terça-feira, 17 de dezembro de 2013

proinfo integrado



Proinfo Integrado - Lucileide Paulino Gomes - Suely Alves         
   atividade 3.3 -  postando no blog


 
            A literatura contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.
           Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
              De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo a leitura diária e de um contato com todos os tipos de textos. Contar histórias para crianças sempre expressou um ato de linguagem, representação simbólica do real direcionado para a aquisição de modelos linguísticos.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a linguagem oral e escrita das crinças, utilizando a narrativa dos contos como tipologia textual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita;
• Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
• Ampliar o repertório textual;
• Estabelecer relações entre a linguagem oral, desenhando a narrativa e até mesmo linguagem escrita;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto esta fundamentado em Paulo Freire e nos parâmetros a curriculares nacionais PCN (1997)

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