Atividade 2.8 Registro digital da experiência
Planejando uma atividade Prática Pedagógica
Alunas:
Maria José Gomes de Souza Silva
Mirivan Fernandes de Carvalho
Sueleide Pereira Tinoco
JUSTIFICATIVA: A música
“Aquarela” de Toquinho possibilita trabalhar com a imaginação e sentimentos das
crianças de maneira simples e criativa, através de atividades que possam
desenvolver suas habilidades manuais e motoras.
Conteúdos: Português, artes.
Produção textual;
Atividade xerocada, câmara digital;
Canto e acompanhamento
musical, cores, formas, harmonia etc.
Avaliação: A avaliação
deverá ser sistemática, onde a todos os momentos do procedimento de execução da
atividade o aluno será avaliado, devem ser registrado: o desempenho, a
criatividade, a habilidade, a participação, as dificuldades e a cooperação.
Planejando uma atividade prática pedagógica
Alunas:
- Maria José Gomes de Souza Silva
- Mirivan Fernandes de Carvalho
- Sueleide Pereira Tinoco
Atividade ‘‘Prática “Pedagógica”, foi realizada na turma do 5º ano, na Escola Municipal Câmara Cascudo. Onde trabalhamos a música: ”AQUARELA”, de TOQUINHO. A mesma foi desenvolvida com os seguintes passos: * Conversa informativa para esclarecer o tipo da atividade; Leitura silenciosa, feita pelos alunos leitura coletiva feita em dupla por estrofe; Ouvir a música e cantar; Responder algumas questões de interpretação; Desenhar o que a imaginação permitir.
Ao iniciarmos a
atividade planejada nos deparamos com alunos que a princípio mostraram
interesse pela mesma. Compreenderam muito bem o foco da proposta lançada, no
entanto, escolhemos uma metodologia de fácil compreensão para facilitar na
execução da mesma. Porém, percebemos que os alunos já haviam feito antes a
mesma atividade. Foi aí, que vimos a falta de interesse pela realização da
atividade proposta. Portanto mostraram desinteresse pela leitura silenciosa do
texto da música. As duplas não colaboraram com a leitura das estrofes, mas se
entrosaram muito bem na parte da compreensão do texto. Todos procuraram resolver
as questões lançadas, o que nos deixou satisfeitos por ter atingido nossos
objetivos.
Esta atividade pode abranger
outras disciplinas, como pode ser desenvolvida também em outras séries, basta o
professor adequar ao nível da turma e ao contexto linguístico.
Durante a última parte da interpretação na qual o aluno desenvolveu sua interpretação, uma coisa nos chamou a atenção, foi quando um aluno ao terminar sua ilustração, resolveu representar um pouco da sua vida, onde o mesmo desenhou um rosto triste e chorando, pela sua expressão é como ele se sente diante do seu convívio familiar.
Todos realizaram a atividade com sucesso, principalmente a parte escrita, apesar de falta de comportamento, ficamos todos satisfeitos.
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