sábado, 14 de maio de 2011

atividade 4.1. Refletindo sobre Leitura e Escrita Digital

PROINFO INTEGRADO
Unidade IV – Elaboração e Edição de textos
Por João Maria de Lima
Turma: “B”
Atividade 4.1 – Refletindo sobre Leitura e Escrita Digital (p.127-134)
A escola vista como um meio de transformação possível da sociedade,
está a cada vez mais preocupada com as mudanças ocorridas em detrimento
as questões voltadas aos meios de comunicação.
Pensar em escolar, sem essa, estar relacionada a leitura e a escrita, seria
como não querer levar a educação a sério. Nesse sentido, refletindo sobre a
leitura e a escrita digital, no cotidiano escolar, um dos ganhos dessa
ferrramenta para a educação seria a integração de mútiplas formas de
expressão, pois nesse novo momento tecnólogico, os educando estaria não só
em contato com o texto escrito, mas, também com outros recursos textuiais
como desenhos, imagens, outoformas, gráficos e outros.
Em contra partida, não podemos nos desprender que nesse dado
momento da tecnologia, uma das perdas no quer concerne a leitura e a escrita
digital, é ofazer por fazer. Sabemos nós das grandes facilidades de acesso a
temas variados, e nesse patamar, os estudantes opinam por esse recusso e
estão a cada dia mais abituados a esse mecanismo de escrita, deixando de
lado o uso tradicional e primeiro, a escrita a punho, perdendo assim, a estica
da letra manual.
Para tanto, (BELINTANE, 2006) aponta-nos, que a mudança de suportes
para a produção da escrita também gera tensões e riscos, onde essa tensão
pode ser percebida na introdução de novos suportes desde a criação do
alfabeto.
Entretanto, para que possamos minizar tais perdas, no que se refere a
leitura e escrita de nossos educandos, é preciso fazer entender sua
importãncia. Embora seja tão complexa, essa atividade, nos reportamos a
(VASCONCELLOS, 2002) onde esse autor salienta a complexidade de
elaboração do pensamento relativa ás diferentes formas de expressão, em que
a exposiçaõ por meio da linguagem escrita é bem maior, exigindo um nível
mais elevado de abstração e síntese do que quando falamos.
Para nós educadores, não se deixar perder essa forma de escrita, tão
prepunderante para nossos alunos, a escrita digital devemos pensar em novas
maneiras de escrever. Portanto, afirmo ser possível promover um debate do
tema a ser escrito para só depois solicitar a escrita do trabalho/texto.
Ceará Mirim, 14 de maio de 2011.

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