domingo, 28 de julho de 2013

Atividade 5.1 - O computador vai sustituir o professor?

Atividade 5.1 - O computador vai sustituir o professor?
Magnus Rodrigues de Medeiros.



A cooperação é a palavra-chave do texto na minha opinião, pois representa o elo de ligação entre os individuos, ou seja, essa nova maneira de construir o conhecimento de forma educativa e estimulante, sem que haja uma hierarquia que distigui autores passivos e ativos como ocorre no nosso cotidiano, deixando de ser uma aula chata e desmotivante, para uma realidade nova,  de estímulo à aprendizagem, para a construção de um cidadão consiciente e conhecedor das novas tecnologias, ajudando os mestres a torna-se alunos e vice-versa. Para a autora Andrea Cecilia Ramal:   

  
“(...) A escola da cibercultura pode tornar-se o espaço de todas as vozes, todas as falas e todos os textos. O desafio mais instigante é o do professor, que pode finalmente reinventar-se como alguém que vem dialogar e criar as condições necessárias para que todas as vozes sejam ouvidas e cresçam juntas.” (RAMAL, 2000, p. 09).


Atividade 4.1 - Refletindo sobre a Leitura e a Escrita Digital.

Atividade 4.1 - Refletindo sobre a Leitura e a Escrita Digital.
Magnus Rodrigues de Medeiros

A leitura e a escrita é importante não só no ambiente escola, ambas devem estar presentes na vida de todo cidadão. A internet ou meio tecnológico, vem sendo uma ferramenta necessária para motivar o uso da leitura e da escrita, desenvolvendo habilidades capazes de aprimorar a utilização da tecnologia no cotdiano dos docentes e discentes. Essa nova ferramenta está presente na sala de aula, através dos recursos pedagógicos, utilizados pelos professores, nos espaços digitais, sejam eles portatéis (celulares com acesso a internet com tecnologia avançada, MP3 e tables) e com acesso fixo (PC's, lan house e espaço escolar disponíveis no Wiriless, com rede Wi Fi).

Os ganhos com essa nova ferramenta vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, por alunos e professores (comunidade escolar). A comunicação digital obriga ao usuário a ler, codificar e decodificar as informações cotidas na tela, fazendo com que o indivíduo tenha que ler para acessar, enviar e baixar app's (Aplicativos), como: músicas, vídeos e jogos, além do envio de e-mail (endereço eletrônico) para informações diversas e mensagens pelo celular. 
As perdas vendo também uma problemática a ser discutida nos âmbitos: social, escolar e familiar, pois, quando mal utilizado, causa o afastamento no convívio social, perdas na atenção do indivíduo e neutraliza as regras para a utilização dos termos ortográficos (com erros sucessivos e abreviações incoerrentes na sua prática escrita), ao invés de formar um cidadão com habilidades necessárias e coerrentes para a leitura e escrita.


Observação: para minimizar as perdas e potencializar os ganhos.
A sugestão para o bom uso dessa nova ferramenta, é que a mesma seja conduzida por pessoas capazes de conduzir/encaminhar para fins diversos, de maneira que, os objetivos possa assegurar o uso correto dessa infinita tecologia, evitando assim, quebra de informações de dados pessoas, assédio sexual (pedofilia) e moral (bullying virtual) do usuário, além garantir o aprimoramento para a aprendizagem.