Proinfo Ielmo Marinho
Atividade 2.6 Unidade 2
Planejando uma atividade prática pedagógica
Trabalho realizado na escola João Pereira Sobrinho
Planejando uma atividade prática pedagógica
Trabalho realizado na escola João Pereira Sobrinho
Professoras
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
Maria do Socorro dos Santos
Márcia de Lima Coutinho dos Santos
Maria do Socorro dos Santos
Plano de aula
*Justificativa
*Justificativa
Por haver uma necessidade de se fazer um trabalho voltado
para as tecnologias de informação e comunicação,as quais são componentes essenciais
em nossas vidas,consideramos a seguinte proposta:Realização de um plano
pedagógico,utilizando o data show,propondo inovações e alternativas de
aprendizagem significativas e facilitadora que utrapaçam métodos limitados,em
fim vendo que as crianças estão bastante abertas ao aprendizado,desenvolvendo
cada vez mais o seu potencial para buscar,experimentar e produzir através da
incorporação da tecnologia do processo educativo.
*Conteúdos
Linguagem oral e escrita
Matemática
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita
Matemática
Natureza e sociedade
*Avaliação
Foi realisado através de registros e observações,mediante o desempenho
de cada criança ao realisar as atividades previstas.O direcionamento do avaliar
também se deu através da interação,vendo as trocas de ideias entre
si,participação,compreensão e desenvolvimento gradativo e harmonioso da
criança.
Diante
disso o nosso trabalho proporcionou dialogo,interação,criatividade e
conhecimentos através da tecnologia de informação e comunicação,considerando os
resultados já obtidos relevantes e
almejados.
Relato
da Prática Pedagógica
Durante o desenvolvimento das atividades com o uso da
tecnologia de informação e comunicação
/Data show, as crianças se envolveram de forma significativa,interessadas e
curiosas,fazendo perguntas e obtendo respostas de acordo com as suas
expectativas.
Conseguiram interagir utilizando as diferentes linguagens e construir significados que lhe permitem elaborar e reelaborar essas aprendizagens,descobrindo diferentes maneiras de representação com desenhos desenvolvendo a criatividade,colaborando com o andamento dos trabalhos,interagindo uns com os outros,fazendo interrogações quando sentiam dúvidas.
Conseguiram interagir utilizando as diferentes linguagens e construir significados que lhe permitem elaborar e reelaborar essas aprendizagens,descobrindo diferentes maneiras de representação com desenhos desenvolvendo a criatividade,colaborando com o andamento dos trabalhos,interagindo uns com os outros,fazendo interrogações quando sentiam dúvidas.
No entanto a maioria dos alunos desenvolveram as atividades de forma
prazerosa,despertando o interesse e curiosidade de forma surpreendente,além do
esperado.os trabalhos foram conduzidos de forma clara seguindo o ritmo de
aprendizado do alunado,fazendo com que ele recebesse bem a proposta de trabalho
se envolvendo e interagindo com os outros de maneira que as atividades se
realisassem de modo satisfatório,vendo a importância de se trabalhar em outros contextos.
Os objetivos de aprendizagem foram de aprimorar as ações pedagógicas através de um novo método de aprendizagem,podendo ser realizados em qualquer seguimento,bastando ser aprimorado de acordo com o nível de aprendizado da turma englobando qualquer conteúdo e adequado em qualquer área do conhecimento,através dos seguintes recursos : câmera fotográfica,computadores,internet,programas de computador,correio eletrônico,data show,etc.
Os objetivos de aprendizagem foram de aprimorar as ações pedagógicas através de um novo método de aprendizagem,podendo ser realizados em qualquer seguimento,bastando ser aprimorado de acordo com o nível de aprendizado da turma englobando qualquer conteúdo e adequado em qualquer área do conhecimento,através dos seguintes recursos : câmera fotográfica,computadores,internet,programas de computador,correio eletrônico,data show,etc.
No
entanto os professores precisam estar inseridos em cursos informações na área
da informática, e os alunos terem acesso as novas tecnologias de informação e
comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário