quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Atividade 5.1 – O computador vai substituir o professor? - Hellma Hígia Cavalcante Leite Sousa

Atividade 5.1 – O computador vai substituir o professor?

Hellma Hígia Cavalcante Leite Sousa


Diante da inserção das novas tecnologias e mídias na educação levanta-se o questionamento “O computador vai substituir o professor?” e, na minha opinião, depois de várias leituras sobre a temática, o computador, assim como todas as outras novas tecnologias usadas na educação, não irão substituir o professor em sala de aula e sim subsidiá-lo.
A educação vem se transformando a cada dia, portanto, o uso dessa tecnologias vem para melhorar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, no qual é fundamental a participação do professor e, principalmente do aluno. Fazendo uso das mídias o professor consegue tornar a aula mais interativa e, consequentemente, prende a atenção do aluno o que faz com que a aprendizagem ocorra de forma mais significativa, já que a há a total atenção do aluno, participação fundamental no desenvolvimento desse processo.


Atividade 7.3 - Produção de apresentação em slides - Hellma Hígia Cavalcante Leite Sousa









ATIVIDADE 8


HELLMA HÍGIA CAVALCANTE LEITE SOUSA



sábado, 3 de agosto de 2013


Atividade 4.1 – Refletindo sobre leitura e escrita digital

Hellma Hígia Cavalcante Leite Sousa

Vivemos em uma sociedade cercada por novas tecnologias e elas estão chegando nas comunidades escolares cada vez mais rápido e com fácil acesso. Com essa chegada a leitura de textos impressos e a escrita manual tornam-se menos atraentes do que as novas mídias que se encontram a disposição, as quais apresentam novas e mais interessantes formas de aprender para os alunos. Diante dessas novas formas de escrita, através de novos suporte, como os editores de texto, a escrita manual acaba caindo em desuso, a leitura de um livro impresso acaba dando lugar a leitura de textos digitais e, de acordo com Belintane (2006), há ainda a perda da oralidade para os letrados e pode ocasionar a exclusão social dos iletrados, que é o lado negativo dessa passagem da escrita manual para digital, mas ela também tem seu lado positivo em possibilitar o manuseio de um livro (digital) com maior praticidade, assim como possibilita a correção e a revisão de textos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Planilha - Maria Núbia

Planilha BrOffice Calc

Cursista: Maria Núbia


ALUNOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM MÉDIA
MARIA CLARA 35 90 15 70 52,5
GILMAR 80 35 70 100 71,25
RAQUEL 85 55 35 55 57,5
FRANCISCA 20 90 95 75 70

PLANILHA - FLÁVIA MARCELA

PLANILHA BROFFICE CALC

CURSISTA: FLÁVIA MARCELA


ALUNOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM MÉDIA
MARIA JOSÉ 55 60 65 70 62,5
ADRIANO 40 50 65 60 53,75
JOÃO PAULO 20 50 45 50 41,25
RAYANE 100 50 65 80 73,75

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
CURSISTA – MARIA NÚBIA
TUTORA – SUELI ALVES
ATIVIDADE 4.1 – REFLETINDO SOBRE LEITURA E ESCRITA DIGITAL.



A Tecnologia é essencial por abordar melhoria de qualidade na aprendizagem que nas últimas décadas vem provocando mudanças significativas na Educação. É possível ter melhores aprendizagens deste que se posso traçar caminhos na busca da inserção dessas tecnologia em prol do ensino de qualidade.
Considerando como perda o mal uso dessas tecnologias resultando em desinteresse por parte do aluno no interior das escolas.
Os aprendizes deve fazer bom uso e aumentar o conhecimento sobre o mundo que vivemos onde a capacidade de ler , escrever e lidar com números vai além das várias elaborações de projetos de pesquisa e ação .Assim, passam a sentir mais confiantes capazes e criativos diante dos desafios da vida real.

PERDA - O MAL USO DAS TECNOLOGIAS PROVOCA UM RESULTADO NÃO SATISFATORIO NA EDUCAÇÃO.

GANHO – UMA MANEIRA DE.APRENDER E AGILIZAR OS CONHECIMENTOS.
MINIMIZAR A PERDA - USAR AS TECNOLOGIAS DE MANEIRA QUE TRAGA UM RESULDADO POSITIVO NA EDUCAÇÃO.

POTENCIALIZAR O GANHO – QUE OS CONHECIMENTOS ADQUERIDOS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIA RESULTE EM SUA CARREIRA PROFICIONAL.

Atividade 5.1 O computador vai substituir o professor?


Atividade 5.1 O computador vai substituir o professor? 

      Diante das discussões realizadas percebo que o computador não via substituir o professor, este pensamento deixa de existe porque ouve esclarecimento e informações sobre o assunto. É preciso que seja integrado ao surgimento das novas tecnologias e seus recursos para que as aulas tenha interação em telas multicoloridas em prol da construção do conhecimento na sociedade, assim, tornar-se um educador atualizado, qualificado ao lidar com a tecnologias e melhorar a sua prática docente. 

      O importante é a mente aberta ao novo ,para cumprir melhor a missão de educador, potencializando a mediação de conhecimento entre os alunos e estimulando a participarem ativamente. 

Núbia.

ATIVIDADE 5.1 OCOMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR ​​?


ATIVIDADE 5.1 OCOMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR ​​?


CURSISTA: FLÁVIA MARCELA


CERTAMENTE HA MUITOS GANHOS , POIS NOS POSSIBILITA A ESTAR ENVOLVIDO COM O MEIO SOCIAL , ASSIM SENDO UM PROJETO EDUCATIVO COMPROMETIDO COM A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO , ASSIM TENDO ARESPONSABILIDADE DE CONTRIBUIR PARA GARANTIR A TODOS OS ALUNOS O ACESSO AOS SABERES LINGUISTICOS NECESSARIOS PARA O EXERCICIO DA CIDADANIA , MAIS TEMOS QUE TER CUIDADO PARA NÃO DEIXAR-MOS ADORMECER AS LEITURAS DOS NOSSOS LIVROS DIDATICOS E DAS NOSSAS LITERATURAS .