Proinfo Integrado - Lucileide Paulino Gomes - Suely Alves
atividade 3.3 - postando no blog
A literatura contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o
desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação,
compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver
estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de
escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a
produção dos próprios textos.
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo
encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito
interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e
prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o
escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e
fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as
histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula que a criança
tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados,
possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a
construção de seu próprio conhecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais -
PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos
habituados com a leitura, isso através do incentivo a leitura diária e
de um contato com todos os tipos de textos. Contar histórias para
crianças sempre expressou um ato de linguagem, representação simbólica
do real direcionado para a aquisição de modelos linguísticos.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a linguagem oral e escrita das crinças, utilizando a narrativa dos contos como tipologia textual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita;
• Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
• Ampliar o repertório textual;
• Estabelecer relações entre a linguagem oral, desenhando a narrativa e até mesmo linguagem escrita;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto esta fundamentado em Paulo Freire e nos parâmetros a curriculares nacionais PCN (1997)
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