quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atividade 2.8 Registro digital da experiência


Atividade 2.8                 Registro digital da experiência
Planejando uma atividade Prática Pedagógica
Alunas:  Maria José Gomes de Souza Silva
               Mirivan Fernandes de Carvalho
               Sueleide Pereira Tinoco
  
JUSTIFICATIVA: A música “Aquarela” de Toquinho possibilita trabalhar com a imaginação e sentimentos das crianças de maneira simples e criativa, através de atividades que possam desenvolver suas habilidades manuais e motoras.

 Conteúdos: Português, artes.
                         Produção textual;
                         Atividade xerocada, câmara digital;
                        Canto e acompanhamento musical, cores, formas, harmonia etc.

Avaliação: A avaliação deverá ser sistemática, onde a todos os momentos do procedimento de execução da atividade o aluno será avaliado, devem ser registrado: o desempenho, a criatividade, a habilidade, a participação, as dificuldades e a cooperação.

Planejando uma atividade prática pedagógica
















Alunas:
- Maria José Gomes de Souza Silva
- Mirivan Fernandes de Carvalho
- Sueleide Pereira Tinoco                                               

Atividade ‘‘Prática “Pedagógica”, foi realizada na turma do 5º ano, na Escola Municipal Câmara Cascudo. Onde trabalhamos a música: ”AQUARELA”, de TOQUINHO. A mesma foi desenvolvida com os seguintes passos: * Conversa informativa para esclarecer o tipo da atividade; Leitura silenciosa, feita pelos alunos leitura coletiva feita em dupla por estrofe; Ouvir a música e cantar; Responder algumas questões de interpretação; Desenhar o que a imaginação permitir.
  Ao iniciarmos a atividade planejada nos deparamos com alunos que a princípio mostraram interesse pela mesma. Compreenderam muito bem o foco da proposta lançada, no entanto, escolhemos uma metodologia de fácil compreensão para facilitar na execução da mesma. Porém, percebemos que os alunos já haviam feito antes a mesma atividade. Foi aí, que vimos a falta de interesse pela realização da atividade proposta. Portanto mostraram desinteresse pela leitura silenciosa do texto da música. As duplas não colaboraram com a leitura das estrofes, mas se entrosaram muito bem na parte da compreensão do texto. Todos procuraram resolver as questões lançadas, o que nos deixou satisfeitos por ter atingido nossos objetivos.
  Esta atividade pode abranger outras disciplinas, como pode ser desenvolvida também em outras séries, basta o professor adequar ao nível da turma e ao contexto linguístico.

Durante a última parte da interpretação na qual o aluno desenvolveu sua interpretação, uma coisa nos chamou a atenção, foi quando um aluno ao terminar sua ilustração, resolveu representar um pouco da sua vida, onde o mesmo desenhou um rosto triste e chorando, pela sua expressão é como ele se sente diante do seu convívio familiar.
  Todos realizaram a atividade com sucesso, principalmente a parte escrita, apesar de falta de comportamento, ficamos todos satisfeitos.


Sem comentários:

Enviar um comentário