sábado, 28 de abril de 2012

ATIVIDADE 2.8 JAILSON CARLOS

ESCOLA MUL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE
IELMO MARINHO/RN

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ANO: 9º    TURMA: “C”
PROFESSOR: JAILSON CARLOS

TEMA DA AULA: ESTUDO DA FÍSICA






A atividade proposta que tinha como título: Atividade Prática Pedagógica foi realizada na Escola Mul Senador Jessé Pinto Freire, numa turma de 9º ano do ensino fundamental, no turno noturno. Ela foi planejada na disciplina de Ciências e executada por mim. Mas, os relatos da experiência como não foi possível formar uma dupla, também será feito por mim. A temática abordada foi o Ensino da Física, foi muito proveitoso, pois eles não estavam acostumados estudar essa disciplina dessa forma. Oportunizei a eles um debate sobre os conhecimentos prévios que eles já trazem para a escola. Além disso, o primeiro momento de motivação foi muito importante, porque propus a eles perguntar para eles tentarem responder. Foi aí, que percebi as concepções alternativas deles, que as vezes já estão "enraizadas" a ponto de não aceitarem a mudança de postura. Após esse primeiro momento, fui usar os equipamentos de multimídias o computador e o datashow, na ocasião planejei a aula em slides (anexo biblioteca -material do aluno) até mesmo para eles facilitarem a visualização das imagens. Vejo como ponto positivo os equipamentos que funcionaram diferente de outras vezes. A atividade realizada atendeu meus objetivos, pois vi que chamou a atenção dos alunos, tornando-se uma aprendizagem significativa. Além disso,  responderam uma lista de exercícios para verificar os conceitos estudados.  

JUSTIFICATIVA 
O baixo desempenho que os estudantes apresentam nesses processos avaliativos é um problema geral, que perpassa todas as áreas do conhecimento, não sendo exclusivo de algumas áreas específicas. No entanto, essas dificuldades de aprendizagem se revelam de forma ainda mais contundente quando se trata do ensino das ciências da natureza, em particular da Física do ensino médio, portanto essa atividade pedagógica visa suprir algumas deficiências de conteúdos que os alunos chega no ensino médio no que se refere ao estudo da Física em especial a parte de Mecânica. 


CONTEÚDO

  • Mecânica;
  • Ponto material;
  • Cinemática e dinâmica;
  • Repouso ou movimento;
  • Trajetória: retilínea ou curvilínea;
  • Velocidade média;
  • Deslocamento;
  • Variação de tempo.

RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIA UTILIZADA

  •  RESGATE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS;
  • DINÂMICA DE MOTIVAÇÃO: PERGUNTAS E RESPOSTAS;
  • LISTA DE EXERCÍCIOS;
  • UTILIZAÇÃO DE OBJETOS PARA SIMULAR MOVIMENTOS;
  • COMPUTADOR;
  • DATASHOW.

AVALIAÇÃO

 
 A avaliação se dá por meio de observações feitas durante a aula, levando em consideração a participação e os conhecimentos prévios dos alunos para uma melhor sistematização dos temas conceituais e procedimentais. Além disso, uma aplicação de uma lista de exercícios

Unidade 2 - atividade 2.8 - Núbia Carneiro


Escola Municipal Professora Francisca Inácio de Melo e Silva

cursista Maria Núbia Carneiro

Planejando Uma Atividade Prática Pedagógica
Justificativa:
É necessário perceber a importância e sabe os componentes que forma cada tipo de solo, esse entendimento possibilita o conhecimento do solo.
Conteúdo: Solo
O solo é formado por camadas e é composto de minerais em diferentes misturas a matéria orgânica em decomposição.
A uma diferença entre o solo do deserto, da praia e o solo preparado para o plantio, cada um tem componentes próprios.






 

Avaliação:
Processo continuo por realizações de atividades individual e em grupos , participação oral e registros formais.

 






 Relato da Atividade Prática Pedagógica

Os alunos tiveram um bom desenvolvimento durante as aulas, pois foram realizadas atividades diversificadas, onde eles poderam perceber os diferentes tipos de solos por meio de observações e pesquisas feitas em casa.
As aulas foram realizadas em grupo com os alunos através de leitura de imagens identificando os tipos de solo.
Esse conteúdo pode ser trabalhado na disciplina de ciências, como também nas outras áreas do conhecimento.

Atividade 2.8 Registro Digital da Experiência




















Escola Municipal João Vitor da Silva Lima.
Professores:
Magnus Rodrigues de Medeiros.
Roseane Cristina de Souza Brandão.

5º "D" Turno Vespertino
Alegria/Ielmo Marinho

Arte
Tema: Trem das Cores

Introdução
Essa atividade de arte tem como desafio buscar metas para ampliar a leitura e a escrita com a utilização das tecnologias em multimídia e também a função de incutir habilidades também na área de inglês.
Justificativa
Diante do contexto do nosso alunado os mesmos necessitam de serem estimulados para adquirir o ler e escrever e devemos viabilizar através das tecnologias para atingirmos o padrão esperado, diante dos anos que se encontram, por tanto devemos cumprir o seu papel mostrando elementos essenciais e responsáveis para adquirir habilidades e competências adequadas para suprir as carências encontradas no cotidiano escolar, entretanto vivenciando a grande dificuldade na leitura e na escrita e que buscamos estratégias para concretizar o desafio do domínio das habilidades necessárias.
Conteúdo: Versos da canção de Caetano Veloso Trem das Cores.
Objetivo:
  • Apresentar o conceito das cores e como consegui-las, perante as cores primárias e ao mesmo tempo, incutir a poesia como fonte de trabalhar a leitura e a escrita, como o intuito de aprimorar cada vez mais, também o conhecimento dos gêneros literários.
Estratégias:
  • Utilizar recursos audiovisuais (multimídia), poesia escrita, apresentação de vídeo e tintas.
Avaliação:
  • Leitura, interpretação e ilustração da música (poesia: Trem das Cores). 
    Duração de 02 aulas.
     
    Os alunos se envolveram com intensidade, devido a utilização das estratégias e equipamentos tecnológicos, os mesmos, demonstraram um entendimento básico, perante o conteúdo repassado, pois procuramos uma exposição clara e eficiente. Percebemos que o alunado demonstrou dúvidas em relação aos tipos de gêneros, pois o conteúdo tratava-se de uma música em forma de poesia.
    Foram formadas duplas nas metodologias das cores iguais dos cartões, percebemos que foram desenvolvidas descobertas e criações interessantes no decorrer da atividade. Nós apresentamos a música em forma de poesia em folhas de ofício, lemos e apresentamos o vídeo que, contém a trilha sonora e gravuras coloridas e animadas para a turma.
    Os equipamentos funcionaram bem e conseguimos explorar de acordo com o nosso planejamento. A turma recebeu bem a proposta, pois participaram de forma envolvente e animadora, observamos que a atividade em si e o uso da informática, ajudaram na organização e o andamento da aula.
    A atividade proporcionou um trabalho interdisciplinar nas áreas de língua portuguesa, inglês e arte e foi permitida a ênfase das cores primárias e secundárias, como se formam as diversas cores do arco-íris e a Teoria de Issac Newtom (1643-1727), sobre seus experimentos, conhecido como disco de Newton, ajudando a demonstrar a composição da luz branca e suas origens.
    A atividade poderá ser aplicada em todos os anos do Ensino Fundamental I e II, de acordo com a proposta de cada professor, onde podemos constatar que, a utilização da tecnologia na escola, mais precisamente em sala de aula, proporciona um repasse de conteúdo mais estimulador e dinâmico.
    Foram utilizados diversos meios de mídia, nessa atividade como: multimídia, micro-system, computador, caixa amplificada, além de metodologias tradicionais como lousa e imagens.
     
     











    Música: Trem das Cores
    Compositor: Caetano Veloso

    A franja da encosta
    cor de laranja
    Capim rosa chá
    o mel desses olhos, luz
    mel de cor ímpar
    O ouro ainda não bem
    verde da serra
    A prata do trem
    A lua e estrela
    Anel de turquesa
    Os átomos todos dançam, madrugada
    Reluz neblina
    Crianças cor de romã entram no vagão
    O oliva da nuvem chumbo ficando
    pra trás da manhã
    E seda azul do papel que envolve a maçã
    As casas tão verde e rosa que vão passando ao me ver passar
    Os dois lados da janela
    E aquela num tom azul quase inexistente, azul que não há
    Azul que é pura memória de algum lugar
    Teu cabelo preto, explícito objeto
    Castanhos lábios
    Ou, pra ser mais exato, lábios cor de açaí
    E aqui, trem das cores, sábios projetos:
    Tocar na central
    E o céu de um azul celeste, celestial.


    Os alunos do 5º "D"