunos do 5º "D"
Sem comentários:
Enviar um comentário