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Aluna: Maria Lucineide Cordeiro Bezerra
Turma: "A"
Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Hoje o uso das novas tecnologias é muito importante, é preciso que haja inclusão da escola nesse mundo globalizado, pois se sabe que os educando precisam saber como usar essas tecnologias, ficando a escola responsável por ensiná-los, pois estamos preparando crianças e jovens para serem cidadãos críticos, reflexivos e solidários. Assim também como estamos preparando para o mercado de trabalho onde as novas tecnologias estão aí, quem não se preparar vai ficar de fora.
O uso das novas tecnologias na escola além de ajudar no desenvolvimento do raciocínio, também permite que os educando se conecte em tempo real e possa pesquisar e comparar os resultados.
No nosso município apenas uma escola tem laboratório mas o mesmo não é utilizado pelos educando porque falta a capacitação dos professores e também não tem regentes.
Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
( MARÇAL FLORES - 1996) “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”
“As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.” SANTOS VIEIRA
De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.
Para finalizar, BORBA (- 2001) que: “O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica’. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E , nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.
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