segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESCOLA & TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Proinfo integrado
Mirivan Carvalho (Turma "A")
Atividade I e II (Página 39 à 95) - Tecnologia na escola

PORQUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?

A tecnologia é fundamental na preparação dos nossos alunos para um futuro melhor.
Por várias vezes questionamos a importância do projeto da tecnologia na escola para os alunos terem acesso a um mundo da informática.
Na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire existe um laboratório de informática há 02 anos, sendo que o mesmo não funcionava por não ter professores capacitados. Assim, com o curso do Proinfo oportunizou a capacitação de professores, onde os mesmos estão repassando para outros docentes.
Assim, com o uso da tecnologia, professores e alunos tem a possibilidade de expor suas idéias, comunica-se, trocar experiências tendo assim a oportunidade de romper com as paredes de sala de aula e da escola e conduz ao aluno a descoberta para a sua vida pessoal e profissional.


ESCOLA & TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Nos dias de hoje faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola, no sentido de romper com a lineiralidade de aprendizagem, utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à educação tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e internet, entre outros.
Um dos objetivos da informática na educação é o de conhecer as possibilidades de uso da informática. “Mas o caminho do computador para a sala de aula passa pela familiarização do professor com ele (com os alunos que nessa questão, o mais das vezes, tomam conta de si mesmos). Para o professor se familiarizar com o computador, ele precisa usá-lo nas mais variadas atividades, mesmo que elas não sejam de especial significado pedagógico, nem voltadas para a sala de aula. Quando os professores tiverem com o computador a intimidade que hoje têm com o livro, descobrirão ou inventarão maneiras de inseri-lo em suas rotinas de sala de aula, encontrarão formas de criar, em torno do computador, ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem que propiciarão aos alunos uma educação que os motivará tanto quanto hoje o fazem os jogos computadorizados, os desenhos animados, os filmes de ação e a música do rock.” (CHAVES). Nenhuma sociedade está indiferente à entrada das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cotidiano de seus cidadãos. Percebe-se que o volume progressivo de informações gerado por essas tecnologias traz transformações substanciais ao processo de aquisição do conhecimento pelo indivíduo. Mesmo frente a dificuldades políticas e econômicas, às projeções governamentais encontram-se otimistas no que diz respeito à implantação de laboratórios de informática nas escolas públicas, através de seus programas oficiais. Diante de tal perspectiva, há urgência em preparar a escola para a integração da Informática ao processo educacional.

Autora: Cássia R. M. de Assis Medel

Sem comentários:

Enviar um comentário